De 2ª a 6ª feira | 12h10, 16h10 e 22h50
Desde Janeiro de 2017
Um programa de Silvia Alves e André Pinto [1ª série]
e Silvia Alves, Ricardo Saló e Cristina do Carmo [2ª série]
Um olhar sobre a imprensa da época da recente república e da 1ª Guerra Mundial, em jeito de retrato social, político e económico, com música de compositores contemporâneos, muitos dos quais participaram no esforço de guerra, nela se inspiraram, ou dedicaram composições a amigos combatentes.
Há 100 anos recupera a imprensa de 1917, começando por destacar um título de primeira página de um dos múltiplos periódicos da época. Segue-se, em versão gazeta, uma crónica, um texto humorístico, uma crítica musical ou um artigo sobre política, sociedade, conselhos de beleza, novidades literárias, saúde, crime e até futebol, ou anúncios publicitários.
Há 100 anos retrata o Portugal de há um século, em que quase 90% da população era analfabeta, e numa altura em que mais de 55 000 homens embarcaram para a guerra, sem grande preparação militar. À pequena dimensão do país contrapõe-se o enorme esforço da guerra e a multiplicidade de opiniões e movimentos que se espelhava nos jornais: anarquistas, sindicalistas, monárquicos, republicanos conservadores ou mais radicais. A participação na guerra pretendia inscrever Portugal no mapa das negociações dos aliados no pós-guerra e garantir apoio na defesa das colónias portuguesas. Um passo político que falhou, tendo custos enormes, a par da lei das subsistências, da carência de papel, pão e carvão e que, em última instância, levou ao golpe que abriu caminho à ditadura.
Cada programa de Há 100 anos fecha com a universalidade da música de compositores dessa época, que participaram direta ou indiretamente no esforço de guerra ou que nela se inspiraram para compor, como é o caso de Ravel cuja música pontua o início do programa – numa proposta musical diária de André Pinto.
Há 100 anos é a outra metade da rubrica do Jornal 2 (RTP 2), o Postal da Grande Guerra, emitido semanalmente, às segundas-feiras, desde Maio de 2016, e do qual a Antena 2 é parceira desde o primeiro programa, contribuindo com a consultoria musical.
Na versão multimédia do Postal da Grande Guerra pode escutar-se a obra completa que ilustra o programa.
Há 100 anos é a retribuição desta colaboração, com pesquisa e documentação efectuada em vários organismos como o Arquivo Diplomático, Arquivo Histórico Militar, Arquivo Histórico da Marinha, Biblioteca Nacional de Portugal, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Biblioteca Pública Municipal do Porto, entre outros, para recordar o Portugal da época da Grande Guerra.
Silvia Alves e André Pinto