No próximo domingo, dia 21, pelas 18h00, a Antena 2 apresenta Pepita Jiménez, do compositor espanhol Isaac Albéniz, gravada no Teatro de la Zarzuela, em Madrid, em outubro de 2025, no programa Mezza-Voce de André Cunha Leal. Uma ópera cómico-lírica, nesta versão, em três atos, com libreto em inglês de Francis Money-Coutts, que estreou a 5 de janeiro de 1896, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona.
Isaac Albéniz | Pepita Jiménez
Composta em 1896, Pepita Jiménez é a principal incursão de Isaac Albéniz no domínio da ópera, uma obra que alia o lirismo romântico ao colorido hispânico característico do compositor.
Baseada no romance homónimo de Juan Valera, a ópera apresenta uma reflexão subtil sobre o conflito entre dever espiritual e paixão terrena, transposta para uma Espanha idealizada e profundamente emotiva. A história acompanha o jovem seminarista Luis de Vargas, cuja fé é posta à prova quando se apaixona pela bela Pepita Jiménez, antiga noiva de seu pai.
O enredo, simultaneamente íntimo e simbólico, revela o dilema entre o desejo e a renúncia, tratado por Albéniz com uma escrita musical requintada, onde se cruzam a tradição operática italiana e a melancolia das melodias ibéricas.
No Teatro de la Zarzuela, em Madrid, sob a direção de Guillermo García Calvo, esta produção reúne um elenco de intérpretes especialistas no repertório espanhol: Maite Alberola (Pepita Jiménez), Leonardo Caimi (Luis de Vargas), Ana Ibarra (Antoñona), Rodrigo Esteves (Pedro de Vargas), Rubén Amoretti (Vicario) e Pablo López (Conde de Genazahar). O Coro e a Orquestra da Comunidade de Madrid, com a participação dos Pequenos Cantores da ORCAM, dão vida a esta rara joia do repertório lírico espanhol.
André Cunha Leal
Ver página da récita

@ Gemma Escribano – Teatro de la Zarzuela
Ficha técnica
Gravação na Teatro de la Zarzuela, em Madrid,
a 16 de outubro de 2025
Pepita Jiménez: Maite Alberola (S)
Luis de Vargas: Leonardo Caimi (T)
Antoñona: Ana Ibarra (MS)
Pedro de Vargas: Rodrigo Esteves (BT)
Vicario: Rubén Amoretti (T)
Conde de Genazahar: Pablo López (BBT)
Primer Oficial: Josep Fadó (T)
Pequenos Cantores da ORCAM
Coro e Orquestra da Comunidade de Madrid
Direção de Guillermo García Calvo