Temporada de Concertos Antena 2
27 novembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Abril no Jazz
João Afonso + Big Band M. Nazaré
Big Band M. Nazaré
Sax Alto | Daniel Vinagre e Gustavo Mateus (soprano)
Sax Tenor | João Heliodoro e Guilherme Santos
Sax Barítono | Raquel Pais da Silva
Trompete | Vítor Guerreiro, Andreia Marques, André Venâncio e Margarida Louro
Trombones | André Ramalhais, Ricardo Sousa, Flávio Santos e Alexandre Vilela
Guitarra | Hugo Trindade
Piano | Ricardo Caldeira
Baixo | Tiago Lopes
Bateria | Bruno Monteiro
Voz | Júlia Valentim e João Afonso
Direção | Adelino Mota
Convidado | João Afonso
Programa
Charlie Parker, arranjo de John Wasson – Bílis Bounce
José Afonso, arranjo Hugo Trindade – Redondo vocábulo
Fausto Bordalo Dias, arranjo João Capinha – Atrás dos tempos
Kurt Weill, arranjo de Dave Wolpe – Mack the Knife
Boby Troup, arranjo de Mark Taylor – Route 66
Ray Charles, arranjo de Vitor López – Hallelujah I love Her So
José Mário Branco, arranjo João Capinha – Inquietação
José Afonso, arranjo João Capinha – Traz outro amigo também
João Afonso, arranjo de André Ramalhais – Baile em segredo
Em 2024, comemoram-se os 50 anos do 25 de Abril e os 25 anos da Big Band M. Nazaré. Com base nestas efemérides, surge a ideia quase natural de criar repertório para as comemorar.
A música dita de “Abril” tem, como sabemos, alguns temas associados e desses, uns são de Zeca Afonso. Já muito se fez sobre a obra deste cantautor, no entanto (que tenhamos conhecimento) ainda não foram criados arranjos para Orquestra de Jazz (Big Band) e cantor/a para as suas músicas icónicas. Foram encomendados arranjos específicos a vários compositores/arranjadores de reconhecido valor no meio artístico ligado ao jazz, para construir um repertório diferenciado e que deixe uma marca na música para estas formações.
Para este concerto foi convidado o cantor João Afonso, pela afinidade familiar com o Zeca Afonso, pelas suas qualidades artísticas e pelas características vocais similares.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
João Afonso | Autor e intérprete, nasceu em 1965 em Moçambique, onde viveu até 1978. Teve um primeiro momento de grande visibilidade quando, juntamente com José Mário Branco e Amélia Muge apresentou o projeto Maio Maduro Maio, feito com versões de canções de José Afonso, seu tio.
A solo estreou-se em disco com o álbum Missangas (1997), produzido por Júlio Pereira, e que recentemente conheceu uma edição comemorativa do seu vigésimo aniversário. Seguiram-se os discos Barco Voador (1999), Zanzibar (2002), Outra Vida (2006), Um Redondo Vocábulo (2009) e Sangue Bom (2014), este último com música de sua autoria para poemas inéditos de Mia Couto e José Eduardo Agualusa.
Ao longo da sua carreira trabalhou com músicos e intérpretes do panorama musical nacional e internacional como José Mário Branco, Fausto Bordalo Dias, Amélia Muge, Júlio Pereira, Filipa Pais, Uxia, Luís Pastor, o grupo Mestisay, Pablo Milanés, Paco Ibañez, Pedro Guerra e Javier Ruibal, entre outros.
A Big Band do Município da Nazaré formou-se em 1999 e tem uma formação clássica, sendo composta por 5 saxofones (2 altos, 2 tenores e 1 barítono), 4 ou 5 trompetes, 4 trombones, piano, guitarra, baixo, bateria e voz em alguns temas. Ao longo dos anos tem havido rotação dos seus elementos, continuando a gerar músicos para as escolas superiores e/ou outras formações profissionais.
Esta Big Band fez Concertos em Portugal, Espanha, Bélgica e Alemanha, em diversos Festivais e concertos incluídos na programação de várias salas, destacando alguns: Festival de Jazz de Ponte-Vedra, Festival de Música de Medina del Campo, Jazz às Quintas no CCB, Festa do Jazz no Teatro S. Luíz, Palco 1º de Maio da Festa do Avante, Cister Música, no Hot Club de Portugal, “A Arte da Big Band” em Lisboa e na Casa da Música do Porto.
Conta já com 6 Cds gravados, sendo: Big Band Nazaré em 2003; Filme em 2006; 10 Anos em 2009 e Best Friends (gravado ao vivo no CCC de Caldas da Rainha em 2012); grava em 2016 o CD Special Guests tendo como convidados Sérgio Carolino, Lúcia Moniz, Mariana Norton, Daniel Bernardes e Rúben da Luz; em 2019 grava Vinte para comemorar os 20 anos da sua atividade. Estes são a mostra da evolução musical desta formação e todos receberam os melhores elogios da crítica especializada, tendo sido discos em destaque em alguns programas de rádio e revistas dedicadas ao jazz.
Desde 2017 abre o Festival de Jazz do Valado, num concerto no Cine-Teatro da Nazaré, tendo já tido como convidados: Carlos Alberto Moniz, Marisa Liz, Rita Guerra, Sónia Tavares, FF, Lena d’Água, Cristina Maria e João Afonso.