O epicentro será uma vez mais o edifício da sede da Fundação Calouste Gulbenkian, com programação de entrada livre, que terá cobertura a par e passo numaa emissão da Antena 2 que começa pelas 16h30, e será igualmente acompanhada nas redes sociais da rádio (Instagram e Facebook) e no site, que estará em permanente atualização.
A jornada começa à tarde, no Auditório 2, com uma mesa redonda sobre tradições musicais árabes e portuguesas, que será precedida, pelas 16h30, por um momento musical com Zabya Abo Aljadayel (voz). Depois a conversa, moderada por Ana Telles, ficará entregue a Helena Lima, Marco Martin e Pedro Carneiro.
Às 18h00 teremos o primeiro dos dois concertos do dia no Grande Auditório. Será o Concerto dos Laureados de Música de Câmara de 2025, com os grupos TakitEPME (nível médio), Kodu Percussion Group (nível superior) e ainda o Ensemble Instrumental da Beira Interior – BEYRA – Laboratório Artístico (grupo convidado). O programa aqui incluirá obras de Alejandro Viñao, António Pinho Vargas, Iannis Xenakis, Dmitri Chostakovitch e Pedro Lima.
À noite, às 21h00, teremos o Concerto dos Solistas Laureados de 2025, que serão acompanhados pela Orquestra Gulbenkian, dirigida por Pedro Neves. Pelo palco vão passar Duarte Maia (clarinete), Guilherme Sousa (saxofone), Telmo Rocha (trompa), Teresa Macedo Ferreira (viola) e Beatriz Li Rosão (violino). O programa inclui a estreia mundial de Carlos Lopes “Rasgos de Luz”, obra vencedora este ano do Prémio de Composição SPA/Antena 2. O programa incluirá ainda obras de Grażyna Bacewicz, Aaron Copland, Alexandre Glazunov, Richard Strauss, William Walton e Pyotr Ilyitch Tchaikovsky.
Depois deste concerto ficaremos a saber quem é o Jovem Músico do Ano e ainda quem irá representar Portugal no Eurovision Young Musicians, em 2026.

Concertos e revelações no primeiro dia do Festival Jovens Músicos 2025
SABER MAISTexto de Nuno Galopim