7º FESTIVAL ANTENA 2
15 a 18 de maio
sábado | 18 maio | 12h00
Sala 2, Casa da Música, Porto
Entrada livre
Maiores 6 anos
Transmissão direta em antena e em vídeo streaming na RTP Palco
Concerto | Música de câmara
Echo Rising Stars
Müpa Budapest apresenta
Julia Pusker, violino
Programa
Bela Bartók – Sonata para violino solo
George Enescu –“Ménétrier”, de Impressions d’enfance op. 28
Eugéne Ysaÿe – Sonata nº 3 para Violino solo, ‘Ballade’, op. 27
György Kurtág – “Doloroso” de Signs, Games and Messages
H. I. F. Biber – Rosary Sonata nº 16, “The Guardian Angel”, C. 105
Eric Tanguy – Trois Pièces, para violino solo (encomenda Müpa e ECHO)
J. S. Bach – Chaconne da Partita para violino nº 2 em Ré menor BWV 1004
A diversidade e riqueza da música do leste europeu domina o recital de estreia na Casa da Música de Júlia Pusker. A violinista húngara, que viu a sua carreira alavancada internacionalmente depois da premiada atuação no Concours Reine Elisabeth (Bélgica), encerra o programa com a monumental Chaconne da Partita nº 2 em Ré menor, de Johann Sebastian Bach.
Júlia Pusker | Nasceu na Hungria, no seio de uma família de músicos. Iniciou a sua formação musical na Academia Liszt, em Budapeste, antes de se mudar para Inglaterra para estudar com György Pauk na Royal Academy of Music de Londres, onde obteve o grau de Mestre, com distinção, em 2016.
Até 2021, foi Artista Residente na Queen Elisabeth Music Chapel, em Bruxelas, onde trabalhou com Augustin Dumay. As suas premiadas atuações no prestigiado Concurso de Violino Rainha Elisabeth 2019, em Bruxelas, permitiram um consequente impulso internacional.
Destaques de atuações recentes incluem apresentações em concertos com a Orquestra Nacional Belga, a Filarmónica de Bruxelas, a Orquestra de Câmara Franz Liszt, a Orquestra Filarmónica Nacional Húngara e os London Mozart Players. Participou em festivais e masterclasses por toda a Europa, incluindo Festival de Besançon, IMS Prussia Cove, Holland International Music Sessions, Kronberg Academy e Santander Festival Academy.
No domínio da música de câmara, partilhou o palco com Kristóf Baráti, Frank Braley, Gautier Capuçon, Gary Hoffman, Tommaso Lonquich, Jean-Yves Thibaudet e István Várdai, entre outros artistas. Para além do seu sucesso no Concurso Rainha Elisabeth, recebeu outros prémios como o Junior Prima Prize e o Cziffra Festival Prize, que homenageiam os melhores jovens músicos da Hungria.
As suas gravações mais recentes incluem o 2º Concerto para Violino de Eric Tanguy, com a Jyväskylä Sinfonia, sob a direção de Ville Matvejeff, para a etiqueta Ondine, e um álbum com o pianista Zoltán Fejérvári, intitulado Schubert on Violin, para a Hungaroton.
Júlia Pusker toca um violino Matteo Goffriller de 1690, gentilmente cedido pela Michael Guttman Collection.
[Biografia de Gulbenkian Música]
Fotos Jorge Carmona / Antena 2