Antecedentes"O Ridículo Príncipe Jodelet" é, segundo os especialistas, uma das obras mais estranhas de Reinhard Keiser. Uma comédia que vive da reciclagem de árias de outros compositores de ópera séria italiana – das 17 árias em italiano, só uma parece ser da autoria de Keiser. De facto, "O Ridículo Príncipe Jodelet", não será uma das obras mais espectaculares deste compositor, no entanto o papel de Jodelet é tido como uma extraordinária caricatura musical, onde se evidencia uma enorme influência de Telemann.
ResumoFrederico, o príncipe regente da Sicília, foge dos soldados de D. Fernando, o rei de Nápoles. Durante um torneio, Frederico feriu mortalmente o irmão de Isabel, a princesa de Salermo, e por isso, D. Fernando ordenara aos seus homens que o capturassem. Durante a fuga, e com a intenção de ludibriarem os soldados do rei de Nápoles, Frederico e Octavius, seu amigo, desfazem-se das suas vestes de nobres e deixam-nas no bosque. Ora, quem passava nessa altura no bosque era Jodelet e o seu amigo Nicolo. Ao depararem-se com as várias peças de roupa decidem disfarçar-se. Jodelet fará passar-se por príncipe e Nicolo será o seu criado. É claro que assim que acabam de se mascarar, surgem os soldados que os tomam pelos fugitivos e levam-nos presos.
Durante a fuga, Frederico e Octavius desfizeram-se das suas vestes de nobres e deixaram-nas no bosque. Entretanto Jodelet e Nicolo ao depararem-se com as várias peças de roupa decidiram disfarçar-se sendo imediatamente capturados pelos soldados do rei de Nápoles que os tomaram pelos fugitivos e levaram-nos presos.
Agora, perante a corte napolitana, Jodelet continua a sua farsa e faz-se passar por Frederico. Tudo isto perante o verdadeiro príncipe que se encontra no meio multidão e que se faz passar por um homem simples de nome Leonhardt. Nesta cena destacam-se outras duas personagens: Laura, filha do rei de Nápoles e amante de Frederico, e Erminde, uma jovem cortesã cujo passatempo favorito é importunar Jodelet e Nicolo. A chegada do irmão de Frederico, Eduardo, precipita todo um desfecho onde Jodelet e Frederico são desmascarados. Fernando, rei de Nápoles, autoriza o casamento de Laura e Frederico, e Isabela, que até à data estivera apaixonado por Frederico, casa-se com Eduardo.