25 Junho | 18h00
Programa Mezza-Voce
Apresentação e Realização: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Gravação na Ópera Nacional Holandesa,
em Amesterdão,
a 22 de Outubro de 2022
Engelbert Humperdinck | O Rei das Crianças
Príncipe: Daniel Behle (T)
Rapariga-ganso: Olga Kulchynska (S)
Violinista: Josef Wagner (BT)
Bruxa: Doris Soffel (CA)
Lenhador: Sam Carl (B)
Fabricante de vassouras: Michael Pflumm (T)
Conselheiro sénior: Henk Poort (BT)
Estalajadeiro: Roger Smeets (B)
Filha do estalajadeiro: Kai Rüütel (MS)
Alfaiate: Lucas van Lierop (T)
Empregada do estábulo: Eva Kroon (CA)
Filha do fabricante de vassouras: Anna Kemper (S)
Primeiro porteiro: Hans Pieter Herman (BT)
Segundo porteiro: Christiaan Peters (CA)
Uma Dama: Yvonne Kok (MS)
Amor: Camille Joubert (vl)
Coro Infantil Nieuw Amsterdam
Diretora do coro infantil: Anaïs de la Morandais
Coro Nacional da Ópera Holandesa
Maestro do coro: Edward Ananian-Cooper
Orquestra Filarmónica da Holanda
Direção de Marc Albrecht
Mais sobre esta récita, aqui.
O Rei das Crianças (Königskinder)
Ópera de conto de fadas em 3 atos
Música de Engelbert Humperdinck (1854-1921)
Libreto de Elsa Bernstein-Porges (1866-1949) (com o pseudónimo de Ernst Rosmer)
A partir da peça teatral de Elsa Berstein-Porges, Humperdinck compôs duas versões. Inicialmente um melodrama (com diálogos falados com um fundo instrumental, e algumas árias e refrões operáticos) que estreou em Munique em 23 de janeiro de 1897 e teve uma receção razoavelmente positiva, apesar das reservas de alguns críticos..
A versão ópera teve a sua estreia no Metropolitan Opera em Nova York em 28 de dezembro de 1910, dirigida porAlfred Hertz.
Seguiu-se a apresentação de Königskinder em Berlim a 14 de janeiro de 1911, dirigida pelo maestro Leo Blech.
Embora a obra tenha ficado na sombra da ópera de conto de fadas, a sua ‘irmã’ Hänsel und Gretel por muitos anos, foi representada regularmente na Alemanha e, desde os anos 80, internacionalmente.
A história desta obra passa-se numa floresta, onde uma gansa mora com uma bruxa. Juntas, elas preparam um pão mágico: quem o comer morrerá em êxtase. Quando a gansa está sozinha, conhece o filho do rei, que decidiu correr mundo para aprender a ser um bom rei. Eles se apaixonam instantaneamente, mas a influência da bruxa impede que a gansa saia da floresta. Exasperado, o filho do rei sai furioso. Então, o menestrel, o lenhador e o fabricante de vassouras chegam da vizinha Helllastadt para perguntar à bruxa quem deve tornar-se seu rei. A bruxa responde que quem entrar pelo portão da cidade ao meio-dia do dia seguinte é a pessoa certa. O menestrel descobre a menina ganso e ajuda-a a acabar com a influência da bruxa sobre ela.
Em Helllastadt, no dia seguinte, são realizadas festividades em antecipação ao novo governante. Quando, às doze badaladas, a gansa atravessa o portão da cidade, o filho do rei é o único a reconhecê-la como a sua rainha. O povo de Helllastadt sente-se enganado e expulsa-os.
Meses depois, as coisas mudaram na floresta: o inverno chegou e a bruxa já não está viva. A gansa e o filho do rei chegam a casa, cansados e famintos. Comem o pão mágico e morrem.
Em Helllastadt, no dia seguinte, são realizadas festividades em antecipação ao novo governante. Quando, às doze badaladas, a gansa atravessa o portão da cidade, o filho do rei é o único a reconhecê-la como a sua rainha. O povo de Helllastadt sente-se enganado e expulsa-os.
Meses depois, as coisas mudaram na floresta: o inverno chegou e a bruxa já não está viva. A gansa e o filho do rei chegam a casa, cansados e famintos. Comem o pão mágico e morrem.
Fotos Dutch National Opera / Monika Rittershaus