Temporada de Concertos Antena 2
16 Novembro | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Taíssa Poliakova
Recital de piano
Programa
Encontro em Lisboa
Alejandro Erlich Oliva (Buenos Aires, 1948) – Tres Danzas Argentinas
Chacarera con Preludio
Zamba de muy lejos
Cueca Cabo de Vila
Diego Kovadloff (Buenos Aires, 1948) – Lumina
– Tres Miniaturas Monotemáticas
Preludio
Romanza
Toccata
Alejandro Erlich Oliva – Für Taissa
– Díptico Miniature
Introit (Lento)
Perpetuum Mobile (Allegro)
Diego Kovadloff – Cuatro Piezas Simples
Andante
Moderato
Adagietto
Larghetto
– Two Cities
Alejandro Erlich Oliva – Adagio Y Toccata
A pianista portuguesa Taíssa Poliakova e a música dos compositores argentinos Alejandro Erlich Oliva e Diego Kovadloff protagonizam este Encontro em Lisboa, um recital de piano solo que é gravado para um CD apoiado pela Antena 2.
Este projeto de recital / CD gravado ao vivo surgiu da empatia artística gerada entre dois compositores e uma intérprete que cruzamos os nossos caminhos num objectivo comum ao qual outorgamos incondicional entrega pessoal e sincera dedicação. A minha antiga e prolongada relação pedagógica com Diego Kovadloff e a estreita amizade gerada através daquele longo percurso de vida deram solidez e unanimidade ao projeto e balizaram o seu perfil em termos de repertório. Paradoxalmente, a comunhão de valores éticos e estéticos que partilhamos jamais ameaçou a independência estilística de cada um. A música de Diego é muito diferente da minha. Ainda bem. Em qualquer interação humana bem sucedida, a pluralidade de ideias não limita mas enriquece.
Taíssa Poliakova veio completar a equação com o contributo inestimável da sua juvenil energia, alargando assim até às três gerações o leque etário do triunvirato responsável pelo empreendimento. O desafio de gravar na mesma produção obras de estilos tão diametralmente opostos permitiu a Taíssa exibir com brilho a versatilidade e a flexibilidade da sua arte pianística.
Lisboa e o seu actual fervilhar cultural não foi apenas a mera localização deste encontro; é o seu habitat, o seu contexto de origem. É o pontinho da aldeia global desde o qual estamos hoje a celebrar com júbilo o privilégio de termos feito, os três juntos, algo de aquilo que consideramos fundamental.
Alejandro Erlich Oliva
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein
Taíssa Poliakova Cunha | Nascida em Lisboa, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa. Obteve a licenciatura cum Laude no Conservatório Superior de Música de Castilla y León (Salamanca, 2013), onde estudou com Miriam Gómez-Morán e Alberto Rosado. Realizou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, em Portugal sob orientação de Fausto Neves, tendo recebido, após a sua conclusão, o prémio de Melhor Aluna do Mestrado em Música desse ano (2017). Estudou ainda, em regime particular, com a renomada professora da Juilliard School de Nova Iorque, Oxana Yablonskaya, entre 2012 e 2017.
Realizou apresentações pelo continente europeu com recitais solistas e em duo com a violinista portuguesa Matilde Loureiro. Juntas conquistaram o Primeiro Prémio em Música de Câmara no Concurso Prémio Jovens Músicos (Lisboa, 2008) e uma Menção de Honra no Concurso Concertino Praha (República Checa, 2009). Laureada também em vários concursos de piano, nomeadamente com o Prémio Especial no 16º Concurso Internacional de Piano Santa Cecília (Portugal, 2014), o 1º lugar e Melhor Interpretação de Obra Portuguesa no 10º Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (Portugal, 2015), entre outros.
Apresentou-se com a Orquestra Sinfónica de Kiev no 3º Festival de Música “Dinastia” em Kiev, Ucrânia (2014), o que lhe valeu um prémio Vox Populi por votação do público. Participou em vários festivais, nacionais e internacionais, destacando-se o 1º Festival Internacional de Piano de Amarante (2015) e o Encontro EPTA de Pianistas e Professores de Piano de Portugal (2017).
Viveu durante dois anos no Brasil (2017-2019), onde se apresentou a solo, como artista de música de câmara e solista com orquestra (com o Maestro Alessandro Sangiorgi e a Orquestra Sinfónica da Universidade Estadual de Londrina, em 2018) em diversas cidades do país, além de lecionar regularmente em Londrina e Maringá.
Exerceu funções de Pianista Acompanhadora na Universidade de Aveiro, onde, de 2014 a 2017, trabalhou com as classes de Canto, Coro, Cordas, Saxofone e Metais. Trabalhou como Professora de Piano e Pianista Acompanhadora na Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa (2019-20). Atualmente, trabalha como Pianista Acompanhadora no Instituto Politécnico de Castelo Branco (desde 2020) e, desde 2021, como Professora-Assistente da classe de Piano da Universidade de Évora (desde 2021). Em 2021 ingressou no Doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora.
Alejandro Erlich Oliva (Buenos Aires, 1948) | Contrabaixista, compositor, musicógrafo e conferencista argentino, radicado em Portugal desde 1976.
Foi Primeiro Contrabaixo Solista da Orquestra Gulbenkian (1976/2010), membro fundador do Grupo de Teatro/Música ColecViva, do Grupo de Câmara do Festival de Estoril e do Opus Ensemble.
Fez parte dos Corpos Gerentes do Sindicato dos Músicos Portugueses e foi Vice Presidente da Assembleia Geral do Conselho Português da Música da UNESCO.
Realizou masterclasses no ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas, Castelo Branco), na Escola de Música do Porto, na ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra, Lisboa), no Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian e no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón (Buenos Aires), entre outras instituições.
Obras de sua autoria foram interpretadas em Lisboa, Porto, Madeira, Açores, Madrid, Londres, Paris, Toulouse, Amsterdão, Luxemburgo, Tóquio, Osaka, Pequim, Shanghai, Macau, Nova Iorque, Boston, Buenos Aires, Córdoba, La Plata, Montevidéu e Rio de Janeiro.
Diego Kovadloff (Buenos Aires, 1968) | Compositor e baixista, radicado em Londres desde 1990, com atividade que abrange os campos da música de câmara e jazz-rock.
Como instrumentista, colabora com vários artistas e conta com uma discografia variada (William Topley, Donal Hodgson / Sting, Chris Jenkins, Nic Murcott, entre outros).
É líder e fundador do grupo Lomo, com uma crescente discografia de composições da sua autoria.
Como compositor, no âmbito da música de câmara, peças da sua autoria foram executadas em palcos da Europa e América Latina.
Desde 1990, é discípulo de Alejandro Erlich Oliva. Esta relação pedagógica e profissional constitui o eixo da sua formação musical. Também se formou no Goldsmiths’ College da Universidade de Londres, onde obteve o Master em Composição.
Para além da sua atividade no campo da música, é poeta, com duas publicações na Argentina, traduções ao alemão e ao holandês e inclusão em antologias. Também é fotógrafo. Em 1995 obteve o bacharelato em Filosofia na London Metropolitan University.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2