Temporada Metropolitan Opera
de Nova Iorque
25 maio | 18h00
Kevin Puts | As horas
Clarissa Vaughan: Renée Fleming (S)
Virginia Woolf: Joyce DiDonato (MS)
Laura Brown: Kelli O’Hara (S)
Richard: Kyle Ketelsen (BT)
Leonard Woolf: Sean Panikkar (T)
Dan Brown: Brandon Cedel (B-BT)
Louis: William Burden (T)
Barbara / Mrs. Latch: Kathleen Kim (S)
Kitty / Vanessa: Sylvia D’Eramo (S)
Sally: Denyce Graves (MS)
Homem sob o arco / Funcionário do hotel: John Holiday (CT)
Walter: Tony Stevenson (T)
Nelly: Eve Gigliotti (MS)
Coro e Orquestra do Metropolitan
Direção de Kensho Watanabe
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A recente ópera de sucesso do compositor vencedor do Prémio Pulitzer, Kevin Puts, que esgotou plateias na estreia mundial na temporada passada, regressa triunfalmente. O trio original das divas lendárias – as sopranos Renée Fleming e Kelli O’Hara e a mezzo-soprano Joyce DiDonato – retorna com os seus célebres retratos de três mulheres de épocas diferentes, cujas vidas estão conectadas através do romance de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway . O baixo-barítono Kyle Ketelsen também regressa como o moribundo escritor Richard, e Kensho Watanabe conduz a emocionante encenação deste drama comovente por Phelim McDermott que adaptou o aclamado romance de Michael Cunningham e o filme nele inspirado e vencedor de um Óscar.
Transmissão da gravação
realizada em The Metropolitan Opera de Nova Iorque
a 18 de maio de 2024
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
As Horas
Ópera em 2 atos
Música de Kevin Puts (1972)
Libreto de Greg Pierce (1978), numa adaptação do romance homónimo de Michael Cunningham (1952), que por sua vez o baseou no romance de Virginia Woolf (1882–1941), Mrs. Dalloway.
Encomendada pela Metropolitan Opera e pela Orquestra de Filadélfia, esta ópera teve a sua estreia mundial no Kimmel Center for the Performing Arts, Filadélfia, em março de 2022 (versão de concerto, interpretada pela Orquestra de Filadélfia); e na sua produção encenada no Metropolitan Opera House, Nova York, novembro de 2022.
Uma nova e envolvente ópera sobre três mulheres em diferentes épocas e lugares.
As Horas é baseada no romance vencedor do Prémio Pulitzer de Michael Cunningham e na adaptação cinematográfica sequente e que venceu um Óscar.
O livro e o filme têm fortes referências a um romance anterior, Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, de 1925, formando uma espécie de narrativa transversal, e a ópera usa a prosa magistral de Woolf e de Cunningham como ponto de partida para explorar ambiguidades e fluidez que clamam por expressão musical.
O cenário tripartido da ópera é um aspeto essencial da sua história.
O primeiro local é Richmond, um tranquilo subúrbio de Londres onde Virginia Woolf morava com o seu marido, Leonard, enquanto escrevia Mrs. Dalloway em 1923.
O segundo cenário é Los Angeles em 1949, onde Dan e Laura Brown lutam para se conformarem a uma vida suburbana americana típica doesta época.
O terceiro cenário é a Manhattan do final do século XX, onde Clarissa Vaughan se prepara para dar uma festa para o poeta Richard que se encontra em avançado grau de SIDA.
Foto Met Opera