No âmbito do Projeto RadioAtividade, coordenado pela Associação Cultural Terceira Pessoa, e após o Teatro Radiofónico e a Rádio Liberdade, a Antena 2 apresenta a reportagem de Isabel Meira com reclusos e reclusas do Estabelecimento Prisional da Guarda.
Reportagem | Casa de Partida
da prisão à rádio, passando pela liberdade
Por Isabel Meira
Transmissão em antena
5ª feira | 14 Dezembro
em Império dos Sentidos | 8h00-10h00
em Baile de Máscaras | 19h00
Na cadeia todas as palavras contam, todas pesam de modo diferente:
cadeia ou prisão? Estar preso ou estar em reclusão? Um quarto ou uma cela?
Da partilha de experiências entre reclusos dos Estabelecimentos Prisionais da Guarda (feminino e masculino) e o projeto RadioAtividade nasceram peças de teatro radiofónico e foram gravados quatro programas de rádio, a Rádio Liberdade, em parceria com a Antena 2.
A repórter Isabel Meira acompanhou algumas sessões do projeto, promovido pela Terceira Pessoa – Associação Cultural.
Conversou com reclusas e reclusos sobre os filhos, os sonhos, as promessas, a ideia de liberdade, mas também as frustrações ou a solidão mais radical de todas – a que é vivida num lugar onde cada passo é sempre acompanhado.
A prisão pode ser tudo aquilo que não vemos.
Do bloco de notas da repórter, as frases escritas enquanto o gravador captava os sons de corredores, das salas e do arrastar de mesas e cadeiras.
A prisão pode ser uma coleção de fragmentos.
Intervenientes: Alcino Rocha, Antonieta Silva, Horácio Figueiredo, Isilda Bernardo, Maria de Fátima Cesteira, Maruja Maia, Ricardo Oliveira e Rui Cunha.
Alcindo Rocha
Antonieta Silva
Horácio Figueiredo
Isilda Bernardo
Maria de Fátima Cesteira
Maruja Maia
Ricardo Oliveira
Rui Cunha
Uma rádio na prisão
No dia em que é emitida esta reportagem na Antena 2, dia 14, nasce uma rádio na prisão da Guarda. Os reclusos vão ouvir, através do sistema de som da prisão, uma emissão de duas horas feita em direto, entre as 12h00 e as 14h00.
A emissão é conduzida por Ricardo Oliveira e Rui Cunha, dois dos reclusos que participaram no projeto RadioAtividade.
Nessa emissão passam os programas gravados em parceria com a Antena 2 e também esta Casa de Partida, da repórter Isabel Meira.
O projeto RadioAtividade teve início em Setembro de 2022 e decorre ao longo de 3 anos. Compreende várias iniciativas com a população reclusa (feminina e masculina) do EPG, que permitem e potencializam a experimentação de linguagens artísticas com abordagem de diferentes géneros textuais, a performance e o contato com ferramentas audiovisuais de expressão artística.
A Antena 2, em parceria com a estrutura artística Associação Cultural Terceira Pessoa e com a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda, participou no projeto Radioatividade, um projeto de experimentação de linguagens artísticas, com o apoio da Fundação Gulbenkian (projetos Partis & Art for Change).
O Projecto tem a Coordenação Artística de Óscar Silva com Ana Gil e Nuno Leão.
Este projeto incluiu a produção de 8 peças teatrais em formato radiofónico, as quais foram construídas em diálogo colaborativo, pela equipa artística e pelos/as reclusos/as, a partir de textos da autoria de Regina Guimarães e de Serge Sagnail que evocam o próprio sistema prisional, peças teatrais em formato radiofónico. Estas peças foram interpretadas e gravadas no EPG, e transmitidas pela Antena 2 nos meses de Julho e Agosto. A par de cada peça pôde escutar uma das 8 entrevistas realizadas nos Estúdios da Antena 2 em Lisboa, à autora dos textos e a sete dos intérpretes das peças, aquando das suas visitas à RTP.
RadioAtividade | Teatro Radiofónico | 3.as feiras | 19h00
SABER MAISIncluiu também a produção de 4 programas de rádio, sob o mote Sonhos para o Futuro – projecto que assumiu o significativo nome de Rádio Liberdade.
Em cada programa, os intervenientes (reclusos e reclusas) entrevistaram-se mutuamente, falaram da experiência de vida, da família, de projetos que os mobilizam no futuro, e revelam (por vezes cantam) a música ou simples versos que os entusiasmam.
Também num dia diferente, de ‘liberdade’, as/os reclusas/as visitaram a RTP, conhecendo de perto os estúdios de televisão e de rádio de onde partem emissões para todo o país e para todo o mundo.
A Rádio Liberdade contou com a coordenação da Antena 2 e da Terceira Pessoa em ações de formação e gravações realizadas no Estabelecimento Prisional da Guarda (nos polos masculino e feminino) em abril de 2023.
RadioAtividade | Radio Liberdade
SABER MAIS
O projeto RadioAtividade, promovido pela Terceira Pessoa – Associação Cultural, pretende fomentar a educação artística na população reclusa (masculina e feminina) do Estabelecimento Prisional da Guarda, ao longo de 3 anos. Para tal, propõe-se o envolvimento do público-alvo na experimentação de linguagens artísticas que abordem diferentes géneros textuais, a performance e o contacto com ferramentas audiovisuais de expressão artística.
Com base numa abordagem de diálogo colaborativo, pretende-se que a equipa artística constituída por dramaturgo, poeta, ensaísta, e artistas de diferentes disciplinas co-construa com os/as reclusos/as, os objetos artísticos em formato radiofónico, passíveis de serem transmitidos internamente no Estabelecimento Prisional da Guarda, em emissoras de rádio regionais e nacionais e em formato digital.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2