LibretoEugène Scribe
EstreiaSala Bourse, Paris em 2 de dezembro de 1837
AntecedentesRaramente representada nos dias de hoje, "Le Domino Noir" era extremamente popular no final do século XIX. O argumento, rico em reviravoltas e em situações teatralmente muito eficazes – apesar de algumas poderem ser mais ou menos complexas – permitiu a Auber pôr em evidência todo o seu ecletismo e habilidade em padronizar diversos registros dramáticos: O cómico, o sentimental, e até o mágico encontraram em "Le Domino Noir" uma definição pontual e de alguma maneira significativa. A habilidade de Auber também se reflecte nas cores com que este nos pinta Espanha, tão amada dos compositores franceses, e que é esboçada com mestria, através do uso de motivos espanhóis tradicionais, sabiamente retrabalhados.
ResumoDurante um baile de máscaras na corte, Horace de Massarena reconhece Angèle, uma jovem do convento real que está mascarada com um domino preto. Horace confessa-lhe o seu amor. Surpreendida, Angèle diz-lhe que existem vários obstáculos que se interpõem entre os dois. À meia-noite Angèle sai apressadamente do baile sem motivo aparente, deixando o jovem Horace meio embaraçado.
Depois de várias aventuras para se escapar do convento, Angèle chega por fim à casa do conde Juliano, um homem com uma reputação muito duvidosa. Ela consegue persuadir Jacinthe, a empregada de Juliano, a dar-lhe refugio.
Juliano convida os seus amigos para um jantar e Angèle, que se faz passar por uma sobrinha aragonesa de Jacinthe serve o jantar. Os convidados centram as atenções sobre Angèle e ela procura protecção junto de Massarena que a esconde no quarto de Jacinthe. No entanto Gil Perez, o administrador do convento e amante de Jacinthe, força a entrada do quarto dando assim de caras com Angèle que lhe rouba as chaves do convento.
De volta ao convento, Brigitte explica a ausência de Angèle dizendo que ela se encontra doente. Massarena vai até ao convento e pede à abadessa que o ajude a libertar-se do compromisso de noivado que assumiu e reconhece a voz de Angèle enquanto esta canta juntamente com as outras freiras. Ele não a reconhece debaixo do seu hábito, mas depressa ela se apercebe que ele está a romper com o seu compromisso por ela.
Chega Ursule que traz a notícia de que ela herdou uma grande herança. A rainha autoriza o casamento de Angèle e todos ficam felizes.