Temporada de Concertos Antena 2
8 julho | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
David Silva & Júlio Guerreiro
Recital para Flauta e Guitarra
David Silva, flauta
Júlio Guerreiro, guitarra
Programa
Do Tango ao Corridinho
Fernando Lopes-Graça – Tre Capriccetti
Nervoso
Melancólico
Giocoso-Lírico
Fernando Lopes-Graça – Melodias Rústicas Portuguesas (IV Caderno)
Oração do Pobrezinho
Romance de Dom Fernando
Carvalhesa
Dorme, dorme, meu menino
Canta a cuca
Onde vais, ó Luisinha!
Alvorada
Canto do S. João
Corridinho
Fernando Lopes Graça –Três Pequenos Duos
Gracioso
Balouçada
Folião
Astor Piazzolla – História do Tango
Bordel, 1900
Café, 1930
Nightclub, 1960
Concert d’aujourd’hui
Juntando dois dos compositores mais influentes do século XX, David Silva e Júlio Guerreiro apresentam-se pela primeira vez em palco para um recital dedicado a Fernando Lopes-Graça e Astor Piazzolla. Esta viagem musical para Flauta e Guitarra atravessa o Oceano Atlântico desde Portugal até à Argentina, focando-se na música tradicional adaptada ao contexto erudito dos dois países. Passando pelo tango até ao corridinho do Algarve, este concerto intimista dá a conhecer a música destas duas figura ímpares que tiveram como inspiração a música dos seus países, elevando-a a novos horizontes.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
David Silva | Recentemente laureado com o 1º Prémio no concurso National Flute Association – 2023 Young Artists Competition, tem vindo a solidificar rapidamente a sua carreira enquanto flautista no panorama nacional. Desde recitais a solo, passando pela música de câmara ou enquanto músico orquestral, a sua carreira abrange um repertório que compreende mais de quatro séculos de música, começando no período barroco e chegando até aos dias de hoje.
No campo orquestral, foi membro da Gustav Mahler Jugend Orchester entre 2018 e 2020, tendo trabalhado com vários maestros de relevo, tais como: Christian Thielemann, Herbert Blomstedt, Vladimir Jurowski ou Jonathan Nott. Destacam-se ainda outras colaborações frequentes com: Opera Australia Orchestra, Queensland Symphony Orchestra, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Staatskapelle Dresden, Orchestre de la Suisse Romande, Musikkollegium Winterthur Orchester, entre outras.
Concluiu a sua educação académica em algumas das instituições de maior renome a nível europeu: Koninklijk Conservatorium Brussel (Mestrado em Música – Flauta Transversal) e Haute École de Musique de Genève (Mestrado em Interpretação Musical – variante concerto). Entre os seus principais orientadores, salientam-se os professores Carlos Bruneel e Michel Bellavance (Flauta), Jerica Pavli e Katlijn Sergeant (Piccolo) e Serge Saitta e Anna Besson (Traverso). Durante o seu percurso académico foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, distinguindo-se mais recentemente o 1º prémio no Australian Flute Festival Competition, o 3º prémio no Dutch International Flute Competition 2021, o 4º prémio no Tampere Flute Fest – Young Artists Competition 2022 e o 2º prémio no Clara Wieck Schumann Competition 2022 (Música de Câmara). Os seus estudos foram apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian através de uma bolsa de mérito artístico.
Júlio Guerreiro | Após licenciar-se pela Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Piñero Nagy e de Olga Prats, realizou a Pós-graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales, Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén.
Venceu o 1º Prémio (Ex-aequo) nos concursos internacionais de Sernancelhe e “Fernando Sor”, Roma. Obteve também o 2º Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha.
Foi solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, e colaborou com agrupamentos sinfónicos como a Orquestra Nacional do Porto – Casa da Música, Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo, ou grupos instrumentais mistos como a Camerata Lysy Gstaad (Suíça), Orchestrutópica (Lisboa), Ensemble Capdeville (Lisboa), Ensemble DME (Lisboa), e o REMIX Ensemble Casa da Música (Porto) – onde é guitarrista convidado desde 2005.
A solo e em agrupamentos de câmara já se apresentou na Áustria, Alemanha, França, Suíça, Espanha, Itália, Inglaterra e Holanda.
A colaboração com compositores ocupa uma parte central na sua relação com a música, sendo dedicatário de obras de Sérgio Azevedo, Ângela Lopes, Fernando N. Lobo, Ângela da Ponte, António Sousa Dias, Patrícia S.de Almeida e Eli Camargo Jr.
No campo do registo fonográfico, gravou as obras premiadas no I Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica Ciudad de Badajoz, o Concertino para guitarra e orquestra de Sérgio Azevedo e em 2023 participou no cd Figurações de Filipe Pires pelo MPMP. Realizou gravações para a Antena 2, RTP, RTP Internacional e WDR (Alemanha).
Leciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
Fotos Inês Sioga / Antena 2