5ª feira | 23 Fevereiro | 19h00
do Centro Cultural de Belém
Maiores 6 anos
Concerto | Música Barroca
Ensemble Fiori e Fuoco
Orlanda Velez Isidro, soprano
Pieter Affourtit, violino
Pedro Lopes, violino
Sophia Reiß, violoncelo
Helena Raposo, teorba
Programa
Giovanni Paolo Cima (1570-1630) – Sonata para violino, violone e contínuo em Sol menor
Claudio Monteverdi (1567-1643) – Lamento della Ninfa, para soprano e contínuo
Giovanni Girolamo Kapsberger (1580-1651) – Prelúdio nº 12 em Lá menor
Tarquinio Merula (1595-1665) – "Canzonetta Spirituale…"
Domenico Gabrielli (1659-1690) – Ricercar 3 em Ré maior, para violoncelo solo
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) – "Vestiva e Colli", para soprano e alaúde
Giovanni Girolamo Kapsberger (1580-1651) – Toccata Seconda Arpeggiata
Claudio Monteverdi (1567-1643) – "Quel sguardo…", para soprano e contínuo
Tarquinio Merula (1595-1665) – Ciaconna em Dó maior, para 2 violinos e contínuo
Dietrich Buxtehude (1637-1707) – "Herr wenn ich nur Dich habe", para soprano, 2 violinos e contínuo
O Ensemble Fiori e Fuoco é constituído por intérpretes com diferentes percursos musicais e culturais, todos com uma paixão unificadora pela Música Antiga.
Orlanda Velez Isidro estudou violino, piano e canto e é licenciada em Ciências Musicais, com bacharelato em canto pelo Conservatório Real da Haia, Holanda. Apresentou-se a solo e música de câmara com maestros como William Christie, Ton Koopman, Jos van Veldhoven, entre outros. Do seu repertório, que abarca do séc. XVI ao séc. XX, contam-se inúmeras gravações. É psicoterapeuta somática.
Pieter Affourtit nasceu em Rhoon, Holanda. Apresenta-se há 30 anos como concertino de várias orquestras barrocas europeias como Freiburguer Baroque Orchestra e Dutch Bach Society. Fez inúmeras gravações como solista e música de câmara. É uma referência como luthier de arcos historicamente documentados, tendo como clientes importantes instrumentistas e ensembles.
Sophia Reiss nasceu em Augsburg. Estudou violoncelo moderno e barroco em Viena e Frankfurt. Fez parte da NDR Symphony Orchestra de Hannover e da Gewandhausorchester de Leipzig. É chefe de naipe (violoncelo barroco) na Leopold Mozart Orchestra e na La Banda Augsburg.
Pedro Lopes é docente de violino na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Apresenta-se como solista e 1º violino. Foi vencedor do 1º prémio em Música de Câmara e do 2º prémio em violino solista do Prémio Jovens Músicos. Integra o "Ensemble 2016" de João Vasco e a Orquestra sem Fronteiras.
Helena Raposo especializou-se em instrumentos antigos de corda pulsada no Trinity College of Music de Londres. Tem atividade regular como freelancer com diferentes agrupamentos e orquestras portuguesas e estrangeiras, atuando em diversos festivais e salas em Espanha, Itália, Alemanha e Holanda. É professora de alaúde e música antiga no Conservatório Nacional em Lisboa.