Temporada de Concertos Antena 2
10 outubro | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Canções para Piano e Voz
Armando Possante e Constança Melo, canto
Pedro Vieira de Almeida e Marta Mata, piano
Composições de João Camacho
Programa
Lançamento e Apresentação do CD
João Camacho: Canções (vol. 1)
João Camacho –
Canções do Douro (2013)
Douro
S. Leonardo de Galafura
Três Canções para Piano e Voz Grave (1994)
A Rosa
Paira à Tona de Água
Quando Ela Passa
Duas Canções de Eugénio de Andrade (1998)
Canção Escrita nas Areias de Laga
Lisboa
Seis Canções Populares Portuguesas (1999)
Lira
Tintim
Moleirinha
Foi na Loja do Mestre André
A Palavra Saudade
Canção da Vindima
Two Poems by Percy Shelley (2009)
A Widow Bird
A Lament
De Eugénio de Andrade (2006)
Espera
Três Canções em Tons de Azul (2023)
Canção
Horas Rubras
De Longe Te Hei-de Amar
Três Poemas de David Mourão Ferreira (2024)
Nocturno
Tocata e Fuga
Praia do Paraíso
De Afonso Lopes Vieira (2024)
Cantiga das Flores do Monte
A ideia de um disco com as minhas canções surgiu em 2018. Nessa altura dava aulas no Instituto Gregoriano de Lisboa, e durante a semana aberta da escola, uma semana de concertos dados pelos professores e alunos da instituição e abertos à comunidade, surgiu a ideia de dar um concerto com as minhas canções, neste caso, as que estavam escritas na altura. Cantaram nesse dia o Armando Possante e a Elsa Cortez, e tocaram quase todos os professores de piano da escola (e eram muitos). O concerto foi um sucesso e a vontade de passar a música para CD ficou, mas nunca se concretizou. Em 2023 tomei conhecimento do apoio que a Sociedade Portuguesa de Autores estava a conceder aos seus associados, através do seu Fundo Cultural. Resolvi tentar a sorte fazendo uma candidatura, candidatura essa que foi bem sucedida tendo o apoio sido concedido. Desde então, a azáfama tem sido grande: contactar os músicos que escolhi, contactar entidades para apoio à logística (local de gravação, concerto de lançamento, etc.), escrever as músicas que faltavam, realizar as gravações, tentar misturar e masterizar eu próprio (o que acabou por não acontecer), tratar do lançamento nas plataformas de streaming, tratar dos direitos de autor de todos os poemas que utilizei, escolher a empresa para a produção física do CD, enfim, tudo o que envolve um projeto deste tipo. O resultado é o que o leitor tem na mão: vinte e três canções com textos de poetas maravilhosos (na sua grande maioria portugueses), compostas ao longo de trinta e cinco anos de carreira, e o meu primeiro disco monográfico que, espero, seja do seu agrado. Todas estas canções têm uma história que pode ser acedida ao visitar a página joaocamacho.net.
João Camacho
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein
João Camacho | Nascido em Luanda, Angola, em 1972, iniciou os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música de Lisboa. Já no Conservatório Nacional de Lisboa, conclui, na classe de Bom de Sousa, o curso complementar de Piano, tendo a partir do 4º ano sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Também no conservatório, aumentou o seu gosto e interesse pela composição, e influenciado pelo seu amigo e mestre Eurico Carrapatoso optou por seguir o curso de composição quando ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta escola, teve oportunidade de trabalhar com alguns dos mais influentes professores e compositores do panorama musical nacional, casos dos Professores C. Bochmman, A. Pinho Vargas, C. Caires ou S. Azevedo. Finalizado o bacharelato em composição, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra. Conclui, em Agosto de 2002, a licenciatura do curso de Direção de Orquestra na classe de direção do maestro Jean-Marc Burfin. Conclui em Agosto de 2016 o Curso de Profissionalização em Serviço da Universidade Aberta.
Tem dirigido com regularidade e com vários repertórios a orquestra da Foco musical, com quem teve a oportunidade de estrear em 2001 a cantata para coro e orquestra O Conquistador da autoria do compositor Jorge Salgueiro. Foi membro do Coro de Câmara de Lisboa entre 1992 e 2000, sob a direção da Maestrina Teresita Gutierrez Marques.
Harmonizações suas foram publicadas pela A.C.A.L. nos seus Cancioneiros Antológicos (I e II), e vários coros têm gravado a sua música em disco, nomeadamente o Coro de Câmara de Lisboa, o Coro Ricercare, o Coro Lisboa Cantat e, mais recentemente, o Australian Boys Choir.
Entre 1998 a 2007 foi professor na escola de música António Maldonado Rodrigues – Associação Física de Torres Vedras, onde lecionou Análise e Técnicas de Composição, Formação Musical, Acústica e Organologia e Coro. Entre 2015 e 2018 foi professor no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde lecionou Orquestra e Coro Geral. É professor desde 2003 no Conservatório Regional de Palmela, onde leciona Coro Geral e Análise e Técnicas de Composição, dirigindo ainda o Coro Infantil.
Em 2006 ganhou o prémio “Pixel Boy Award”, um prémio na altura instituído em Portugal pela Academia Pixel Boy, na categoria de melhor som/banda sonora. Em 2007 foi vencedor da 2ª edição do concurso de composição “Lopes-Graça, Cidade de Tomar”, com a obra para coro Duas Canções Alentejanas. Em 2011 foi vencedor do concurso de composição D. Dinis, na categoria de Coro Infantil, com a obra Dois Poemas de Eugénio. Já em 2014 foi finalista no concurso internacional de composição “Australian Boys Choir Choral Composition Competition” com a obra Three Poems by William Blake.
