15 setembro | 21h00-23h00
Um olhar sobre Bocage
Um programa por Miriam Cardoso
A 15 de setembro assinalam-se os 260 anos de nascimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage (Setúbal, 15 de setembro de 1765 – Lisboa, 21 de dezembro de 1805). Considerado o representante mais completo do século XVIII em Portugal, Bocage foi refém de uma época que via no seu espírito livre e na sua intelectualidade desafiadora um ultraje aos costumes vigentes.
Setúbal, foi o berço do multifacetado poeta, detentor de um lirismo acutilante, personagem por muitos, ao longo dos tempos, biografada. A sua vida tornou-se transversal nas artes, pela inspiração que tem servido a artistas dos mais variados quadrantes. Da mocidade culta, à vida militar, da extensa Obra às perseguições, numa linha do tempo, quase intemporal, propomos um olhar sobre um Bocage, culto, destemido, apaixonado, fraternal, grato, através de um longo legado de uns efémeros 40 anos de vida.
Um olhar sobre Bocage, um programa cheio de particularidades e com uma estreia muito especial.
Miriam Cardoso

Francisco Augusto Flamengo – Retrato de Bocage, 1905. Col. Museu de Setúbal. Encomenda para o centenário da morte do poeta em 1905, com base no último retrato do poeta em vida (por Henrique José da Silva em 1805).