Este ano, e mais uma vez, a Antena 2 acompanha a 89ª edição da Feira do Livro de Lisboa, e traz até si, novidades, conversas com autores, editores e livreiros, e muitas sugestões de leituras, sempre na
de 2ª a 6ª feira às 19h50 e 23h50
Espaço diário de divulgação literária por Luís Caetano, ponto de encontro dos amantes do livro e da leitura.
29 Maio | Carla Oliveira
No primeiro dia da Feira do Livro, Luís Caetano esteve à conversa com a editora da Orfeu Negro e da Orfeu Mini, chancela esta que foi eleita a melhor editora europeia na Feira de Bolonha deste ano, o certame mais importante do mundo no que respeita à literatura infanto-juvenil.
Das implicações deste prémio, do catálogo disponível para os mais e menos novos, da distribuição dos livros da Pato Lógico e da Tcharan, das novidades editoriais e da própria Feira, foram alguns dos temas desta conversa.
30 Maio | Pedro Bernardo
A segunda conversa faz-se com o editor da E-Primatur / Bookbuilders, chancelas irmãs que trouxeram um caráter de intimidade com o público, já que é este que sugere obras a editar e comparticipa-as antes de estarem feitas, e por isso possibilitando uma descida do preço de capa. As novidades do catálogo destas editoras são também um dos motes desta conversa no espaço da Feira.
31 Maio | Maria Andresen
No pavilhão dedicado a Sophia, no Espaço da Porto Editora, Maria Andresen conversa com Luís Caetano.
Fotos no Pavilhão Sophia de autoria não identificada
6 Junho | João Garcia
O alpinista e montanhista, João Garcia, relata as suas experiências de alcançar os topos do mundo, em vários livros já publicados, Mais além depois do Evereste, A mais alta solidão, 14- Uma vida nos tectos do mundo. É dessas vivências e desses relatos que se faz esta conversa com Luís Caetano, durante a Feira do Livro.
7 Junho | José Ruy
O ilustrador José Ruy, autor de quase oito dezenas de títulos, muitos deles de banda desenhada, conversa com Luís Caetano, sob as copas das árvores que ladeiam a Feira do Livro.
Para ouvir,
clicar aqui.
8 Junho | Debate com José Gil, António Barreto e Rui Tavares
A Relógio d’Água organizou no seu espaço na Feira do Livro, um debate sobre o tema "Nacional-Populismos e Ameaças Ditatoriais na União Europeia", com José Gil, António Barreto e Rui Tavares, moderado por Luís Caetano e que o traz para a sua Antena, no programa A Força das Coisas.
10 Junho | Frei Bento Domingues
A Religião dos Portugueses é o último livro do teólogo, recentemente publicado pela Temas e Debates/Círculo de Leitores, e que reune textos que cruzam a teologia com a literatura, a antropologia com a crítica religiosa, a sociologia com as «artes de ser português». Foi este o mote para uma conversa de Frei Bento Domingues com Luís Caetano na Feira do Livro de Lisboa.
11 Junho | Filipa Leal
A poeta Filipa Leal conversa com Luís Caetano sobre o seu mais recente livro, publicado pela Assírio & Alvim, Fósforos e Metal sobre Imitação de Ser Humano, de que lê também alguns poemas.
12 Junho | Tânia Martuscelli
A professora e crítica de literatura conversa com Luís Caetano a propósito do volume da Poesia, das Obras Completas de Mário-Henrique Leiria, de que foi prefaciadora e organizadora, e que é também é a maior especialista da obra deste poeta. Esta é uma edição da E-Primatur.
Para ouvir, clicar aqui.
13 Junho | Homenagem a Agustina Bessa-Luís
Numa iniciativa da Relógio d’Água na Feira do Livro de Lisboa, Agustina Bessa-Luís foi homeageada no passado dia 8. Contou com as intervenções de João Miguel Fernandes Jorge, Alexandre Andrade, Pedro Mexia e António Barreto, que Luís Caetano transmite nesta ùltima Edição. Na mesa estavam também Maria Filomena Molder e Lourença Baldaque, mas por motivos técnicos, não foi possível gravar as suas participações.
14 Junho | Hugo Gonçalves
O autor de Filho da Mãe, editado pela Companhia das Letras, foi o convidado de Luís Caetano em mais uma conversa na Feira do Livro de Lisboa.
17 Junho | Susana Ramos
Na conversa deste dia, Luís Caetano esteve à conversa com a responsável das Edições 70, sobre A Música e o Inefável do filósofo e musicólogo Vladimir Jankélévitch, um livro com tradução de Afonso Miranda.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2