Pianista, gestora cultural e professora, desempenhou diversos cargos públicos e ligados a instituições culturais, entre os quais, o de Ministra da Cultura do XVIII Governo Constitucional, Diretora Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores, Presidente da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Deputada à Assembleia da República e membro da equipa de Educação Estética e Artística da Secretaria de Estado da Educação.
Tem o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa, é licenciada em Ciências Musicais e doutorada em Estudos de Género pela Universidade Nova de Lisboa com a tese Heroínas da Ópera do Primeiro Romantismo: as Vozes de um Discurso de Género.
Foi criadora do Festival MusicAtlântico dos Açores (1999-2009); foi Diretora Artística do Festival de Sintra (2018-2022); foi autora do programa Obra Prima para a SIC Notícias sobre Museus Portugueses; é autora de programas na Antena 2 desde 1999.
Gravou 5 CDs com música Portuguesa dos sec. XIX e XX.
Tem o Diploma de Mérito pela Accademia Musicale Chigiana de Siena, o 1º Prémio Città di Moncalieri, de Turim/Itália, e o Prémio Femina 2023 pelo “Estudo e Divulgação da Cultura, História e Sociedade de Matriz Portuguesa no estrangeiro e na Lusofonia”.
Em 2014 foi agraciada pelo Governo Regional dos Açores com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento.
Em 2024 foi-lhe atribuído o Prémio Carreira na categoria Artes, pela Universidade Nova de Lisboa.
É membro (não executivo) do Conselho de Administração da Fundação Oriente, integra o Conselho de Curadores da FLAD e é membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa.
É Presidente da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva desde dezembro de 2022.