A edição da Web Summit, a grande conferência de tecnologia, decorreu mais uma vez em Lisboa, entre 4 e 7 de Novembro, e a Antena 2 foi à procura de respostas para algumas questões relativas ao papel da tecnologia no mundo da música.
A música na Web Summit
Texto e Fotos
de Andrea Lupi
de Andrea Lupi
A questão impõe-se quando se realiza o grande evento anual
que torna Lisboa o epicentro do mundo digital:
que torna Lisboa o epicentro do mundo digital:
Qual o papel da tecnologia no mundo da música?
A Antena 2 regressou à Web Summit para acompanhar as Mu$ic
Not€s. Nova localização, novas caras, alguns repetentes.
Not€s. Nova localização, novas caras, alguns repetentes.
As conferências arrancam com um prólogo feito por Anastasia Markova, que nos fala da Gen Z. Nas
suas palavras, esta geração vai representar 40% dos consumidores em 2020, mas
poucos sabem chegar até ela. Anastasia dá-nos algumas pistas para conquistar
quem “nasceu com um smartphone na mão” e “que tem a chave para duplicar as
audiências”. Precisamos apenas de saber 3 coisas:
suas palavras, esta geração vai representar 40% dos consumidores em 2020, mas
poucos sabem chegar até ela. Anastasia dá-nos algumas pistas para conquistar
quem “nasceu com um smartphone na mão” e “que tem a chave para duplicar as
audiências”. Precisamos apenas de saber 3 coisas:
1. Como reter a sua atenção? Oferecer conteúdos de
8 segundos. Se não ficarem interessados, não aderem
8 segundos. Se não ficarem interessados, não aderem
2. Preferem produtos materiais a experiências. Por
isso recomenda uma forte aposta em produtos de merchandising associados aos
artistas, para amplificar a experiência com algo com que se possam “conectar”
isso recomenda uma forte aposta em produtos de merchandising associados aos
artistas, para amplificar a experiência com algo com que se possam “conectar”
3. A chave para “agarrar” esta geração é um
acrónimo de 4 letras FOMO – Fear Of Missing Out (medo de passar ao lado). Para
acicatar este medo, nada como usar edições reduzidas e bem delimitadas no
tempo, naturalmente bem comunicadas para criar expectativa
acrónimo de 4 letras FOMO – Fear Of Missing Out (medo de passar ao lado). Para
acicatar este medo, nada como usar edições reduzidas e bem delimitadas no
tempo, naturalmente bem comunicadas para criar expectativa
Depois de sabermos “how to catch and monetize”, ou seja,
como lucrar com os próximos consumidores, avançamos para as conferências
propriamente ditas.
como lucrar com os próximos consumidores, avançamos para as conferências
propriamente ditas.
Will the
machines eat us all?
machines eat us all?
Sentado numa poltrona e num inglês nem sempre perceptível, o
DJ Christopher Leacock,
aka Jillionaire, fala dos prós e contras da Inteligência Artificial (AI),
sobretudo virada para a música.
DJ Christopher Leacock,
aka Jillionaire, fala dos prós e contras da Inteligência Artificial (AI),
sobretudo virada para a música.
Recomenda algumas empresas de AI:
Apresenta
também os pontos altos e baixos do uso da AI em dois slides bem claros. Advoga
que a criatividade não desaparecerá com a AI, afirmando mesmo que David Bowie
ou Prince a utilizariam melhor do que ninguém.
Respondendo
à pergunta: Se todos podem produzir música (máquinas e humanos), não iremos
viver numa era de “too much music”?
Respondeu que já vivemos numa época de excesso de tudo, mas isso não nos
deveria impedir de participar e criar.
também os pontos altos e baixos do uso da AI em dois slides bem claros. Advoga
que a criatividade não desaparecerá com a AI, afirmando mesmo que David Bowie
ou Prince a utilizariam melhor do que ninguém.
Respondendo
à pergunta: Se todos podem produzir música (máquinas e humanos), não iremos
viver numa era de “too much music”?
Respondeu que já vivemos numa época de excesso de tudo, mas isso não nos
deveria impedir de participar e criar.
Every brand needs a music POV (point of
view)
view)
Olivier
Robert-Murphy é o
palestrante repetente. O seu cargo de “Chief of Possibilities”, no gigante
Universal Music Group, explica este regresso.
Robert-Murphy é o
palestrante repetente. O seu cargo de “Chief of Possibilities”, no gigante
Universal Music Group, explica este regresso.
