8 Julho 18h00
Programa Mezza-Voce
Apresentação e Realização: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Gravação Rádio Catalunha,
a 7 de Dezembro de 2017
Richard Wagner | Tristão e Isolda
Tristão: Stefan Vinke (T)
Rei Marke: Albert Dohmen (BT)
Isolda: Iréne Theorin (S)
Kurwenal: Greer Grimsley (BT)
Melot: Francisco Vas (T)
Brangania: Sara Connolly (MS)
Direção de Josep Pons
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Reconhecida por diversos críticos como o auge do repertório operístico de Richard Wagner, a partitura de Tristan und Isolde é um marco importante da música erudita moderna por apontar para a dissolução da tonalidade, cuja consequência é o atonalismo do século XX.
Tristão e Isolda de Wagner produziu um impacto significativo nos compositores ocidentais, servindo de inspiração a músicos como Gustav Mahler, Richard Strauss, Karol Szymanowski, Alban Berg e Arnold Schoenberg.
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Tristão e Isolda
Ópera em 3 atos
Música e Libreto de Richard Wagner (1813-1883), baseada na lenda medieval contada por Gottfried von Strassburg, que por sua vez se inspirou no poema escrito em francês por Tomás da Inglaterra.
Composta entre 1857 e 1859, esta ópera foi estreada em Munique a 10 de junho de 1865, no Teatro da Baviera, sob regência do maestro Hans von Bülow.
Reconhecida por diversos críticos como o auge do repertório operístico de Richard Wagner, a partitura de Tristan und Isolde é um marco importante da música erudita moderna por apontar para a dissolução da tonalidade, cuja consequência é o atonalismo do século XX.
Wagner compôs esta ópera durante o período que passou na Suíça, quando se viu obrigado a deixar o seu cargo na Ópera de Dresden em 1849, uma vez que tinham ordenado sua detenção por ter participado da Revolução de Maio. Em Zurique conheceu, em 1852, o rico comerciante de seda, Otto Wesendonck que o ajudou economicamente. A mulher deste, Mathilde Wesendonck enamorou-se do compositor à época. Enquanto Wagner trabalhava em O Anel do Nibelungo, baseado no poema épico medieval, sentiu-se intrigado pela lenda, também medieval, de Tristão e Isolda.
A redescoberta da poesia germânica medieval teve um grande impacto nos movimentos românticos na Alemanha em meados do século XIX, e a também a nível musical, os compositores encontraram nos romances medievais uma fonte de inspiração para argumentos das suas óperas.
A redescoberta da poesia germânica medieval teve um grande impacto nos movimentos românticos na Alemanha em meados do século XIX, e a também a nível musical, os compositores encontraram nos romances medievais uma fonte de inspiração para argumentos das suas óperas.
Tristão e Isolda de Wagner produziu um impacto significativo nos compositores ocidentais, servindo de inspiração a músicos como Gustav Mahler, Richard Strauss, Karol Szymanowski, Alban Berg e Arnold Schoenberg.
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Fotos © A. Bofill / Liceu de Barcelona