Temporada de Concertos Antena 2
8 julho | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Irene Lima & João Paulo Santos
Recital de violoncelo e piano
Irene Lima, violoncelo
João Paulo Santos, piano
Programa
Diego Kovadloff
I – Variaciones Libres – violoncelo e piano
II – Impromptu – violoncelo solo
III – Tríptico – violoncelo e piano
IV – Suite Breve – violoncelo solo
Umbra
Duelo
Lamento
Alejandro Erlich Oliva
I – Suite Italiana – violoncelo e piano
Tarantella
Barcarola
Saltarello
II – Setubalianas – violoncelo e piano
Duas danças tradicionais da Península de Setúbal, Portugal
Canção do litoral, Laguna Setúbal (Santa Fé), Argentina
III – Prelúdio Pluralista com Tendências Internas – violoncelo solo
Prelúdio Pluralista
Tendência Retrógrada
Efémera Tendência Palíndroma
Tendência Final Dissidente
IV – Elegia “in memoriam” Olga Prats – violoncelo e piano
Recital de Música de Câmara com obras especialmente dedicadas pelos compositores Alejandro Erlich Oliva e Diego Kovadloff, em estreia absoluta.
Através da totalidade do repertório deste concerto, os compositores e produtores argentinos Alejandro Erlich Oliva e Diego Kovadloff rendem homenagem à grande violoncelista portuguesa Irene Lima. O programa apresenta obras dedicadas à intérprete, em estreia absoluta. Nas intervenções pianísticas, entra em palco o prestigiado pianista e diretor coral e sinfónico João Paulo Santos.
Neste concerto Antena 2, os compositores dão continuidade à ação iniciada em 2023 com o CD Encontro em Lisboa, projeto baseado em repertório autoral próprio, estreado publicamente por intérpretes significativos na vida musical portuguesa.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein
Alejandro Erlich Oliva (Buenos Aires, 1948) | Contrabaixista, compositor e produtor radicado em Portugal desde 1976.
Foi primeiro contrabaixo solista da Orquestra Gulbenkian (1976/2010), membro fundador e produtor do Opus Ensemble (1982/2012), membro fundador do Colecviva (dirigido por Constança Capdeville), Vice Presidente da Mesa de Assembleia Geral do Sindicato dos Músicos Portugueses e do Conselho Português da Música da UNESCO (em representação do Opus Ensemble. Dictou cursos e Masterclasses nomeadamente no ESART (Castelo Branco), no Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian, na Escola de Música do Porto e no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón (Buenos Aires).
O seu catálogo autoral está enquadrado na área da música de câmara. Obras da sua autoria foram interpretadas publicamente em Portugal, Cabo Verde, Espanha, França, Inglaterra, Polônia, Luxemburgo, Estados Unidos de América, Argentina, Brasil, Uruguai, China, Japão e Coreia do Sul.
Diego Kovadloff (Buenos Aires, 1968) | Compositor e baixista, radicado em Londres desde 1990, com atividade que abrange os campos da música de câmara e jazz-rock. Como instrumentista, colabora com vários artistas e conta com una discografia variada. É líder e fundador do grupo Lomo, com uma crescente discografia de composições da sua autoria. Como compositor, no âmbito da música de câmara, peças da sua autoria foram executadas em palcos da Europa e América Latina. Desde 1990, é discípulo de Alejandro Erlich Oliva. Esta relação pedagógica e profissional constitui o eixo da sua formação musical. Também se formou em Goldsmiths’ College, Universidade de Londres, onde obteve o Master em Composição. Para além da sua atividade no campo da música, é poeta, com duas publicações na Argentina, traduções ao alemão e ao holandês e inclusão em antologias. Também é fotógrafo. Em 1995 obteve o bacharelato em Filosofia na London Metropolitan University.
Irene Lima | Natural de Lisboa, iniciou os estudos musicais com Adriana de Vecchi e Fernando Costa na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Estudou em Paris com André Navarra e Philippe Muller. Gravou para a EMI‐Classics a Sonata para Violoncelo e Piano de Luís de Freitas Branco e um CD com obras de Vivaldi, Boccherini e Bréval. Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfónica Portuguesa desde a fundação desta orquestra, ocupou igualmente esta posição na Orquestra do Teatro Real de Liège e na Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos.
Lecionou Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa.
Filipe de Sousa, Alexandre Delgado, Alejandro Erlich-Oliva, Diego Kovadloff e Vitor Santos dedicaram‐lhe obras para violoncelo.

@ Susana Chicó
João Paulo Santos | Fez o curso superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de Adriano Jordão. Trabalhou com Helena Sá e Costa, Joana Silva, Constança Capdeville, Lola Aragón e Elizabeth Grümmer. Entre 1979 e 1984 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris onde estudou com Aldo Cicolini.
Foi Maestro Assistente do Coro do Teatro Nacional de São Carlos (1984-1990) e, depois, Maestro Titular desse mesmo Coro (1990-2004). É Diretor de Estudos Musicais e Diretor Musical de Cena do Teatro Nacional de São Carlos. Dirigiu estreias absolutas de obras dos destacados compositores portugueses António Chagas Rosa, António Pinho Vargas e Eurico Carrapatoso.
Dirigiu Renard e Les Noces (Stravinsky), The English Cat (Hans Werner Henze), Orphée aux enfers (Jacques Offenbach), O Nariz (Dmitri Shostakovitch) e, em co-produção com a Culturgest, Hanjo (Hosokawa) e Pollicino (Hans Werner Henze) em estreia em Portugal.