Numa
apresentação claramente bem preparada e dinâmica, dispara a matar com a frase
“Culture is dictated by music” – a cultura é ditada pela música e são os
artistas que a moldam. Para sustentar a sua tese, faz-nos ouvir grande hits da
música popular da segunda metade do século XX, músicas que fazem parte da nossa
memória colectiva.
apresentação claramente bem preparada e dinâmica, dispara a matar com a frase
“Culture is dictated by music” – a cultura é ditada pela música e são os
artistas que a moldam. Para sustentar a sua tese, faz-nos ouvir grande hits da
música popular da segunda metade do século XX, músicas que fazem parte da nossa
memória colectiva.
Acrescenta
que 77% das pessoas não se importaria se, de um dia para o outro, as marcas
(brands) desaparecessem todas e que 25% das compras de produtos são motivadas
pela sua relevância cultural (cultural relevance).
que 77% das pessoas não se importaria se, de um dia para o outro, as marcas
(brands) desaparecessem todas e que 25% das compras de produtos são motivadas
pela sua relevância cultural (cultural relevance).
Falou dos
dois hemisférios do cérebro, direito emocional e esquerdo operacional, e como
se deve procurar misturar ambos. Exemplificou com o célebre anúncio espanhol
que, a partir da informação (data) disponível, faz um cálculo de quanto tempo
passaremos com a pessoa X. Emotivo e pungente, o anúncio tornou-se um
fenómeno global e afinal de contas é uma publicidade… a um licor.
dois hemisférios do cérebro, direito emocional e esquerdo operacional, e como
se deve procurar misturar ambos. Exemplificou com o célebre anúncio espanhol
que, a partir da informação (data) disponível, faz um cálculo de quanto tempo
passaremos com a pessoa X. Emotivo e pungente, o anúncio tornou-se um
fenómeno global e afinal de contas é uma publicidade… a um licor.
Juntar
informação (data) às emoções é uma combinação de sucesso porque, citando Brené
Brown, “Stories are data with a soul”. Defende por isso o storyfeeling em
detrimento do storytelling.
informação (data) às emoções é uma combinação de sucesso porque, citando Brené
Brown, “Stories are data with a soul”. Defende por isso o storyfeeling em
detrimento do storytelling.
Nesta
conferência claramente focada no marketing de marca, deu um acrónimo STAR:
conferência claramente focada no marketing de marca, deu um acrónimo STAR:
Storyfeeling
/ Truth / Aspirational / Relevance
/ Truth / Aspirational / Relevance
Explicando
de seguida cada um dos 4 aspectos que considera essenciais, concluiu que STAR =
Love.
de seguida cada um dos 4 aspectos que considera essenciais, concluiu que STAR =
Love.
Lighting up your brain: Music Learning
for everyone
for everyone
Roland Lamb, fundador da
empresa Roli, parte da premissa de que se houve uma democratização e “qualquer
um” pode fazer filmes ou ser fotógrafo, basta ter um telefone, procurou a mesma
abordagem para a música.
empresa Roli, parte da premissa de que se houve uma democratização e “qualquer
um” pode fazer filmes ou ser fotógrafo, basta ter um telefone, procurou a mesma
abordagem para a música.
De pé num
púlpito, olhando para as notas, Roland Lamb apresentou o Seabord Lumi, um
teclado que permite que qualquer pessoa possa aprender a tocar música. Para o
provar chamou ao palco uma pessoa do público que, conduzida por luzes que davam
indicações sobre qual a tecla a premir, conseguiu, com algum sucesso, tocar o
Twinkle little star, uma das peças mais simples do programa. O Lumi está
disponível para venda a partir de 11 de Novembro na plataforma
Kickstarter.
púlpito, olhando para as notas, Roland Lamb apresentou o Seabord Lumi, um
teclado que permite que qualquer pessoa possa aprender a tocar música. Para o
provar chamou ao palco uma pessoa do público que, conduzida por luzes que davam
indicações sobre qual a tecla a premir, conseguiu, com algum sucesso, tocar o
Twinkle little star, uma das peças mais simples do programa. O Lumi está
disponível para venda a partir de 11 de Novembro na plataforma
Kickstarter.
Ficou por
explicar quais os efectivos benefícios cognitivos e o lastro deixado no cérebro
a longo prazo, com este tipo de ensino da música.
explicar quais os efectivos benefícios cognitivos e o lastro deixado no cérebro
a longo prazo, com este tipo de ensino da música.
