No âmbito do Projeto RadioAtividade, e após o Teatro Radiofónico, a Antena 2 apresenta 4 programas de rádio realizados por reclusos e reclusas do Estabelecimento Prisional da Guarda, numa proposta de experimentação de linguagens artísticas, coordenado pela Associação Cultural Terceira Pessoa. Alguns dos participantes visitaram posteriormente as instalações da RTP em Lisboa, conhecendo os estúdios de rádio e televisão.
Rádio Liberdade
Sob o mote Sonhos para o Futuro, os 4 programas de rádio constituem a Rádio Liberdade.
Em cada um dos 4 programas de rádio, os intervenientes (reclusos e reclusas) entrevistam-se mutuamente, falam da experiência de vida, da família, de projetos que os mobilizam no futuro, e revelam (por vezes cantam) a música ou simples versos que os entusiasmam.
Trata-se, pois, de um exercício de autoanálise e revelação, um esforço de integração, mais focado nas ideias, convicções e planos de cada interveniente do que nas circunstâncias que originaram a condenação a uma pena de prisão.
A Rádio Liberdade contou com a coordenação da Antena 2 e da Terceira Pessoa em ações de formação e gravações realizadas no Estabelecimento Prisional da Guarda (nos polos masculino e feminino) em abril de 2023.
Programas de rádio
Participantes (por ordem de intervenção em antena):
Rádio Liberdade | Prog. 01
Ricardo Oliveira, Bernardo Roque, Igor Fernandes, Daniel Dias, Alcino Rocha, Rui Cunha, Augusto Miguel
Rádio Liberdade | Prog. 02
Maria do Céu, Maria de Fátima Cesteira, Maruja Maia, Elisa Marçal, Isilda Bernardo, Maria Maia
Rádio Liberdade | Prog. 03
Carlos Cardoso, Paulo Cardoso, Sérgio Henriques, Mário Costa, Nuno Costa, Horácio Figueiredo
Rádio Liberdade | Prog. 04
Teresa Mota, Isabel Carromão, Alice Tavares, Antonieta Silva, Maria Maia
Ficha técnica
Coordenação: Nuno Leão, Óscar Silva, Ana Gil, João Almeida.
Intervenientes: Alcino Rocha, Alice Tavares, Antonieta Silva, Augusto Miguel, Bernardo Roque, Carlos Cardoso, Daniel Dias, Elisa Marçal, Horácio Figueiredo, Igor Fernandes, Isabel Carromão, Isilda Bernardo, Maria de Fátima Cesteira, Maria do Céu, Maria Maia, Mário Costa, Maruja Maia, Nuno Costa, Paulo Cardoso, Ricardo Oliveira, Rui Cunha, Sérgio Henriques, Teresa Mota.
Alcindo Rocha
Alice Tavares
Antonieta Silva
Bernardo Roque
Carlos Cardoso
Daniel Dias
Elisa Marçalo
Horácio Figueiredo
Igor Fernandes
Isabel Carromão
Isilda Bernardo
Maria de Fátima Cesteira
Maria do Céu
Maria Maia
Mário Costa
Maruja Maia
Nuno Costa
Paulo Cardoso
Ricardo Oliveira
Rui Cunha
Visita à RTP
Alguns dos participantes na Rádio Liberdade tiveram a oportunidade de visitar, em Julho de 2023, as instalações da Rádio e Televisão de Portugal, em Lisboa, guiados pelo Diretor da Antena 2.
O projeto RadioAtividade teve início em Setembro de 2022 e decorre ao longo de 3 anos. Compreende várias iniciativas com a população reclusa (feminina e masculina) do EPG, que permitem e potencializam a experimentação de linguagens artísticas com abordagem de diferentes géneros textuais, a performance e o contato com ferramentas audiovisuais de expressão artística.
A Antena 2, em parceria com a estrutura artística Associação Cultural Terceira Pessoa e com a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda, participou no projeto Radioatividade, um projeto de experimentação de linguagens artísticas, com o apoio da Fundação Gulbenkian (projetos Partis & Art for Change).
Este projeto incluiu a produção de 8 peças teatrais em formato radiofónico, as quais foram construídas em diálogo colaborativo, pela equipa artística e pelos/as reclusos/as, a partir de textos da autoria de Regina Guimarães e de Serge Sagnail que evocam o próprio sistema prisional, peças teatrais em formato radiofónico. Estas peças foram interpretadas e gravadas no EPG, e transmitidas pela Antena 2 nos meses de Julho e Agosto. A par de cada peça pôde escutar uma das 8 entrevistas realizadas nos Estúdios da Antena 2 em Lisboa, à autora dos textos e a sete dos intérpretes das peças, aquando das suas visitas à RTP.
RadioAtividade | Teatro Radiofónico | 3.as feiras | 19h00
SABER MAIS
O projeto RadioAtividade, promovido pela Terceira Pessoa – Associação Cultural, pretende fomentar a educação artística na população reclusa (masculina e feminina) do Estabelecimento Prisional da Guarda, ao longo de 3 anos. Para tal, propõe-se o envolvimento do público-alvo na experimentação de linguagens artísticas que abordem diferentes géneros textuais, a performance e o contacto com ferramentas audiovisuais de expressão artística.
Com base numa abordagem de diálogo colaborativo, pretende-se que a equipa artística constituída por dramaturgo, poeta, ensaísta, e artistas de diferentes disciplinas co-construa com os/as reclusos/as, os objetos artísticos em formato radiofónico, passíveis de serem transmitidos internamente no Estabelecimento Prisional da Guarda, em emissoras de rádio regionais e nacionais e em formato digital.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2