XXXVII Festival Folk Eurorádio da União Europeia de Radiodifusão
23 Agosto a 24 Setembro | 00h00
Programa Raízes
Entre 28 e 31 de Julho de 2016, o Festival de Música Tradicional de Viljandi, na Estónia, acolheu o 37º Festival Folk Euroradio da União Europeia de Radiotelevisão. Dezenas de artistas e grupos representantes dos países Membros e Associados da UER, incluindo Portugal, desfilaram pelos sete palcos do Festival, num grande evento subordinado ao tema "As Vozes Femininas".
O Festival de Música Tradicional de Viljandi é um festival parceiro Eurorádio da União Europeia de Radiodifusão / European Broadcasting Union (EBU) que reune 73 organismos de radiodifusão de 56 países e 43 emissoras associadas, e da qual a RTP/Antena 2 faz parte.
Ao longo das suas 37 edições, o Festival Folk Euroradio tem proporcionado a milhares de músicos uma oportunidade para alcançar um público internacional através dos canais da UER. Anualmente, no verão, o Festival Folk Eurorádio decorre num festival diferente e já existente.
Para cada edição, os vários canais de rádio pertencentes à EBU sugerem músicos e bandas do seu país para irem dar um concerto ao festival parceiro. Estes concertos são gravados e disponibilizados às diferentes estações de rádio da UER para a sua radiodifusão, promovendo internacionalmente, não só os músicos e bandas que atuam, mas também o festival nacional que recebe nesse ano este evento.
O 37º Festival deste verão, desta vez na Estónia, teve a sua maior participação internacional de sempre, com músicos e bandas de 20 países da UER: Noruega, Lituânia, Letónia, República Checa, Rússia, Portugal, Hungria, Eslovénia, Irlanda, Croácia, Bulgária, Suíça, Ucrânia, Coréia, Islândia, Suécia, Polónia, Finlândia, Espanha e Estónia.
O programa Raízes transmite, a partir de 23 de Agosto, de terça-feira a sábado, à meia-noite, um ciclo de programas dedicado às gravações dos concertos deste Festival Folk Eurorádio disponibilizadas pela Rádio Pública da Estónia (ERR).
Programa 1 – 23 Agosto
Concertos da cerimónia de abertura: Trio de Mari Kalkun (Estónia – vozes, instrumentos tradicionais, electrónica); Maarja Nuut (Estónia – violino, voz, electrónica
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 2 – 24 Agosto
Concertos da cerimónia de abertura: Colectivo Ethno Estonia, com jovens músicos de todo o globo; repertório de Noruega, Suécia, Finlândia, Índia, Afeganistão, Itália, Japão e Argélia.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 3 – 26 Agosto
Torupilli Jussi Trio & Schönberg Quartet (Estónia); Trad. Attack! (Estónia)
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 4 – 27 Agosto
Destaque para a atuação do duo português Cardo-Roxo, constituído por Carmina Repas Gonçalves e Antony Fernandes, no Festival.
Este casal de músicos, residente no Porto, decide a partir de 2012 lançar este novo projeto, no qual faz, divulga e leva ao público a música tradicional portuguesa com uma nova perspetiva.
Cardo-Roxo propõe uma abordagem baseada na escuta, no gosto pelo silêncio e pelo volume natural dos instrumentos utilizados sem amplificação ou outros efeitos artificiais. O objetivo é convidar o público a desfrutar de um concerto intimista e agradável, explorando ao máximo os recursos dos instrumentos e o espaço em que se encontram.
