Temporada de Concertos Antena 2
21 março | 19h00
Palácio Marquês da Fronteira
Entrada gratuita
mediante reserva em loja.fronteira-alorna.pt
Gonçalo Nova & Cristóvão Luiz
Recital de trombone e piano
Programa
Sons do século XX
Paul Hindemith – Sonata para trombone e piano
Folke Rabe – Basta
Eugene Bozza – Ballade
Launy Grondahl – Concerto
Stjepan Sulek – Sonata Vox Gabrieli
Sons do século XX
Neste recital de trombone e piano viaja-se pelo século XX. Os sons do trombone e do piano conjugam-se numa variedade de obras contrastantes, transmitindo diferentes cores e emoções. Trata-se de um recital que busca pôr em evidência o potencial deste instrumento de sopro e de como o seu som pode ser melodioso e doce, tanto quanto poderoso e penetrante.
O programa escolhido apresenta uma diversidade estética representativa de importantes compositores, como é o caso de Paul Hindemith, Folke Rabe, Eugene Bozza, Launy Grohndahl e Stjepan Sulek. Cada obra tem a sua particularidade, revelando a potencialidade do instrumento em cada género e a sua variedade de cores sonoras, tudo isto valorizado pelo virtuosismo e a musicalidade dos intérpretes.
Gonçalo Nova, no trombone, e Cristóvão Luiz, ao piano oferecem-nos um recital em que os sons, géneros e instrumentos se fundem numa simbiose de grande singularidade.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Gonçalo Nova | Nasceu em 2003 no Porto e iniciou os seus estudos musicais em Trombone Tenor aos 6 anos de idade no Conservatório de Música do Porto, com Joaquim Oliveira, tendo concluiu o 8º Grau em Trombone com a nota máxima. Desde 2021 estuda com Fabrice Millischer e Hubert Mayer na Hochschule für Musik Freiburg – Alemanha.
Desde muito cedo iniciou a atividade profissional colaborando com prestigiadas orquestras. Recentemente tem sido convidado a colaborar como 1º Trombone Solo com a Orquestra Filarmónica de Munique e com a Orquestra Filarmónica de Freiburg. De Maio 2022 a Julho 2023 trabalhou como 1º Trombone Solo na Orquestra Estatal de Estugarda. Colaborou nas temporadas 2020/2023 com a Orquestra da Extremadura – Espanha como convidado regular – 2º Trombone e com o Ensemble Holst-Sinfonietta de Freiburg.
É membro do EBE – Ensemble constituído pela classe de trombones da Hochschule für Musik Freiburg, com o qual realizou uma turnê no Japão em Janeiro deste ano. Em 2021 colaborou como 2º Trombone com a Banda Sinfónica Portuguesa em concerto e gravações.
No âmbito dos concursos e como convidado, teve a oportunidade de tocar como solista com a Orquestra de Câmara de Munique, com a Orquestra Filarmónica de Praga, com a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra do Norte. Entre 2015 e 2022 integrou a Banda Filarmónica de Coimbrões – Sociedade Musical 1º de Agosto.
Desde 2013 tem participado e sido premiado em vários concursos nacionais e internacionais, dos quais se destacam o 1º Prémio, bem como todos os outros prémios a concurso, destacando-se o prémio de melhor interpretação da peça composta para o prestigiado concurso internacional Prague Spring Competition 2023, Praga, República Checa; 1º Prémio na categoria de Trombone e Prémio da União Europeia dos Concursos Musicais para Jovens no concurso Jovens Músicos 2023 da RTP/Antena 2; 1º Prémio no ITA – Festival Internacional de Trombone 2022 – Categoria “Gilberto Gagliardi” nos EUA; em 2021 venceu o 1º Prémio no “CJ – Concurso Jovem, Concurso para Jovens de todos os Conservatórios Oficiais Portugueses (todos os instrumentos) e o Prémio Revelação Júnior no Concurso IN-MUSIC; em 2020 venceu o 1º Prémio no Concurso para Instrumentos de Sopro do Conservatório de Música do Porto – Nível A e o Prémio Helena Sá e Costa / Câmara Municipal do Porto; em 2019 venceu o 1º Prémio no Concurso Internacional de Música Grands Artistes – Les Musicales du Centre (todos os instrumentos) em França.
Tem participado em várias masterclasses e festivais, tendo tido a oportunidade de trabalhar com Joseph Alessi, Jeremy Wilson, Christopher Houlding, Peter Steiner, Jean-Philippe Navrez, Martin Schippers, Lars Karlin, Enzo Turriziani, Vincenzo Paratore, Hakan Bjorkman, Csaba Wagner, Ben van DijK, Bart Claessens, Mark Hampson, Francisco Rosário Vega, Massimo La Rosa, Filipe Alves, Gabriel Antão, João Martinho, Zeferino Pinto e Ricardo Pereira.
Desde Setembro de 2023 é bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2022 ganhou a Bolsa de Mérito da Fundação Helene Rosenberg – Hochschule für Musik Freiburg.
Desde Outubro de 2022, faz parte do Shires Rising Artists Program.
Cristóvão Luiz | Natural de Lisboa, estudou violino com Klàra Erdei, e piano com António Ferreira e António Toscano. Diplomou-se em Piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo nas classes de Sofia Lourenço e Luísa Tender trabalhando paralelamente sob orientação de Markus Groh na Hochschulle für Musik und Theater Hannover. Participou em masterclasses de Piano com Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, Tania Achot, Fernando Puchol e Markus Tomas.
Obteve o Prémio Helena Sá e Costa em 2005 atuando a solo com a Orquestra Sinfonieta ESMAE sob a direção de Cesário Costa.
Apresentou-se em recitais, concertos e festivais como solista e em formações de câmara, colaborando com Thiérry Barbé, David Heyes, Ana Maria Pinto, Quarteto Vintage, Luís Meireles, Ana Ferraz, Julien Beaudiment, Michel Bellavance, Elisabete Matos, Angelina Rodrigues, Vincent Cortvrint, Sarah Louvion e Giovanni Gandolfo.
Músico convidado da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e do Coro Casa da Música, trabalhou com os maestros Christian Karlssen, Michael Zilm, Lothar Zagrosek, Pedro Neves, Marion Sarmiento, Paul Hillier, Olari Elts, Takuo Yuasa, Douglas Boyd, Baldur Brönimann e Stefan Blunier.
Foi Pianista-Colaborador na ESMAE e na Escola das Artes/ Universidade Católica Portuguesa, e em concursos, masterclasses e audições nacionais e internacionais.
É professor no Conservatório de Música do Porto desde 2005.