Temporada de Concertos Antena 2
14 março | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Jonathan Silva
Recital de percussão
Programa
François Sarhan z – Situations: 7. Imagination
Jeffery Davis – Lullaby’s Darkness
Paulo Bastos – Íris-abandono…
Georges Aperghis – Le corps à corps
Daniel Bernardes – A Libertação de Sísifo: I – Lamento
Paulo Perfeito – Three Scotch-Taped Études
Bruce Hamilton – Interzones
Imagination
Diz François Sarhin que a Imaginação é subversiva. É este o mote para este concerto, de que formas a imaginação nos leva por novos caminhos? Como é esta capaz de desenhar novas rotas e conceber novos destinos? E como se relacionarão as imaginações de cada um de nós com os contextos propostos pelos compositores de cada uma das peças que vamos escutar? Veremos.
A imaginação é motor de inovação e desenvolvimento humano pois dela surgem novas possibilidades que perseguimos incessantemente pelo que é crucial que esta seja cultivada e explorada. Este concerto evoca imaginários distintos, como o infantil e a sua relação com a escuridão da noite, evocada em Lullaby’s Darkness ou o mitológico evocado em A libertação de Sísifo.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Alexandra Louro de Almeida
Jonathan Silva | Percussionista particularmente focado no repertório para vibrafone solo e no desenvolvimento de projetos de música de câmara, entre os quais o NoMad Duo (duo de percussão e eufónio) e o Apophenia Duo (duo de percussão). Nestes contextos apresentou-se em concerto em várias salas como o Teatro Rivoli, Teatro Aveirense ou O’Culto da Ajuda e festivais como Aveiro Síntese, Gravíssimo!, Festivais de Outono, entre outros.
Atualmente matriculado no Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, concluiu a licenciatura em percussão (2018) e o mestrado em Ensino da Música (2020) na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto), tendo ainda estudado durante um semestre na HFM Detmold (Alemanha) ao abrigo do programa ERASMUS, no decorrer da licenciatura. Adicionalmente, realizou o curso de especialização em Vibrafone (2020) no Conservatoire de Strasbourg (França) e estudou a título particular com Jeffery Davis.
Colaborou até à data com agrupamentos como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto CDM, Orquestra do Centro, Remix Ensemble, Orquestra da Costa Atlântica, Drumming GP, Orchestra Internazionalle d’Italia e Orquestra Clássica do IPP e é reforço da Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Filarmonia das Beiras.
Foi premiado com o 1º prémio no concurso Interno do Conservatório de Música de Aveiro ao abrigo do qual se apresentou a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras e o 2º Prémio no Concurso Internacional de Vibrafone do Tomarimbando.
Durante o seu percurso trabalhou com solistas e maestros de renome internacional entre os quais se destacam nomes como: Peter Rundel, Franz Holliger, Baldur Bronimann, Douglas Bostock, Pedro Neves, Joana Carneiro, Dmitri Vassilakis, Pierre Laurent-Aimard, Miquel Bernat, Pedro Carneiro, Emmanuel Séjourné, Jeffery Davis, Ji-Hye Jung, Nick Woud, Svet Stoyanov, Kunito Kato, Katarzyna Mycka, Peter Prommel ou Fumito Nunoya.
É artista MarimbaOne, Percustudio e BlackSwamp Educator.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2