O primeiro episódio do programa Bach e o seu Tempo é dedicado aos primeiros anos da vida de João Sebastião Bach. O episódio fala da genealogia do compositor, da sua família mais próxima e da sua Turíngia Natal. Aborda a primeira fase da juventude de João Sebastião, passada em Eisenach junto dos pais, irmãos, tios e primos, até atingir a idade de 10 anos, quando se muda para Ohrdruf para viver com o irmão mais velho, após ficar órfão de pai e de mãe.
Descreve, também, de um modo sucinto o ambiente social e económico por altura do nascimento de Bach. É um período importante na história da Europa, pois estamos na ressaca do Tratado de Vestefália, o acordo que pôs fim às guerras religiosas que devastaram os territórios que hoje pertencem à Alemanha e fez emergir uma nova ordem internacional.
A música que iremos tocar neste episódio é exclusivamente dos predecessores de Bach com uma influência marcante na formação musical do compositor. Começamos com Johann Pachelbel, um músico alemão pioneiro do Barroco do fim do século XVII, que trabalhou como organista da corte da cidade natal de Bach e ensinou o irmão mais velho de João Sebastião. Incluímos, de seguida, uma composição de Johann Christoph Bach, o antepassado da família que mais se destacou como organista e compositor, por quem o jovem João Sebastião nutria um justificado orgulho como um ilustre representante de uma distinta linhagem musical. Terminamos com vários compositores que foram referências importantes na educação musical de Bach.
Como autodidata aplicado, o compositor passava horas a fio em bibliotecas musicais estudando e copiando partituras de compositores dos mais diversos estilos e escolas musicais. Sucessivamente, escutaremos música de Albinoni, Corelli, Frescobaldi, Lully e Kuhnau.
José Corrêa Guedes