Live music: Getting fans out more
Primeiro
debate, que reuniu Phil Hutcheon da DICE, plataforma
digital de compra de bilhetes para espectáculos e Gabrielle Jenks do Festival Internacional de Manchester, moderado por Kieran Yates da BBC. Como levar
as pessoas a concertos ao vivo?
debate, que reuniu Phil Hutcheon da DICE, plataforma
digital de compra de bilhetes para espectáculos e Gabrielle Jenks do Festival Internacional de Manchester, moderado por Kieran Yates da BBC. Como levar
as pessoas a concertos ao vivo?
Várias
foram as ideias apresentadas – artistas devem repensar no que é que o evento
vai ser; a transmissão (streaming) dos eventos acaba por atrair público e
aumentar as vendas de bilheteira; temos a ideia errónea de que as pessoas vivem
agarradas ao telefone e não saem de casa.
foram as ideias apresentadas – artistas devem repensar no que é que o evento
vai ser; a transmissão (streaming) dos eventos acaba por atrair público e
aumentar as vendas de bilheteira; temos a ideia errónea de que as pessoas vivem
agarradas ao telefone e não saem de casa.
A DICE usa
algoritmos para recomendar eventos, mas observaram que as pessoas vão aos
locais mais próximos de si, ou onde estão os amigos, não seguindo as
recomendações da aplicação, com a qual tentam que “unfamiliar events become
more compelling”.
algoritmos para recomendar eventos, mas observaram que as pessoas vão aos
locais mais próximos de si, ou onde estão os amigos, não seguindo as
recomendações da aplicação, com a qual tentam que “unfamiliar events become
more compelling”.
O Festival
de Manchester dá muita importância às experiências pré e pós festival, criando
expectativa nas redes sociais. Também transmitem eventos online e referiram
também usar o FOMO para fazer abrir o apetite das pessoas, disponibilizando
números reduzidos de produtos/bilhetes.
de Manchester dá muita importância às experiências pré e pós festival, criando
expectativa nas redes sociais. Também transmitem eventos online e referiram
também usar o FOMO para fazer abrir o apetite das pessoas, disponibilizando
números reduzidos de produtos/bilhetes.
Music innovation Prize 2019
Pela
primeira vez, realizou-se um concurso entre 5 “cutting-edge music startups”:
primeira vez, realizou-se um concurso entre 5 “cutting-edge music startups”:
PEEX – permite aos utilizadores, mediante o uso de
auriculares e da aplicação, fazer a sua própria mistura áudio de concertos ao
vivo em tempo real, corrigindo os defeitos acústicos da sala (demasiados
graves, solos pouco claros, etc)
auriculares e da aplicação, fazer a sua própria mistura áudio de concertos ao
vivo em tempo real, corrigindo os defeitos acústicos da sala (demasiados
graves, solos pouco claros, etc)
Vochlea – aplicação de AI que distorce o som da voz,
permitindo simular outros instrumentos, multiplicando a gama de timbres e
frequências, inclusivamente transformando a voz num instrumento percussivo. Foi
a startup vencedora
permitindo simular outros instrumentos, multiplicando a gama de timbres e
frequências, inclusivamente transformando a voz num instrumento percussivo. Foi
a startup vencedora
0w1 audio – aparelho de difusão áudio que alia design,
alta qualidade sonora e tecnologia. Um aparelho que será comercializado em
breve e pretende ser um híbrido do consumo residencial e do portátil, mantendo
a alta definição áudio.
alta qualidade sonora e tecnologia. Um aparelho que será comercializado em
breve e pretende ser um híbrido do consumo residencial e do portátil, mantendo
a alta definição áudio.
Show4me – uma rede interactiva de músicos e fãs, sem
intermédio de outras redes sociais. Os artistas podem comunicar directamente
com os fãs, bastando ter apenas 1000 seguidores para ter o mesmo retorno económico
que 300.000 streams nas plataformas mais conhecidas.
intermédio de outras redes sociais. Os artistas podem comunicar directamente
com os fãs, bastando ter apenas 1000 seguidores para ter o mesmo retorno económico
que 300.000 streams nas plataformas mais conhecidas.
Sound Particles – empresa
portuguesa de software 3D para uma experiência acústica tridimensional.
Software usado por estúdios de cinema, tendo como clientes, entre outros, a HBO
(Game of Thrones) ou os estúdios Disney (Maleficent, Cars 3)
portuguesa de software 3D para uma experiência acústica tridimensional.
