Cristina Fernandes é investigadora integrada no INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), onde desenvolve um projeto sobre música, artes do espetáculo e diplomacia no século XVIII (CEECIND/03493/2022) e coordena o grupo de investigação “Estudos Históricos e Culturais em Música”.
Natural da Guarda, fez o curso complementar de piano no Conservatório da Covilhã, antes de obter a licenciatura e o Mestrado em Ciências Musicais na NOVA FCSH. Doutorou-se em Música e Musicologia na Universidade de Évora, entre 2011 e 2017 realizou um pós-doutoramento sobre as práticas musicais e o cerimonial da Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1834).
Tem participado em diversos projetos de investigação internacionais, entre os quais o projeto PerformArt-Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740), financiado pelo ERC (2016-2022), e foi Co-Investigadora Responsável pelo projeto PROFMUS-Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa (1750-1985), financiado pela FCT (2020-2022).
É autora de diversos livros e artigos sobre a música e a cultura no século XVIII, entre outros temas, e de numerosos textos de divulgação musical e crítica como colaboradora do jornal Público.
Foi professora em estabelecimentos do ensino especializado da música de diferentes níveis, incluindo a Escola das Artes (UCP-Porto) e o departamento de Ciências Musicais (NOVA FCSH).
Entre 2015 e 2021 fez parte da direção da SPIM-Sociedade Portuguesa de Investigação em Música.