28 Janeiro | 19h00
Auditório 2
Recital dos Vencedores Solistas de Nível Superior
Joaquim Rocha, trombone
Teresa Jesus, violino
Pedro Finisterra – Ma.rim.ba, para marimba e eletrónica – 5’30’’
Daniel Davis – Across borders, para vibrafone e eletrónica
Manuel Moreira – Três Melódicas, para melódica e eletrónica
Steven Snowden – Through the looking Glass, para violino, marimba e electrónica
[2ª parte]
Joana David, piano
Eugène Bozza – New Orleans
Joe Buono – Elegy, para trombone baixo e piano
Cristiano Rafael Silva Rios | Nascido a 1 de Março de 1996, começou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade.Em 2006 ingressou no Conservatório de Música da Jobra (CMJ) onde estudou com Bruno Estima, Jeffery Davis e Pedro Fernandes.
No âmbito orquestral trabalhou com os maestros Alberto Roque, Clark Rundell Domenico Longo, Graeme Jenkins, Jean Sebastian Béreau, Thomas Reed, Sesto Quatrini, entre outros. Participou em inúmeras Masterclasses com Jean Geoffroy, Ji Hey Jung, Miquel Bernat, Nick Woud, Peter Sadlo, Raymond Curfs, Svet Stoyanov, entre outros. Em 2014, terminando o recital com nota máxima no CMJ, foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Charles Richard Buckley, Jeffery Davis e Pedro Carneiro.
Em 2017, estreou nacionalmente, a obra “DJINN” para marimba e orquestra do neozelandês John Psathas. Mais tarde, em 2018, ganhou o 2º Lugar no Concurso Internacional de Percussão de Gondomar na Categoria Sénior e, no ano de 2019 venceu o 1º Prémio no Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior, nível superior. Ainda no mesmo ano arrecadou o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos, nível superior de Percussão.
É regularmente convidado a colaborar, como reforço, da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfonietta e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Joaquim Rocha | Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva, com o professor David Silva, concluindo o curso secundário com a classificação máxima na disciplina de instrumento. Terminou a licenciatura em trombone em 2017, na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, na classe do professor Severo Martinez, com a classificação de 20 valores no recital final.
Em 2016, foi o vencedor da categoria George Roberts do concurso inserido no International Trombone Festival, realizado na Julliard School, em Nova Iorque. No mesmo ano, ganhou também o 1º prémio no I Concurso Internacional de Trombone (em Castelo de Paiva).
Em 2019 venceu a categoria de Trombone Superior no Prémio Jovens Músicos, onde teve a oportunidade de tocar a solo com a Orquestra Gulbenkian no concerto de laureados. Tem vindo a colaborar com várias orquestras, tais como: Sinfónica da Galiza, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Guimarães. Do mesmo modo, realizou estágios em orquestras de jovens, com destaque para a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo e a Orquestra de Jovens da Sinfónica da Galiza.
Participou em diversos cursos e masterclasses, ministrados por solistas internacionais, dos quais são exemplo Stefan Schulz, Ian Bousfield, Andreas Klein, David Bruchez, Jamie Williams, Jon Etterbeek, Petur Eiriksson, Filipe Alves, Gabriel Antão, Bill Thomas, Nathan Zgonc.
Atualmente é membro da Orquestra Sinfónica Portuguesa, e frequenta o mestrado em ensino na Escola Superior de Música de Lisboa.