O jovem pianista norte-americano Eric Lu foi o vencedor da edição deste ano do Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin que decorreu nas últimas semanas em Varsóvia.
Nascido em 1997, Eric Lu estudou no Curtis Institute e em 2018 tinha-se sagrado já vencedor do Concurso Internacional de Piano em Leeds (Reino Unido). Já tocou com orquestras de Boston, Chicago, Londres, Tóquio, Los Angeles ou Oslo e o seu percurso já o levou salas como o Queen Elizabeth Hall (Londres), a Elbphilharmonie (Hamburgo) ou o Concertgebouw (Amesterdão). A sua discografia inclui dois lançamentos pela Warner Classics, com obras de Schubert, Chopin, Schumann e Brahms.
O concurso recebeu este ano um número recorde de participantes. Foram ao todo 640 de diferentes países, dos quais 162 participaram nas provas preliminares, chegando 89 ao concurso propriamente dito. Nesta etapa a China esteve presente com 28 pianistas, a Polónia e o Japão com 13 e o Canadá com cinco, num mapa mundo que inclui ainda a Bulgária, Chéquia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Itália, Malásia, Taiwan, Vietname e Portugal.
Hoi Leong Cheong, a quem os amigos tratam por Zach, foi o representante português. O jovem pianista nasceu em Macau em maio de 2000, estreou-se aos nove anos com a Orquestra de Macau e tocou com a Orquestra Sinfónica Juvenil de Macau. Cresceu em Hong Kong, vive em Filadélfia.
O Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin Grande é uma grande competição para pianistas que, desde 1927, se realiza em Varsóvia a cada cinco anos. Teve já entre os vencedores nomes como os de Maurizio Pollini (em 1960) e Martha Argerish (1965) e ainda figuras como Vladimir Askhenazy (1955) ou Mitsuko Uchida (1970) classificados em 2º lugar. Esta foi a 19ª edição do concurso.
