Temporada de Concertos Antena 2
4 dezembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Marta Rodrigues Quinteto
Marta Rodrigues, voz e composição
Duarte Ventura, vibrafone
Miguel Meirinhos, piano
Gonçalo Naia, contrabaixo
João Sousa, bateria
Programa
Apresentação do álbum Inscape
1. Inscape
2. Onda
3. Part I Dancing with the Sea
4. Part II Waiting for Life
5. Why do I desire
6. Deriva
7. Chaos and Calm
8. When it’s all gone
Inscape apresenta composições originais que evocam diferentes ambientes e paisagens sonoras, através de uma profunda exploração de texturas e timbres, reforçadas por poemas e momentos de improvisação livre. Em todo o repertório, a liberdade, o conjunto e o lirismo são o mote. Partindo desta premissa, a cantora reuniu quatro músicos que se complementam e proporcionam uma diversidade que valoriza as suas composições.
Neste concerto, é apresentado Inscape, o disco de Marta Rodrigues Quinteto, editado pela Robalo Music em setembro deste ano com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, da Junta de Freguesia São Gonçalo de Lagos e da Antena 2.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Marta Rodrigues (Lagos, 2000) | Cantora e compositora, sediada em Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos, em violino, e concluiu o 5º grau na Academia de Música de Lagos. Posteriormente, ingressou no curso profissional de jazz (voz) no Conservatório de Música da Jobra e, em 2018, licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Durante a sua formação, teve a oportunidade de estudar com alguns dos músicos de jazz mais relevantes a nível nacional, como Maria João, João Paulo Esteves da Silva, Afonso Pais, André Fernandes, Demian Cabaud, João Moreira, entre outros. Atualmente, encontra-se a concluir o mestrado em Ensino de Música, também na ESML.
Lidera o grupo Marta Rodrigues Quinteto, que lançou recentemente o álbum Inscape pela Robalo Music, e co-lidera o trio Daya, com Bernardo Tinoco e João Hasselberg.
Enquanto ‘sidewoman’, colabora em diversos projetos, destacando-se Sépia e João Lencastre Dancing on Rail Tracks.
Para além da sua atividade como performer, dedica-se ao ensino, mantendo uma ligação próxima com a Orquestra Ligeira de Lagos, para a qual tem organizado workshops e masterclasses, além de estar envolvida na produção do festival anual Lagos MMFest, promovido pela mesma associação.
Duarte Ventura (2000) | Vibrafonista de jazz e música improvisada residente em Lisboa. O seu percurso académico passou pelo Curso Profissional de Jazz do CMC e pela ESML. Teve oportunidade em colaborar com músicos como Peter Evans, John O’Gallagher, João Barradas, André Fernandes, entre outros.
Atualmente integra vários projetos enquanto ‘sideman’, como Marta Rodrigues Quinteto, Apophenia, João Lencastre Dancing with Rail Tracks e Mário Franco Quarteto. Co-lidera os seus grupos de música original Godua, Trafiklys, AVC e lidera Duarte Ventura Quinteto, grupo vencedor do PJM 2023, com disco produzido por João Barradas previsto o seu lançamento para 2025. Participa em discos como Pietro Paris Trinta (Encore Music), Trafiklys (Timbuktu Records) e Godua Stop (Carimbo Porta-Jazz 2024) e Marta Rodrigues Quinteto Inscape (Robalo Music).
Miguel Meirinhos (1998) | Pianista residente na cidade do Porto. Ao longo dos últimos anos teve a oportunidade de integrar várias bandas focadas na interpretação de música original, entre estas o projeto com a cantora Joana Raquel, no qual é também compositor (Ninhos, Carimbo Porta-Jazz, 2022), Mário Barreiros quarteto (Dois Quartetos Sobre o Mar, 2022), Nuno Campos quarteto (Tacatarinaten, Carimbo Porta-Jazz 2020; Something to Believe In, Carimbo Porta-Jazz 2023), Pedro Molina Quartet, Esfanes. Atualmente é membro da prestigiada Orquestra de Jazz de Matosinhos, onde já colaborou com músicos como Guillermo Klein, Perico Sambeat, Chris Cheek, Kiko Freitas, entre outros.
Concluiu o ensino secundário artístico especializado no Conservatório do Porto e na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – a licenciatura em Performance Jazz.
Gonçalo Naia | Contrabaixista natural de Aveiro. Iniciou o seu percurso musical em 2015 no Conservatório de Música da Jobra onde teve a oportunidade de estudar com Demian Cabaud, Carl Minnemann, Marcos Cavaleiro, Pedro Neves, entre outros. Em 2018 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa na variante Jazz, estudando com Bernardo Moreira, Nelson Cascais, Jeffery Davis, Afonso Pais, Bruno Pedroso, entre outros. Participou em Masterclasses com Jacob Sacks, Ethan Iverson, Mark Turner, Tony Malaby e Larry Grenadier. Após terminar os seus estudos mantém aulas privadas com Alejandro Erlich Oliva, e tem aulas ocasionalmente com Mané Fernandes, Jacob Sacks e Michael Formanek, Drew Gress e Brad Jones.
Desde a sua chegada a Lisboa teve a oportunidade de subir ao palco com vários músicos do núcleo de jazz de Lisboa tais como Nuno Ferreira, André Sousa Machado, Bruno Pedroso, Jeffery Davis. Em estúdio gravou a canção Vida de Jorge Palma e Onde vais amanhã de Cláudia Pascoal.
João Sousa (Faro, 1990) | Músico, baterista e compositor. Em 2017 concluiu o mestrado em música – variante jazz no Royal Conservatory of the Hague onde estudou com o reconhecido mestre holandês Erik Ineke. Durante esse período tocou com os saxofonistas Ben van den Duncan e Simon Rigter, com o pianista Johan clement e gravou dois discos enquanto “sideman”.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2