Temporada de Concertos Antena 2
21 dezembro | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Filipa Portela & Pedro Costa
Recital de canto e piano
Filipa Portela, soprano
Pedro Costa, piano
Programa
Arnold Schönberg – Brettl Lieder
Leonard Bernstein – La Bonne Cuisine
Francis Poulenc – La Courte Paille
– La Voix Humaine (excerto)
Richard Strauss – 3 Lied der Ophelia
Francis Poulenc – Non, monsieur mon mari (Les Mamelles de Tirèsias)
Isabelle Aboulker – Je t’aime
Este programa é como um prisma que reflete a vivência da mulher e do seu papel no mundo até agora, mostrando muitas das suas facetas: a amante, a mãe, a mulher emancipada, a mulher dona de casa, a mulher e o seu desejo, a mulher levada à loucura.
Entre as deliciosas canções gastronómicas do Bernstein e as canções de cabaret picantes do Schönberg, somos surpreendidos por uma personagem inesperada, a Ofélia de Hamlet que, fora de si, nos revela dores, confusões e emoções das quais embora não consiga tirar sentido, forma sem dúvida as mais belas palavras, palavras de uma verdade e profundidade incompreensíveis.
Passamos então para um Poulenc sensível, maternal, que ao mesmo tempo nos presenteia com a personagem Therèse, transformada em homem sob o nome de Tirèsias, a mulher emancipada, seguida de uma frágil mas não menos corajosa Elle (A Voz Humana).
Para fechar o programa com um nome feminino – a compositora Isabelle Aboulke – a extravagante canção que nos apresenta essa frase tão batida e tão intemporal: Je t’aime!
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Filipa Portela I Descobre o mundo da música clássica no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, onde estuda canto e guitarra clássica. Após um período em que explora vários caminhos artísticos como a dança, o cinema, o teatro, a Commedia dell’Arte e o Clown, inicia a sua Licenciatura em Canto na Universidade de Aveiro em 2013, com Isabel Alcobia. Conclui a sua formação com um Mestrado em Canto, variante Performance, no Conservatório Real da Escócia em 2018.
Em 2017, vence o 1º Prémio e o Prémio de Público ex-aequo, no 19º Concurso de Interpretação do Estoril.
Entre 2017 e 2023 apresenta-se a solo em vários festivais, Cistermúsica, Festoril, Festival Internacional de Música Clássica da Póvoa do Varzim, Festival ao Largo e Operafest Lisboa e com diversas orquestras, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Filarmonia das Beiras e o Ensemble MPMP e também na Antena 2.
Dirige, canta e produz a ópera La Voix Humaine (Poulenc), apresentando-a no Festival Edinburgh Fringe (2019) e em Leipzig (2022), com o apoio da bolsa Neustart Kultur, projeto este que recebeu críticas de 4 e 5 estrelas.
Em 2020, encomenda a três compositores 5 canções para as Cartas de Mariana Alcoforado, apoiada pela DGArtes. Entre 2021 e 2022 colabora e participa na série de concertos de Música Contemporânea “Neues bei Grieg” em Leipzig, no Grieg Begegnungstätte. Em Agosto de 2022 estreia-se no Operafest Lisboa como Oscar no Baile de Máscaras (Verdi). Em Maio 2023 apresenta-se no CCB como cover de Susana Gaspar, no papel da Governess, da ópera The Turn of the Screw (Britten). Ainda no mesmo mês, ganha o 3º Prémio e o Prémio do Público no Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. No Operafest 2023 interpretou 1ª Dama e a Papaguena na ópera A Flauta Mágica e a Frasquita na ópera Carmen.
Pedro Costa | É um pianista português sediado em Viena, Áustria. Desde 2017, ocupa o cargo de professor correpetidor na Universidade de Música e Artes do Espetáculo de Graz.
Especializado em Lied e Música de Câmara, foi premiado com o 1º Prémio de Piano no Concurso de Lied Helmut Deutsch em Viena (2021) e com o 2º Prémio no Concurso Internacional de Lied “Franz Schubert & Modern Music” em Graz (2022). Também foi vencedor de outros concursos, como o Concurso Louis Spohr de Acompanhamento de Canção em Kassel, o Prémio de Acompanhador no Concurso de Canto da Fundação Rotária Portuguesa em Lisboa e o 1º Prémio de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos. Também foi premiado em outros concursos importantes em Portugal e na Bélgica, como o Concurso Nacional do Estoril e o Concurso New Tenuto, entre muitos outros.
Ativo como solista e recitalista, Pedro Costa já se apresentou em várias salas de concertos europeias, incluindo o Wigmore Hall em Londres, a Große Saal Mozarteum em Salzburgo, a Flagey em Bruxelas, a Casa da Música no Porto, o CCB, o Teatro S. Carlos e a Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Como solista, também se apresentou à frente de orquestras como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orkest der Lage Landen e a Koninklijke Muziekkapel van Gidsen.
Colabora regularmente como professor e músico convidado com o projeto educativo Xiquitsi em Maputo, Moçambique.
Como co-fundador e Diretor Artístico do “Projeto:Canção”, criou um festival dedicado ao Lied em Porto, em 2022, com a missão de promover este género em Portugal.
Nascido em 1989 em Macau, Pedro Costa estudou em Portugal com Fausto Neves e Luís Filipe Sá na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e posteriormente concluiu com distinção, um Mestrado em Piano com Piet Kuijken no Koninklijk Conservatorium Brussel, na Bélgica, e um Mestrado em Acompanhamento Vocal na Kunstuniversität Graz, na Áustria, com Joseph Breinl e Julius Drake. Também participou em masterclasses com Udo Reinemann, Christianne Stotijn, Anne Sophie von Otter, Peter Schreier, Christoph Prégardien, Brigitte Fassbaender, Wolfgang Holzmair, entre muitos outros.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2