22 julho | 21h30
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela RTP / Antena 2
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa
a 21 de janeiro de 2024
Temporada de Música Gulbenkian
Festival Quarteto de Cordas
Minguet Quartett
Ulrich Isfort, violino
Annette Reisinger, violino
Aida-Carmen Soanea, viola
Matthias Diener, violoncelo
Programa
Johannes Ockeghem – Quatro chansons
Fors seulement
Qu’es mi vida preguntays
J’en ay deuil
Malheur me bat
Giuseppe Verdi – Ave Maria: scala enigmatica armonizzata a quattro voci miste (Quattro pezzi sacri nº 1)
Ludwig van Beethoven – Quarteto para Cordas nº 15, em Lá menor, op. 132
3º andamento: Heiliger Dankgesang eines Genesenen an die Gottheit, in der lydischen Tonart (Cântico sagrado de ação de graças de um convalescente à Divindade, no modo lídio)
Luigi Nono – Fragmente – Stille, an Diotima
Dando continuidade à parceria com a prestigiada Bienal dos Quartetos de Cordas da Philharmonie de Paris, a Gulbenkian Música apresenta, durante dois dias, uma seleção de formações de referência neste domínio. Interpretam um reportório abrangente e empolgante, que inclui desde grandes compositores clássicos e românticos como J. Haydn, Beethoven e Brahms, até criadores fundamentais do século XX como Webern, Chostakovitch e Prokofiev.
Ver Programa de Sala
Minguet Quartett | Filósofo espanhol do séc. XVIII, Pablo Minguet defendeu nos seus escritos a ideia da aproximação das Belas Artes ao grande público. Este exemplo norteia a atividade do Minguet Quartett desde a sua fundação em 1988. É hoje um dos mais solicitados quartetos de cordas, apresentando-se nas principais salas de concertos a nível internacional. As suas interpretações, tão apaixonantes quanto inteligentes, são sempre uma garantia de experiências auditivas inspiradoras. Em 2024, regressa ao Festival de Salzburgo, tendo estado presente em 2020, 2021 e 2023.
Outros destaques da presente temporada incluem o Konzerthaus de Viena, o Festival de Baden-Baden, o Tonhalle de Düsseldorf, o Festival de Schleswig-Holstein e o Flagey de Bruxelas. Os programas para 2024 e 2025 focar-se-ão nas efemérides de Anton Bruckner, Josef Suk, Arnold Schönberg, Luigi Nono, Luciano Berio, Toshio Hosokawa e Maurice Ravel.
Os atuais parceiros do Minguet Quartett incluem as sopranos Anna Prohaska e Marisol Montalvo, o clarinetista Matthias Schorn, o duo de piano Yaara Tal e Andreas Groethuysen, a pianista Danae Dörken, a violinista Franziska Hölscher, o violetista Matthias Buchholz, o violoncelista Jens Peter Maintz, o narrador Frank Arnold e o Huelgas Ensemble. Como quarteto de solistas, o grupo atuou com o Coro da Rádio WDR, a Deutsche Symphonie-Orchester Berlin, as Orquestras das Rádios WDR e ORF, a Brucknerorchester Linz e a Sinfónica de Nuremberga, sob a direção dos maestros Jukka-Pekka Saraste, Markus Stenz, Peter Ruzicka e Ilan Volkov.
Com as gravações integrais dos quartetos de cordas de Felix Mendelssohn, Josef Suk, Heinrich von Herzogenberg e Emil Nikolaus von Reznicek, o Minguet Quartett enuncia a sua grande cultura sonora e abre à descoberta do público a grande música do período romântico. Em 2022 e 2023 foram lançadas gravações dos quartetos de cordas de Walter Braunfels, de música de câmara com piano de Ferdinand Hiller e de música de Heinrich Kaminski em combinação com o Quarteto de Cordas op. 1 de Glenn Gould.
O Minguet Quartett foi galardoado com o prémio ECHO Klassik em 2010 e o Diapason d’Or 2015. Em 2020 recebeu a bolsa RELOAD da Fundação Cultural da Federação Alemã. Como relevante instituição, em 2022 foi selecionado para realizar o seu projeto EifelKlang, em cooperação com a Neustart Kultur – Die Beauftragte der Bundesregierung für Kultur und Medien. A fundação para as artes Kunststiftung NRW (North Rhine-Westphalia) é um parceiro de longa data do Minguet Quartett, tendo colaborado em numerosos projetos inovadores na Alemanha e no estrangeiro.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2