Assinalando o Dia Mundial da Criança, nada melhor que uma das mais emblemáticas obras de Prokofiev que a designou como conto musical para crianças.
Pedro e o Lobo foi escrita e composta em 1936, por Serguei Prokofiev (1891-1953) com o objetivo, claramente pedagógico, que as crianças descobrissem as sonoridades dos diversos instrumentos. Assim, utilizando uma orquestra sinfónica completa, e enquanto se ouve o narrador, cada personagem (Pedro: quarteto de cordas, lobo: trompa, avô: fagote, pássaro: flauta, pato: oboé, gato: clarinete, caçadores: percurssão e trompete) é representada por um instrumento diferente, naipe da orquestra ou tema.
Concerto Aberto
Um programa de Andrea Lupi
2ª a 6ª Feira | 19h00
A interpretação que lhe oferecemos foi gravada pela Antena 2, a 3 de Dezembro último, na Fundação Calouste Gulbenkian.
1 Junho | 19h00
Sergei Prokofiev – Pedro e o Lobo, op. 67
António Rosado
, piano
Eurico Rosado, piano
Carla Bolito, narradora
Carla Bolito, narradora
Jean-Marc Burfin, maestro
Orquestra Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian
Ainda a propósito desta obra, propomos-lhe também um livro, nesta época de Feira do Livro de Lisboa.
A História Secreta de Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev
edição: Assírio & Alvim (2007)
edição: Assírio & Alvim (2007)
É uma original recriação da narrativa, esta versão de João Paulo Cotrim e João Fazenda,
porque uma boa história pode sempre esconder outra. «Pedro e o lobo», o conto que Sergei Prokoviev escreveu e compôs a pensar muito didacticamente em crianças e instrumentos de orquestra, contém afinal mais do que a história de amizade e coragem do rapaz que captura o lobo ameaçador. Isso mesmo «revelam» João Paulo Cotrim e João Fazenda nesta versão que, contendo a clássica (em tradução original), a desmultiplica numa narrativa dramática e surpreendente servida por um trabalho de ilustração assente em colagens que reinterpreta brilhantemente o construtivismo russo.
Afinal quantas personagens se podem encontrar em cada aventura com final feliz? Uma bela homenagem ao compositor russo e aos amantes de histórias com moral.
No dia 4 de Junho, 2ª feira às 19h00, é transmitido O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns, 2ª parte do mesmo concerto.