No próximo sábado, dia 29, pelas 18h00, a Antena 2 apresenta a ópera em três atos A Noiva Vendida do compositor checo Bedřich Smetana, gravada na Ópera Estatal de Viena, em outubro de 2025, no programa Mezza-Voce de André Cunha Leal.
Bedřich Smetana | A Noiva Vendida
Estreada em 1866, A Noiva Vendida é uma das obras mais emblemáticas do compositor checo Bedřich Smetana, frequentemente considerada a pedra angular da ópera nacional checa. Plena de vivacidade rítmica e melodias inspiradas no folclore da Boémia, esta ópera combina humor, astúcia e um olhar terno sobre a vida rural do século XIX.
A ação decorre numa pequena aldeia, onde Mařenka e Jeník querem casar apesar dos planos do pai da rapariga, que procura um noivo mais vantajoso. Entre equívocos, contratos matrimoniais e um bufão casamenteiro, a trama conduz a um desfecho feliz, em que o amor triunfa sobre o interesse.
Nesta produção da Ópera Estatal de Viena, dirigida por Tomáš Hanus, destacam-se intérpretes de excelência: Slávka Zámečníková como Mařenka, Pavol Bršlík como Jeník, Michael Laurenz como Vašek e Peter Kellner como Kecal. O elenco é completado por Franz Xaver Schlecht, Margaret Plummer, Ivo Stanchev, Monika Bohinec, entre outros, acompanhados pelo Coro e Orquestra da Ópera Estatal de Viena.
Uma celebração da alegria popular e da identidade musical checa, A Noiva Vendida continua a seduzir públicos de todo o mundo com o seu encanto intemporal e energia contagiante.
André Cunha Leal
Ver página da récita

Ficha técnica
Gravação na Ópera Estatal de Viena, na Áustria,
a 2 de outubro de 2025
Krušina: Franz Xaver Schlecht (BT)
Ludmila: Margaret Plummer (S)
Mařenka: Slávka Zámečníková (S)
Mícha: Ivo Stanchev (B)
Háta: Monika Bohinec (MS)
Jeník: Pavol Bršlík (T)
Vašek: Michael Laurenz (T)
Kecal: Peter Kellner (B)
Diretor dos Comediantes: Matthäus Schmidlechner (T)
Esmeralda: Ilia Staple (S)
Comediante: Alex Ilvakhin (B)
Coro e Orquestra da Ópera Estatal de Viena.
Direção de Tomáš Hanus