Software usado por estúdios de cinema, tendo como clientes, entre outros, a HBO
(Game of Thrones) ou os estúdios Disney (Maleficent, Cars 3)
Welcome to Planet Jarre
Após a
pausa de almoço, o auditório chegou à sua total capacidade graças à presença de
Jean-Michel Jarre, grande estrela mundial. De óculos de sol e num inglês com
sotaque francês, Jean-Michel Jarre apresentou EON, a app
disponível em iOs (Android a partir de Janeiro) que cada vez que é aberta, toca uma
música nova, sempre diferente e irrepetível, como diferentes páginas de um
livro infinito.
pausa de almoço, o auditório chegou à sua total capacidade graças à presença de
Jean-Michel Jarre, grande estrela mundial. De óculos de sol e num inglês com
sotaque francês, Jean-Michel Jarre apresentou EON, a app
disponível em iOs (Android a partir de Janeiro) que cada vez que é aberta, toca uma
música nova, sempre diferente e irrepetível, como diferentes páginas de um
livro infinito.
Eon é uma
das duas divindades gregas que representa o tempo, sendo Chronos o deus do
tempo limitado e Eon o do tempo infinito. Jarre compôs um total de 7h de música
para criar esta aplicação musical que não tem início nem fim e que, nas suas
palavras, “it will go on after my death, and after yours”, dirigindo-se ao
moderador. Tudo feito por um só criador, Jarre, que rejeita a ideia de ser uma
app para música de fundo.
das duas divindades gregas que representa o tempo, sendo Chronos o deus do
tempo limitado e Eon o do tempo infinito. Jarre compôs um total de 7h de música
para criar esta aplicação musical que não tem início nem fim e que, nas suas
palavras, “it will go on after my death, and after yours”, dirigindo-se ao
moderador. Tudo feito por um só criador, Jarre, que rejeita a ideia de ser uma
app para música de fundo.
Balancing culture and commerce
Segundo
debate de ideias, entre Gilles Peterson, DJ e radialista da BBC e Damian Bradfield, criador da plataforma WeTransfer.
debate de ideias, entre Gilles Peterson, DJ e radialista da BBC e Damian Bradfield, criador da plataforma WeTransfer.
Damian
explica que pretende dar visibilidade a artistas que, de outra forma, seriam
desconhecidos e defende o “long time thinking” em detrimento do “short time
thinking”.
explica que pretende dar visibilidade a artistas que, de outra forma, seriam
desconhecidos e defende o “long time thinking” em detrimento do “short time
thinking”.
Gilles
advoga que o lado de curadoria dos festivais se foi perdendo, havendo marcas
por todo o lado e um grande aspecto comercial, que acaba por ditar o conteúdo
artístico. Peterson relembrou também o papel das rádios pirata há cerca de 40
anos e falou do seu projecto Worldwide FM; onde reúne música de todo o mundo e
onde “os músicos podem ser autênticos”, com um conteúdo alternativo.
advoga que o lado de curadoria dos festivais se foi perdendo, havendo marcas
por todo o lado e um grande aspecto comercial, que acaba por ditar o conteúdo
artístico. Peterson relembrou também o papel das rádios pirata há cerca de 40
anos e falou do seu projecto Worldwide FM; onde reúne música de todo o mundo e
onde “os músicos podem ser autênticos”, com um conteúdo alternativo.
No ar fica
a pergunta “Can you build culture through radio?” e a ideia de que a rádio
permanece um eixo importante para troca de pontos de vista.
a pergunta “Can you build culture through radio?” e a ideia de que a rádio
permanece um eixo importante para troca de pontos de vista.
Abbey Road: From yesterday to tomorrow
never knows
never knows
Isabel
Garvey, dos Abbey Road Studios, falou dos novos
desafios abraçados pelo lendário estúdio de música, onde os Beatles (e outros
artistas) gravaram.
Garvey, dos Abbey Road Studios, falou dos novos
desafios abraçados pelo lendário estúdio de música, onde os Beatles (e outros
artistas) gravaram.
Em 2014
procederam à criação do Abbey Road Brand, que pretende ser um “change maker” e
que assume o estúdio de gravação como um instrumento. Para isso têm parcerias
com diversas startups, entre as quais a Vochlea.
procederam à criação do Abbey Road Brand, que pretende ser um “change maker” e
que assume o estúdio de gravação como um instrumento. Para isso têm parcerias
com diversas startups, entre as quais a Vochlea.
