Domingos 13h00 | 3as feiras 5h00 | 6as feiras 17h00
2ª série | Desde Abril 2016
1ª série | De Janeiro de 2006 a Dezembro de 2012
Um programa de Jorge Costa Pinto
Bandas Filarmónicas são um acervo cultural, em Portugal, desde há cerca de 200 anos. Tem sido escola de música para milhares de pessoas que, em recônditos lugares, aldeias, vilas, tiveram a oportunidade de aprender a teoria de ler e escrever música, de tocar um instrumento musical e acima de tudo de conviverem, de sentirem o prazer em tocar música em conjunto.
Presentemente existem, de Norte a Sul, 800 Bandas Filarmónicas, incluindo as profissionais militares, no total de músicos integrantes serão cerca de 40.000.
A evolução técnica das Bandas Filarmónicas tem sido progressiva, sobretudo desde o aparecimento de escolas profissionais por todo o país, grande número de músicos jovens formados nessas escolas, ingressam nas Bandas de suas terras, proporcionam melhoria qualitativa na execução, os regentes têm melhor preparação, obtida nos vários cursos que existem à disposição.
Contudo a matéria-prima de origem nacional, é escassa, poucos incentivos de vária ordem e também o pouco contacto que compositores têm com o que se faz no exterior, o que tocam, o que escrevem compositores estrangeiros.
Um dos principais objetivos do programa Coreto é dar a conhecer o que tocam as nossas Bandas e o que tocam as Bandas Internacionais, para conhecimento dos ouvintes do programa, não só melómanos mas também o universo de músicos bandísticos, os executantes que terão referências comparativas e os compositores oportunidades de conhecer o que fazem os seus pares, afinal a audição da música é essencial para que aconteça evolução.
Alguma pedagogia poderá acontecer, através de simples sugestões às obras escutadas, se possível, faremos curtas entrevistas com pessoas que, com o seu saber e experiência, possam acrescentar mais-valia ao programa.
Jorge Costa Pinto