Temporada Metropolitan Opera
de Nova Iorque
16 março | 16h00
Giacomo Puccini | Turandot
Turandot: Elena Pankratova (S)
Imperador Altum: Carlo Bosi (T)
Calàf: SeokJong Baek (T)
Liù: Aleksandra Kurzak (S)
Timur: Vitalij Kowaljow (B)
Coro e Orquestra do Metropolitan
Direção de Oksana Lyniv
A visão deslumbrante de Franco Zeffirelli da mítica China volta ao palco, com a soprano Elena Pankratova na sua estreia no Met como a lendária – e letal – princesa que dá título à ópera, ao lado do tenor SeokJong Baek como o valente príncipe que coloca a sua vida em risco para conquistar o seu amor.
A soprano Aleksandra Kurzak como Liù, com o baixo Vitalij Kowaljow como Timur, fazem parte do elenco. A maestrina Oksana Lyniv tem também a sua estreia no Met conduzindo a orquestra nesta conhecida obra de Puccini.
Para ler mais sobre esta récita, clicar aqui.
Transmissão em direto
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Ópera em 3 atos
Música de Giacomo Puccini (1858-1924)
Libreto de Giuseppe Adami (1878-1946) e Renato Simoni (1875-1952), baseado numa peça (1762) de Carlo Gozzi com a adaptação de Friedrich von Schiller.
Esta é a última ópera de Giacomo Puccini, mas, por morte do compositor a 29 de novembro de 1924, ficou inacabada.
Esta última ópera de Puccini é um conto de fadas épico situado numa China lendária, baseado numa peça do dramaturgo italiano do século XVIII, Carlo Gozzi.
Apresentando uma partitura incomum com um uso surpreendente e inovador de coro e orquestra, ainda é reconhecidamente Puccini, repleto de melodia imediatamente atraente. A nada invejável tarefa de completar a cena final da ópera após a morte repentina de Puccini foi deixada para o compositor Franco Alfano.
Estreou no Teatro alla Scala em Milão, a 25 de abril de 1926, sob a regência de Arturo Toscanini. Este, contudo, não gostou do final que Franco Alfano deu à ópera de Puccini; por isso, na cena de morte de Liù, virou-se para a plateia e disse: “Senhoras e Senhores, aqui parou Giacomo Puccini”.
Fotos Met Opera