Isabel
acrescentou que a tecnologia está a abrir espaço noutros mercados, nomeadamente
no da criação sonora para jogos e todo o universo do gaming, AR/VR (augmented
reality/virtual reality); nos aparelhos de assistência, como a Alexa,
desenvolvendo tecnologia que usa meta data e consegue captar os pormenores
semânticos e emocional em torno da letra das canções. Apesar disso está
confiante que a criatividade é distintivamente humana.
acrescentou que a tecnologia está a abrir espaço noutros mercados, nomeadamente
no da criação sonora para jogos e todo o universo do gaming, AR/VR (augmented
reality/virtual reality); nos aparelhos de assistência, como a Alexa,
desenvolvendo tecnologia que usa meta data e consegue captar os pormenores
semânticos e emocional em torno da letra das canções. Apesar disso está
confiante que a criatividade é distintivamente humana.
Making innovation instrumental
Andy
Mooney, o CEO da Fender e segundo repetente da Web Summit 2019, começou por
declarar que “this is the greatest time to be in the music industry”. Nos
minutos seguintes percebemos que, no caso da Fender, não há dúvida.
Mooney, o CEO da Fender e segundo repetente da Web Summit 2019, começou por
declarar que “this is the greatest time to be in the music industry”. Nos
minutos seguintes percebemos que, no caso da Fender, não há dúvida.
Partindo de
uma óptima análise do consumo de guitarras e produtos Fender – 90% dos
primeiros compradores desistem mas 10% comprometem-se para a vida; as mulheres
compram online porque se sentem intimidadas a ir a lojas físicas e já
representam 50% dos “first buyers” – ampliaram a oferta de produtos Fender –
incluindo várias apps, brevemente explicadas.
uma óptima análise do consumo de guitarras e produtos Fender – 90% dos
primeiros compradores desistem mas 10% comprometem-se para a vida; as mulheres
compram online porque se sentem intimidadas a ir a lojas físicas e já
representam 50% dos “first buyers” – ampliaram a oferta de produtos Fender –
incluindo várias apps, brevemente explicadas.
Music 2030: What the future holds
As
conferências terminaram com o derradeiro debate que reuniu Roland Lamb (ROLI), Pieter Van Rijn (FUGA), Gigi Johnson (UCLA Center for
Music Innovation) com moderação de Eamonn Forde (Music Ally/ The Guardian). Juntos tentaram
fazer uma análise doestado actual da indústria da música.
conferências terminaram com o derradeiro debate que reuniu Roland Lamb (ROLI), Pieter Van Rijn (FUGA), Gigi Johnson (UCLA Center for
Music Innovation) com moderação de Eamonn Forde (Music Ally/ The Guardian). Juntos tentaram
fazer uma análise doestado actual da indústria da música.
A
dificuldade em ter sucesso localmente, em criar e fazer da música um modo de
vida foi levantada por Gigi, que recordou que as app não pagam convenientemente
aos artistas.
dificuldade em ter sucesso localmente, em criar e fazer da música um modo de
vida foi levantada por Gigi, que recordou que as app não pagam convenientemente
aos artistas.
O negócio
está voltado para o consumo, mas o futuro deveria ser dos criadores e música.
De momento há uma explosão de opções, mas ainda há dierenças gritantes entre as
empresas gigantescas e as pequenas startups.
está voltado para o consumo, mas o futuro deveria ser dos criadores e música.
De momento há uma explosão de opções, mas ainda há dierenças gritantes entre as
empresas gigantescas e as pequenas startups.
Há duas
tendências que entram em competição e que nos próximos 2, 3, máximo 5 anos se
vão agudizar. Por um lado há a democratização digital, que abrange a criação e
até a aprendizagem da música, e por outro o inexorável avanço da mecanização da
criação musical. “A serious threat” a ter em conta, já que a AI vai ser capaz
de produzir “música plausível”.
tendências que entram em competição e que nos próximos 2, 3, máximo 5 anos se
vão agudizar. Por um lado há a democratização digital, que abrange a criação e
até a aprendizagem da música, e por outro o inexorável avanço da mecanização da
criação musical. “A serious threat” a ter em conta, já que a AI vai ser capaz
de produzir “música plausível”.
Martin
Scorcese foi citado, num paralelismo entre o que o realizador refere ser o
reinante “visual entertainment system”, verdadeira ameaça à criatividade dos
realizadores e aquilo que acontecerá com a música. A próxima década trará
muitas mudanças, mas o que mais preocupa é a recolha de informação
comportamental (behavioral data) por parte das grandes empresas.
Scorcese foi citado, num paralelismo entre o que o realizador refere ser o
reinante “visual entertainment system”, verdadeira ameaça à criatividade dos
realizadores e aquilo que acontecerá com a música. A próxima década trará
muitas mudanças, mas o que mais preocupa é a recolha de informação
comportamental (behavioral data) por parte das grandes empresas.
Vejamos o
que o futuro nos reserva.
que o futuro nos reserva.