Temporada de Concertos Antena 2
18 março | 19h00
Auditório da Escola Secundária João de Barros
em Corroios, Seixal
Entrada gratuita
Anthony Aarons & João Santos
Anthony Aarons, trompete
João Santos, orgue-célesta (Mustel, 1898)
Programa
Henri Tomasi (1901-1971) – Variations Grégoriennes sur un Salve Regina (transcrição J. Santos)
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
– Ich ruf’ zu dir, Herr Jesu Christ!, BWV 639 (transcrição J. Santos) *
– Arioso, BWV 1056 (transcrição J. Santos)
– Christ lag in Todesbanden, BWV 625 (transcrição J. Santos) *
Francisco de Perazza (1564-1598) – Tiento de primero tono
Sigfrid Karg-Elert (1877-1933) – Näher, mein Gott, Zu dir! *
Jacques Castérède (1926-2014) – da Sonatine para trompete e piano
– Andantino (transcrição J. Santos)
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
– O Mensch, bewein dein Sünde groß, BWV 622 (transcrição J. Santos) *
– Nun komm’ der Heiden Heiland, BWV 659 (transcrição J. Santos)
– Coral final da Paixão Segundo São Mateus (transcrição J. Santos) *
David Sutton-Anderson (n. 1956) – Sonata pian’e Forte
– Andante
– Allegro
* orgue-célesta solo
Um concerto que reúne o trompete e o harmónio de arte numa combinação inédita.
O programa apresenta repertório clássico de trompete adaptado para harmónio Mustel, bem como transcrições especialmente concebidas para este dueto. O Orgue-Célesta Mustel, construído em 1898, é um dos expoentes do conceito de “harmonium d’art” e foi recentemente resgatado do esquecimento. Dotado de uma expressividade única e de uma paleta tímbrica sofisticada, tem sido protagonista de vários concertos, sempre com grande receptividade. Desta vez, surge em diálogo com a sonoridade incisiva do trompete, explorando um universo expressivo delicado e cheio de nuances. A ligação entre estes dois instrumentos, tão distintos, mas ambos dependentes do ar, revela uma simbiose surpreendente e uma experiência musical inovadora.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Alexandra Louro de Almeida
Anthony Aarons | Apresentou-se como solista em alguns dos mais notáveis palcos mundiais incluindo o The Royal Albert Hall, The Festival Hall (Londres), Lincoln Center (Nova York), Megaron Hall (Atenas), St Mary’s Cathedral (Sydney), St James Piccadilly London, Prague Symphony Hall (Prague Spring Festival), Purcell Room e Queen Elizabeth Hall (Londres), Canterbury Cathedral, Winchester Cathedral,
Hampton Court Palace, Sydney Opera House, Cardinal Cerretti Chapel Sydney, Kensington Palace, Galway Festival, Maison Lafitte e Les Halles (Paris), Kings College Chapel (Cambridge), Cambridge Digital Arts Festival, Colourscape Festival UK Tour: York, Oxford, Edimburgo, Londres, Bremen Trumpet Days.
Como trompetista realizou transmissões para a BBC Radio 4, BBC Radio 5 e BBC Radio 3, Classic FM, Australian Broadcasting Corporation, Fine Music FM, Canadian Broadcasting Corporation, WBRC Washington, KBRC Boston, Russian Classical Radio.
Realizou masterclasses, palestras e cursos (lidar com o nervosismo, presença em palco e comunicação bem-sucedida com o público, e desenvolvimento técnico específico) em instituições como Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford, Conservatório Superior de Música de Paris, Royal College of Music, Trinity College of Music, Bremen Orchesterschule, Bremen Trompete Tage, Universidade de Belfast, Queen’s University Ireland, Universidade de Toronto, London College of Music, Royal Northern College of Music, Trinity College Dublin. Foi assistente em aulas particulares de Pierre Thibaud em Bremen.
Aarons estudou no Royal College of Music London e fez uma Pós-graduação em performance no CNSM de Paris. Aarons é membro da Royal Society of Arts, fundador e diretor artístico do Festival de Artes Digitais de Cambridge, orientador e professor convidado do Festival das Artes, Saúde e Música, fundador e trompetista principal do Australian Brass Collective.
A sua discografia inclui: Regal Fanfares, Angelic Harmonies, Ceremonial Trumpets (Griffin Label), Slide (NMC Label), Dreams & Journeys, Undercurrents (SP Label), The Falcon (SP Label).
João Santos | Licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, onde estudou com Luca Antoniotti (Órgão), Eugénio Amorim (Composição e Direção de Coros), Cesário Costa (Direção de Orquestra), Anselm Hartmann (Piano), entre outros.
João Santos tem-se destacado nas áreas de Órgão e Composição, tanto a nível nacional como internacional, contactando com célebres organistas como T. Jellema, W. Zerer, M. Bouvard, J. Janssen, F. Espinasse, O. Latry, D. Roth, L. Scandali, entre outros.
Participou nos prestigiados concursos internacionais de órgão e efectua regularmente concertos por todo o país e estrangeiro, de onde se destacam a Catedral de Westminster (Londres), o Orgelfestival Rhür (Alemanha), a Catedral de Notre Dame de Paris, o St. Christoph Summer Festival (Vilnius), entre outros. Foi solista com a Orquestra Clássica da Madeira durante o Festival Internacional de Órgão da Madeira, 2014, e tem trabalhado com grande parte das orquestras nacionais.
Como compositor, obras suas têm sido reconhecidas internacionalmente, culminando com a publicação de algumas obras. A sua transcrição para seis órgãos do Allegretto da 7ª Sinfonia de L. van Beethoven arrecadou o primeiro prémio no concurso internacional de composição
Órgãos de Mafra, 2017. Em 2019, na edição seguinte deste mesmo concurso, obteve o primeiro prémio na Categoria A com uma obra original intitulada Magnificat, para seis órgãos.
Recentemente, tem recebido diversas encomendas de composição para variadas áreas e efetivos, nomeadamente festivais de música e para a liturgia.
João Santos desenvolve desde 2020 uma pioneira investigação sobre o harmónio em Portugal, com enfoque especial no Harmonium d’Art. Com o intuito de operar o renascimento deste instrumento no nosso país, cria em 2023 o “fort’Expressivo, atelier de música”, cuja coleção conta já com a presença de dois instrumentos da histórica casa V. Mustel: o mítico Orgue-Célesta de 1898 e um Orgue Expressif de 1899.
João Santos é acompanhador do dueto de contratenores Encanto, com quem apresenta regulares concertos por todo o país, bem como em inúmeras digressões no estrangeiro, nomeadamente França, Suíça, Brasil, Estados Unidos, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Eslováquia.
De 2010 a 2018, João Santos foi organista titular do Santuário de Fátima. Desde 2018, é membro permanente da equipa de organistas responsáveis pelos concertos a seis órgãos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.
Dirige o Coro Carlos Seixas (Coimbra) desde a sua fundação e é organista titular da Catedral de Leiria desde 2007.