15 Dezembro | Cláudia Araújo Teixeira
em A Ronda da Noite
A estreante escritora portuense esteve à conversa com Luís Caetano a propósito do seu primeiro romance Uma Vida Assim-Assim, editado pela Asa.
É um retrato das últimas décadas do século XX no Porto através dos sonhos e desalentos de uma jovem nascida nas margens da cidade. Uma história que atravessa para o lado não turístico desta cidade, uma viagem ao bairro que a viu nascer, com uma galeria de personagens tão extravagantes quanto vividos, tão humanos quanto anedóticos, e onde se encontra o outro lado da vida.
5 e 6 Dezembro | João Paulo André
em A Ronda da Noite
Depois de Poções e Paixões – Química e Ópera, o professor de Química na Universidade do Minho, envereda agora pela história da ciência em Irmãs de Prometeu – A química no feminino, publicada pela Gradiva.
A propósito desta edição, João Paulo André conversa com Luís Caetano sobre séculos de luta árdua pela afirmação das mulheres na ciência, e nomeadamente as contribuições femininas para a química, tantas vezes esquecidas ou mesmo usurpadas.
Numa escrita simples e de aturada investigação, esta obra apresenta curiosas histórias sobre a difícil caminhada feminina no mundo da ciência, e com inúmeras incursões pela literatura e pela arte.
31 Outubro | Andrei Kurkov
em
A Ronda da Noite
Abelhas cinzentas, do escritor ucraniano nascido em São Peterburgo, acaba de ser publicado pela Porto Editora, e é pretexto para a conversa com Luís Caetano.
Originalmente publicado na Ucrânia em 2018, este romance leva-nos ao conflito no Donbass, e a uma aldeia, terra de ninguém entre as forças nacionalistas e separatistas, e à sobrevivência de dois amigos de infância, os dois últimos habitantes do lugarejo, no meio de constantes bombardeamentos que não se sabe bem de onde provêm ou quais os seus alvos.
Andrei Kurkov, nome maior da atual literatura ucraniana, recorre a um humor desconcertante para, neste romance, retratar a terrível situação que o seu país atravessa nos últimos tempos.
Atualização: A 8 de Novembro, Andrei Kurkov venceu o
Prémio Medicis para romance estrangeiro em França, pela sua obra
Abelhas Cinzentas, mote da conversa com Luís Caetano. Segundo o autor ucraniano de língua russa, "A Ucrânia continua a ser um tema muito importante para o mundo (…) É uma história humana, sobre pessoas que vivem na guerra. Não se trata dos combatentes, mas penso que o livro explica muito sobre a situação na Ucrânia de hoje".
11 Outubro | Colson Whitehead
em A Ronda da Noite
O romancista norte-americano, duas vezes vencedor do Prémio Pulitzer e uma do National Book Award, esteve à conversa com Luís Caetano sobre o novo romance, Ao Ritmo do Harlem, acabado de editar pela Alfaguara.
Um retrato do fervilhante bairro nova-iorquino dos anos 60, tendo como fundo o movimento dos direitos civis que mudaria para sempre o mundo, envolve uma misteriosa história policial entrelaçada com a de uma família comum.
@ DR
3 Setembro | Jorge Calado
em A Força das Coisas
Uma viagem de memórias pelas décadas de 40 e 50 do século XX é o cerne do novo livro de Jorge Calado, recentemente editado pela Imprensa Nacional.
Luís Caetano esteve à conversa com o professor catedrático que muito se tem interessado pelas relações entre as ciências e as artes, com inúmeras críticas culturais publicadas e comissário de mais de 30 exposições de fotografia.
Mocidade Portuguesa é um retrato de um estilo de vida esquecido; um passado contado num fluxo de consciência onde tudo está relacionado com tudo.
12 Julho | Rui de Azevedo Teixeira
em A Ronda da Noite
Rui de Azevedo Teixeira, autor do romance O Longo Braço do Passado, recentemente publicado pela Guerra & Paz, é o convidado de Luís Caetano no programa noturno. Doutorado em Literatura Portuguesa, a sua obra divide-se em ensaio e fição, refletindo de algum modo a vida aventureira deste homem de letras que conheceu a guerra.
7 Junho | Paulo Pereira
em A Ronda da Noite
O historiador da Arte esteve no programa noturno de Luís Caetano, para uma conversa sobre o seu mais recente livro Arquitetura Portuguesa – História Essencial, publicado pela Temas e Debates/Círculo de Leitores. É uma viagem por 5500 anos de história da humanidade através do desenho e construção de estruturas; uma síntese substancial para interessados em história da arquitetura, profissionais ou amadores, alunos ou professores.
7 Abril | Duncan Simpson
em A Ronda da Noite
Duncan Simpson, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, publicou a sua investigação sobre a relação entre a PIDE e as redes mais ou menos informais de informadores e delatores em todo o país. «Tenho o Prazer de Informar o Senhor Director…» – Cartas de Portugueses à PIDE (1958-1968), acaba de chegar às librarias, editado pela BookBuilders.
Para ouvir, clicar aqui.
11 Fevereiro | Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois
em A Ronda da Noite
Os jovens realizadores franceses Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois são os convidados de Luís Caetano para uma conversa sobre o filme A Criança que acaba de ter a sua estreia em Portugal.
Esta é a primeira longa-metragem dos realizadores que também são os argumentistas desta película, adaptando livremente o conto de Heinrich von Kleist, O Órfão, e situando-o no Portugal do século XVI.
8 Fevereiro | Sérgio Godinho
em
A Ronda da Noite
Sérgio Godinho esteve à conversa com Luís Caetano, a propósito do seu novo livro Palavras São Imagens São Palavras, editado pela Quetzal. Doze anos depois de O Sangue Por um Fio, o músico e cantautor publica mais um livro de poesia, mas neste as palavras são acompanhadas por imagens.
Um diálogo entre poemas e fotografias captadas pelo autor, que atravessa temas de viagem, do amor, da memória e da arte, como que instantâneos de pessoas, de lugares, de presenças e ausências, e de acontecimentos únicos e irrepetíveis ou recorrentes.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2