Museu da Música Mecânica
Pinhal Novo, Palmela
No dia 4 de outubro foi inaugurado um novo espaço museológico dedicado à música. Trata-se do Museu da Música Mecânica, único em Portugal, e dedicado ao estudo, preservação, valorização, divulgação e fruição de uma coleção particular representativa da música mecânica, sobretudo dos finais do século XIX à década de 30 do século XX.
A coleção reunida durante 30 anos pelo colecionador Luís Cangueiro, compreende mais de 600 instrumentos de música, como caixas de música, realejos, relógios musicais, pianos mecânicos, autómatos, fonógrafos, grafonolas e gramofones, e ainda variada documentação relacionada, de reconhecido valor estético, musical, tecnológico histórico e cultural.
É um espaço que pela sua especificidade apela à interação com os seus visitantes, pois todas as peças expostas estão funcionais, podendo ser postas em funcionamento para que se ouçam os seus sons, as suas melodias, as suas músicas, encantando e transportando o público para memórias de outros tempos e de outras sonoridades. É esta, aliás uma caraterística que o distingue da maioria dos museus, já que pode ser vivenciado sonoramente, ao contrário da maioria dos outros espaços museológicos, mesmo os dedicados à música.
Uma visita ao Museu da Música Mecânica é também, uma viagem de redescoberta de um passado através dos instrumentos; e uma viagem rica e variada, já que segundo o Maestro António Victorino D’Almeida se trata, senão do melhor, um dos melhores do mundo na sua especialidade, pela representatividade dos instrumentos de música mecânica, pela interatividade com o público e pela singularidade deste objeto museológico.
«Os homens são feitos da mesma matéria que são feitos os sonhos».
Ao longo dos últimos 15 anos, o colecionador Luís Cangueiro sonhou com um espaço próprio que acolhesse e onde pudesse partilhar com os outros, a sua coleção particular, reunida ao longo de três décadas, a maior parte por aquisição, mas também contando com algumas doações de outros particulares.
O edifício do museu, com a assinatura do arquiteto Miguel Marcelino, remete também ele para uma caixa de música, fechada, opaca e simplificada, em que apenas o alçado principal apresenta uma concavidade que traz à memória as campânulas dos fonógrafos e dos gramofones e que assinala a entrada do edifício.
Com a área de 1.020 m2, o museu possuiu cinco galerias de exposição dos instrumentos mecânicos, dispostas em redor de um pátio central, e mais uma sala documental; o edifício tem ainda um auditório com 70 lugares e uma sala multiusos, onde são acolhidas, entre outras funcionalidades, exposições temporárias.
Luís Cangueiro esteve a 12 de Outubro na Antena 2, no programa Império dos Sentidos, a falar com Paulo Alves Guerra sobre o Museu da Música Mecânica.
Para ouvir, clicar aqui (a partir do min. 76:50)
Horários
Aberto de terça-feira a domingo, das 14h30 às 17h30
Visitas com marcação ao museu: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00
Para mais informações
Tel.: 212 381 083 | 960 080 044
Facebook: facebook.com/museudamusicamecanica
Quinta do Rei – Rua dos Alegrias
Arraiados
2955-281 Pinhal Novo, Palmela