A par com a dimensão contemplativa e sempre com o objetivo de reestabelecer a ligação entre o público e as suas próprias raízes, o duo Cardo-Roxo faz uma escolha muito cuidada das melodias que lhes chegam através de recolhas áudio, vídeo e escritas sobre as quais constroem arranjos que respeitam as características sonoras e emotivas das mesmas. As suas músicas são assim simultaneamente originais/modernas e familiares/antigas no sentido em que, por um lado se esforçam por alterar o mínimo possível a fonte musical e, por outro, o renovam à sua imagem.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 5 – 30 Agosto
Trio Maar (Noruega), com melodias tradicionais norueguesas em novos arranjos para hardingfele, acordeão e contrabaixo e composições originais.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 6 – 31 Agosto
Canto polifónico heterofónico tradicional do povo Seto (região de Setomaa, Estónia) interpretado pelo coro feminino Vërska Naase e pelo coro masculino Liinatsuraq.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 7 – 2 Setembro
Duo de kora e de kanklès (saltério do Báltico) de Solo Cissokho (Senegal) e Indre Jurgeleviciute (Lituânia), em temas tradicionais dos dois países.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 8 – 3 Setembro
Márta Sebestyén (Hungria – voz) e grupo instrumental com violino, contrabaixo, gaita-de-fole e flautas; repertório tradicional da Hungria e da Transilvânia.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 9 – 6 Setembro
Marta Topferová & Milokraj (República Checa), em repertório de cruzamento das culturas eslava, latino-americana e norte-americana.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 10 – 7 Setembro
"Tales of the Fish", de Ljoba Jence (Eslovénia – recolhas etnográficas, voz, pedras sonantes), com Bojana Saljic Podesva (electrónica, vl) e Sandro Quaglia (voz).
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 11 – 9 Setembro
Quarteto feminino FolkBeat (Rússia – vozes, caixa de ritmos, gerador de loops e sopros tradicionais) – canções tradicionais em novos arranjos pop/electro.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 12 – 10 Setembro
Laoise Kelly (Irlanda – harpa cromática), com repertório tradicional e original de dança em novos arranjos.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 13 – 13 Setembro
Grupo Perkonviri (Letónia – vozes e instrumentos tradicionais), com repertório em torno das lendas e contos da mitologia letã.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 14 – 14 Setembro
Companhia de Artes Performativas Tradicionais Jebi (Coreia do Sul – ensemble acústico), com novas composições e arranjos a partir do folclore coreano.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 15 – 16 Setembro
Trio de Lidja Dokuzovic (Croácia), com estilos de canto tradicional de regiões croatas (Ístria e Dalmácia) e novos arranjos de canções tradicionais.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 16 – 17 Setembro
Trio Lepaseree (Estónia: Meelika Hainsoo, Kulno Malva e Paul Daniel) – as canções tradicionais da Estónia em novos arranjos.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 17 – 20 Setembro
Ragga Gröndal & Gudmundur Pétursson (Islândia – voz e guitarra) – as tradições literária e musical islandesas em novas leituras contemporâneas.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 18 – 21 Setembro
Trio Irmelin (Suécia) – canções tradicionais e modernas do Norte da Europa em arranjos polifónicos a cappella.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 19 – 23 Setembro
Trio Vechernitza (Bulgária) – canções tradicionais búlgaras para trio vocal feminino, gadulka, tambura e tupan.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 20 – 24 Setembro
Ensemble Folclórico de Música e Dança Nubar (Arménia) – repertório tradicional antigo e esquecido, com vozes, sopros e percussão.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 21 – 27 Setembro
Quinteto Landstreichmusik (Suíça) – trupe de músicos itinerantes reunida em torno do violinista Matthias Lincke, com repertório tradicional e original alpino.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 22 – 28 Setembro
Trio Sutari (Polónia) – repertório vocal tradicional feminino polaco e lituano, acompanhado por instrumentos folc e do dia-a-dia.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 23 – 30 Setembro
Quinteto Hulyaittorod (Ucrânia) – repertório de música e dança recolhido nas aldeias ucranianas da região do Média Dniester.
Para ouvir, clicar aqui.
Programa 24 – 4 Outubro
Carlos Soto Folk Quintet & Maria Desbordes (Espanha/França) – folclore castelhano (e sefardita) em diálogo com outras músicas do mundo e com o jazz.
Para ouvir, clicar aqui.