Temporada de Concertos Antena 2
8 Novembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Rodrigo Santos Quinteto
Rodrigo Santos, guitarra elétrica
Zé Almeida, contrabaixo
Tiago Vigia, saxofone
João Dias Ferreira, piano
Fábio Rodrigues, bateria
Programa
1. Feel
2. Perpetual Motion
3. Social Butterflies
4. Arise
5. Boddah
6. Greyed Out, Faded
Rodrigo Santos Quinteto é composto por Tiago Vigia no saxofone, João Dias Ferreira no piano, Zé Almeida no contrabaixo, Fábio Rodrigues na bateria e Rodrigo Santos na guitarra. O repertório do grupo consiste maioritariamente em composições originais escritas pelo líder do quinteto, sendo que a improvisação é uma grande parte da estética do grupo.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Rodrigo Santos | Guitarrista e compositor, nasceu em 1998 em Lisboa. Tem vindo a estudar com vários nomes reconhecido no panorama do Jazz em Portugal, como André Fernandes, Afonso Pais, João Moreira, Desidério Lázaro, Nuno Costa, entre outros.
Estudou dois anos na Universidade Lusíada no curso de Jazz e Música Moderna, atualmente está a fazer a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa.
Lage Lund, Vijay Iyer, Wayne Shorter, Bill Frisell e Keith Jarrett são algumas das suas influências.
Zé Almeida | Nascido em 1999, em Lisboa, é um contrabaixista, baixista e compositor português.
É licenciado em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa e conta no seu currículo com performances com grandes nomes do Jazz português e internacional, como Peter Evans, Shane Endsley, Ohad Talmor, Jesús Santandreu, André Fernandes, Óscar Graça, João Paulo Esteves da Silva e Javier Subatin, entre outros.
Ao longo da sua carreira fez também parte de orquestras de teatros profissionais e outros projetos musicais, tendo tocado já por todo o território português, em Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda, Tunísia, Sérvia, Polónia, Malta e Macau.
Toca regularmente com a banda Kumpania Algazarra, com a companhia de teatro “Teatro do Elétrico”, André Fernandes Quinteto, Apophenia Quartet, Nazaré da Silva Quinteto, Projetos da Associação Sons da Lusofonia e com a banda “As Docinhas”.
Tiago Vigia | Começou o seu percurso musical com 10 anos de idade na Banda Filarmónica da Nazaré, onde foi introduzido ao instrumento musical que o acompanha até ao momento, o saxofone tenor. Mais tarde, estudou música clássica na Academia de Música de Alcobaça com Mário Marques.
Posteriormente, começou a dar os seus primeiros passos no Jazz com José Menezes. Tem licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na variante de Jazz. Estudou com grandes professores e músicos como: Desidério Lazaro, Afonso Pais, Nelson Cascais, João Moreira, Pedro Moreira, André Fernandes, Lars Arens, entre outros.
Participou em masterclasses com artista nacionais e internacionais, tais como: Joe Lovano, Joshua Redman, Jordi, Pekka Pylkkanen, Jesus Santandreu, Mike Moreno, Caros Bica, Perico Sambeat, entre outros.
Ao longo do seu percurso, participou em vários projetos de diferentes estilos musicais, desde orquestras de música clássica, Reggae e Jazz. De salientar a vitória no concurso Rock Rendez Worten com o grupo Chapa Dux. Como prémio, o projeto teve a possibilidade de gravar um álbum e atuar no Festival SXSW em Austin, Texas.
João Dias Ferreira | Nasceu em Lisboa em 1988. Inicia os estudos de piano em 1994. O interesse por jazz e música improvisada surgiu com o professor Jorge Lee na escola de música Interartes. Em 2010 ingressa na Escola de música Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. No decorrer do último ano do curso representou a escola no concurso nacional de escolas de Jazz na Festa do Jazz do Teatro S. Luís, e esteve presente no meeting internacional de escolas de jazz em Atina, Itália, dirigido pelo saxofonista finlandês Pekka Pylkkanen.
É admitido na Licenciatura em Música – Variante Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa no ano de 2014. Nesta instituição tem oportunidade de estudar com João Paulo Esteves da Silva, Afonso Pais, Nelson Cascais, João Moreira, Pedro Moreira, Maria João Granja, Lars Arens, entre outros.
Ao longo da sua carreira artística destaca-se a vitória no concurso Rock Rendez Worten com o grupo Chapa Dux, o que resulta na gravação de um álbum e uma atuação no festival SXSW em Austin, Texas; os convites para o concurso internacional de Jazz em Frosinone, Itália em 2016, e para o concurso internacional do Festival de Trebujena, Espanha em 2018 onde participa com o grupo Nebuchadnezzar Group. Com o mesmo grupo, em Setembro de 2019, atua ao vivo no Auditório Camões para a rádio Antena 2.
Nos anos 2019 e 2020 muda a sua residência para a Croácia onde tem a oportunidade de tocar com músicos como Borko Rupena, Darko Misirača, Kruno Levačić, Saša Nestorović, Grgur Savić, entre outros. A estadia na região dos Balcãs e a interação com músicos vindos de backgrounds distintos aprofunda o conhecimento da música da zona e serve como inspiração para muito do trabalho enquanto compositor e na criação de repertório.
Fábio Rodrigues | Baterista interprete, nasceu em Vila Franca de Xira em 1986 e está sediado em Lisboa há 3 anos. Iniciou os estudos de bateria aos 27 anos como autodidata e posteriormente teve algumas aulas particulares com Jaume Pradas e Vicky Marques.
Entre 2017 e 2020 frequentou as escolas Jbjazz, onde teve aulas com Carlos Miguel Antunes, e a escola Luiz Villas-Boas onde teve aulas com Joel Silva e teve aulas particulares com Bruno Pedroso e Michael Lauren.
Atualmente frequenta a Escola Superior de Musica de Lisboa.
Participou em projetos de jazz como Forget About Mars de Debora King e Jacaré de Tiago Paiva, entre outros de diferentes géneros musicais como funk, pop, soul, música tradicional portuguesa e musica africana.
As suas influências passam por bateristas como David Pires, Brian Blade, Bruno Pedroso, Mark Guilliana, Marcus Gilmore, Max Roach, Steve Jordan, entre outros.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2