Em 2004 inaugura online o website www.joaocamacho.net onde expõe a sua música, incluindo exemplos sonoros das várias bandas sonoras que tem escrito para jogos de computador, filmes e rádio, e onde disponibiliza algumas das suas partituras para download. Em 2008, foi escolhido pela Antena 2 para escrever toda a música de continuidade para esta estação estatal. Em 2016 voltou a ser escolhido para o mesmo trabalho, tendo dirigido a Orquestra do Norte nas sessões de gravação. O resultado pode ser ouvido todos os dias na Antena 2.
Como compositor, tem sido convidado a compor obras originais, assim como arranjos variados, para um grande leque de agrupamentos de câmara, coros, bandas e orquestras, onde se destacam a Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária e a Orquestra do Norte.
Armando Possante | Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano, tendo concluído os cursos de Direcção Coral, Canto Gregoriano e Canto na Escola Superior de Música de Lisboa, escola onde actualmente ensina Canto. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Canto pelo IPL. Estudou Canto em Viena com Hilde Zadek e frequentou masterclasses de canto com os professores Christianne Eda-Pierre, Christoph Prégardien, Siegfried Jerusalem e Jill Feldman. Aperfeiçoou os seus estudos de Canto Gregoriano em Itália com os professores Nino Albarosa, Johannes Göschl, Alberto Turco e Luigi Agustoni.
É director musical e solista do Grupo Vocal Olisipo e do Coro Gregoriano de Lisboa, tendo-se apresentado em concertos e orientado workshops em todo o mundo.
Gravou mais de duas dezenas de discos, com elevado reconhecimento crítico, e apresentou-se em concerto em toda a Europa, Ásia, América do Norte e Norte de África. Conquistou primeiros prémios, a solo e com o Grupo Vocal Olisipo, em vários concursos internacionais em Portugal, Itália, Bulgária e Finlândia. Apresenta-se regularmente como solista em recital, oratória e ópera, tendo colaborado com as principais orquestras e maestros do país.
Constança Melo | Soprano Lírico de Coloratura, nascida em 2003, começou os seus estudos em 2016, com a sua atual Professora Mezzo-Soprano de Nacionalidade Ucraniana, Larissa Savchenko. Participou no Concurso Nacional “Got Talent Portugal” em 2015, onde ganhou o botão dourado, oferecido pela mentora Sofia Escobar, chegando às finais. Fez várias aparições em palco na Europa e fora, tais como: – Convento de Ugljan (Croácia), ISEG, Teatro Amazonias (Brasil, Manaus), Teatro Joaquim d’Almeida, entre outros(…).
Com apenas 13 anos, teve nota máxima no exame de entrada do Conservatório Nacional de Lisboa e nos anos seguintes, conquistou vários pontos do mundo em concursos, como o “Concorso Lirico Virtuale SOI Fiorenza Cedolins” em Itália (2020), onde em 2020, conseguiu classificação como finalista na “Villa Medici Giulini”, em Milão. Participou num concerto como solista, com a orquestra barroca “I Solisti Veneti”, dirigida pelo Maestro Italiano Giuliano Carella, na basilica de Santo António, em Pádua. É sócia honorária do Rotary Clube Lisboa Centro.
Conquistou também altos valores e prémios em competições internacionais, como o Concurso de Canto Lírico de Lousada e Cascais Ópera, onde recebeu consequentemente uma Masterclass em Espanha com a grande soprano Mariella Devia e uma participação como solista no Festival de Música de Mafra, em 2025. No final de 2024 conta com vários projetos, entre eles, participação como Barbarina, em Le Nozze di Figaro, no TNSC e um lançamento de um CD de nomeadas canções do compositor português, João Camacho.
Está, atualmente no segundo ano de ensino do curso de música, no Conservatório Nacional (EMCN), com a professora Larissa Savchenko.
Pedro Vieira de Almeida | Natural de Coimbra (1979) concluiu a licenciatura em piano em 2002 na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2004 começou a frequentar o Mestrado em Artes Musicais, domínio de Música de Câmara, na Universidade Nova de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa, mestrado este que concluirá com cotação máxima.
Em 1995 e 2002 foi premiado, respetivamente, no Concurso de Piano da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos.
Artisticamente tem tido uma intensa atividade musical, efectuando concertos por todo o país; colaborando em festivais; em concursos (FISP – Festival internacional de saxofone de Palmela, CIMCA / CIMTS (Concurso internacional de música cidade de Almada / terras de Sant’iago) e respetivos festivais. Participou na gravação de 3 cd’s com o saxofonista João Pedro Silva. Trabalhou em teatro, cinema e televisão. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 1997. É professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (Lisboa).
Marta Mata | Jovem pianista portuguesa radicada em Bruxelas. Reconhecida pela sua forma expressiva e apaixonada de tocar, as suas atuações a solo são complementadas pela sua participação em vários projetos de música de câmara. Nestas colaborações, tem estreado composições de vários compositores portugueses, tais como Daniel Bernardes, Lino Guerreiro e João Camacho.
Tem atuado em diversas salas, nomeadamente CCB (Centro Cultural de Belém), Muziekgebouw, Museu do Oriente, Centro Cultural de Cascais, Picadeiro Real, Academia das Ciências de Lisboa e Theatro Thalia. Foi premiada em concursos como o Concurso de Piano de Oeiras (1º Prémio) e o Prémio INATEL/OML. Recebeu ainda uma prestigiada bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian durante os seus estudos com Frank van de Laar no Conservatorium van Amsterdam. Atualmente, está a tirar um mestrado sob a orientação de Aleksandar Madžar no Koninklijk Conservatorium Brussel.