5, 12, 19 e 26 Fevereiro | Sábados | 6h00
Valentin Silvestrov
Valentin Silvestrov
Considerado por Alfred Schnittke e Arvo Pärt “um dos grandes compositores do nosso tempo”, o ucraniano Valentin Silvestrov (n.1937) permanece como dos mais originais, férteis e injustamente negligenciados representantes do pós-modernismo.
Apesar de ostracizado pela política cultural do regime soviético, não foi necessária a queda do muro de Berlim para que algumas das suas obras chegassem ao Ocidente, obtendo por essa via o reconhecimento do talento negado dentro de portas.
Contribuiu em boa medida, para o efeito, a atribuição do prémio Koussevitzky à sua terceira Sinfonia, em 1967.
Depois de uma fase experimentalista e pós-serialista, a prática criativa do compositor e pianista desenvolveu-se, a partir dos anos 70, no sentido de uma estética a que chamou “Metamúsica” (ou “Música metafórica”), caracterizada quer pela evocação nostálgica das linguagens do Classicismo e Romantismo como pela importância fulcral conferida à melodia.
Paul Griffiths, crítico britânico, refere que a noção de tempo na música de Silvestrov equivale a um “lago escuro de águas quase estagnadas onde o passado se recusa a deslizar”. “Cada melodia”, diz-nos, “ao tornar-se imediatamente num eco, soa como a reverberação de algo que já pertence ao passado”.
Termos como “poslúdio” ou “bagatela”, recorrentes na designação das suas composições, mais do que as sugeridas simplicidade ou noção de epílogo musical, ilustram a capacidade de reencarnar o espírito do pós-Romantismo, ainda que tal possa ser visto como anacrónico.
Autor de sinfonias, quartetos para cordas, canções, peças para piano solo ou com orquestra, Silvestrov é hoje em dia aclamado na Ucrânia e na Rússia, promovido por intérpretes do calibre de Gidon Kremer, Hélène Grimaud ou Alexei Lubimov, e publicado por editoras como a conceituada ECM.
Em Fevereiro, nas emissões de Sábado do programa Notas Finais, partilhamos uma pequena parte da vasta obra do compositor nascido há 84 anos.
João Pedro
Programação
Prog. 1 | 5 Fevereiro
Valentin Silvestrov (I): Obras para Piano
Bagatelas I-XIII: Bagatela I
Hélène Grimaud
4 Peças, op.2: I. Canção de embalar
Elisaveta Blumina
Naive Musik: II. Noturno
Elisaveta Blumina
Bagatelas VI-IX
Valentin Silvestrov
Kitschmusik
Elisaveta Blumina
Der Bote (O mensageiro)
Hélène Grimaud
Nostalghia
Jenny Lin
Duas Valsas, op.153: II. Allegretto
Elisaveta Blumina
Valentin Silvestrov (II): Obras para Piano e Orquestra
Momentos de poesia e música: II. Melodia. Postcriptum
Oleg Bezborodko (pn). Orq. Sinf. Nacional da Lituânia. Dir: Christopher Lyndon-Gee
4 Poslúdios para Piano e Orquestra de Cordas
Elisaveta Blumina (pn). Orq. de Câmara de Estugarda. Dir: Thomas Sanderling
Dois Diálogos com Postscriptum
Alexei Lubimov (pn). Orq. de Câmara de Munique. Dir: Christoph Poppen
Concertino para Piano
Oleg Bezborodko (pn). Orq. Sinf. Nacional da Lituânia. Dir: Christopher Lyndon-Gee
Hino – 2001 (para Giya Kancheli)
Orq. de Câmara de Estugarda. Dir: Thomas Sanderling
Stille Musik
Orquestra de Câmara de Munique. Dir: Christoph Poppen
Momentos de memória III
Alexei Lubimov (pn). Ensemble “Musiques Nouvelles”. Dir: Jean-Paul Dessy
Der Bote (O mensageiro) – Versão para Piano e Orquestra de Cordas
Hélène Grimaud (pn). Camerata Salzburgo
Abschiedsserenade
Orquestra de Câmara “Virtuosos de Kiev”. Dir: Dmitry Yablonsky
Valentin Silvestrov (IV): Música de Câmara
3 Poslúdios: Nº 3 (para Violoncelo e Piano)
Simon Fordham (vl). Anja Lechner (vlc). Silke Avenhaus (pn)
Cinco Peças para Violino e Piano
Duo Gazzana
8.VI.1010 … zum Geburtstag R. A. Schumann para 2 Violoncelos
Anja Lechner e Agnès Vesterman (vlc)
Duas Peças para Violino e Piano
Hilary Hahn (vl). Cory Smythe
Postscriptum: Sonata para Violino e Piano
Gidon Kremer (vl). Vadim Sacharov (pn)