Pianista, gestora cultural e professora, Gabriela Canavilhas desempenhou diversos cargos públicos e ligados a instituições culturais, entre os quais o de Ministra da Cultura do XVIII Governo Constitucional, Diretora Regional da Cultura do X Governo Regional dos Açores, Presidente da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Presidente da Academia Superior de Orquestra e Deputada à Assembleia da República.
Tem o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa, é licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e doutorada pela UNL em Estudos de Género com a tese Heroínas da ópera do primeiro romantismo: as vozes de um discurso de género.
Foi criadora e Diretora do Festival MusicAtlântico dos Açores (1999-2009); foi Diretora Artística do Festival de Sintra (2018-2022); colabora com a Antena 2 desde 1998; foi autora do programa para a SIC Notícias Obra Prima; integrou o Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação.
Detentora de vários prémios nacionais e internacionais como pianista, manteve intensa atividade artística nos palcos das principais salas de concerto, instituições culturais e Festivais nacionais. Internacionalmente, apresentou-se nos EUA (Nova Iorque) em Itália, no Brasil, em Macau, Alemanha e Canadá. Gravou 7 CDs.
Tem o Diploma de Mérito pela Accademia Musicale Chigiana de Siena. Em 2014 foi-lhe atribuída pelo Governo Regional dos Açores a “Insígnia Autonómica de Reconhecimento”.
Atualmente é Presidente da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.