A Antena 2 estreia a 7 de Julho uma nova série do programa Caleidoscópio, intitulada Canto & Coral, da autoria de Miguel Leal Coelho. Até 29 de Setembro.
Sábados 22h00 | 2ª feiras 13h00 | 4ª feiras 5h00
Canto & Coral
por Miguel Leal Coelho
Este conjunto de programas, cujo tema genérico Canto & Coral representa uma celebração das palavras na música, pretende, através de uma viagem pela história, demonstrar como a voz é determinante na construção musical.
A música nasce com a vida na Terra: os trinados e chilrear dos pássaros, as notas do vento e das ondas do mar, o cantar dos diversos animais e a voz dos homens resultaram numa combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição.
As variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou/e simultaneamente (harmonia) dando origem ao que chamamos de música.
Canto & Coral são 13 programas agrupados por grandes temas e com uma característica comum: a celebração das palavras na música. Será um Caleidoscópio que vai desde a música antiga à contemporânea.
Miguel Leal Coelho
Programas
Prog. 1 | 7 Julho
Mãe
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 2 | 14 Julho
Natureza
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 3 | 21 Julho
Deus
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 4 | 28 Julho
Amor I
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 5 | 4 Agosto
Amor II
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 6 | 11 Agosto
Motetos
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 7 | 18 Agosto
Guerra e Paz*
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 8 | 25 Agosto
Tempo
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 9 | 1 Setembro
Requiem*
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 10 | 8 Setembro
Cantatas
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 11 | 15 Setembro
Mito*
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 12 | 22 Setembro
A Leste do Paraíso*
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 13 | 29 Setembro
Glória
Para ouvir, clicar aqui.
* Programas com a colaboração de Miguel Santos Vieira.
Miguel Leal Coelho nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, iniciou a sua atividade profissional em 1978 na RTP onde desempenhou as funções de Locutor, Produtor, Assessor do Conselho de Gerência e Jurista. Saiu da RTP em 1986 para colaborar no Governo de Portugal como Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Construção e Habitação. Paralelamente, iniciou a sua atividade na Rádio em 1986, tendo sido coprodutor com Nuno Cintra Torres e Eduardo Cintra Torres da série Avenida Universal, na Rádio Comercial. Produziu os programas O Amigo Americano na CMRádio e O Som que não esquece na RadioGeste em 1988-1989. De 1990 a 1991 foi diretor da RadioGeste e responsável pela realização dos programas O Comboio do Oeste, A Flauta Mágica e Ano Mozart. Em 1993-1994, coproduziu e realizou os programas Plaza Mayor e A Memória do Elefante na Antena 1.
Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da Tobis Portuguesa de 1991 a 1993. Em Novembro de 1993 foi nomeado Diretor do Centro de Espetáculos do Centro Cultural de Belém, cargo que ocupou até 2010, data em que passou a integrar o Conselho de Administração do CCB até 2016. Foi ainda diretor operacional do festival “Festa da Música” entre 2000 e 2006 e diretor artístico e operacional do festival “Dias da Música” de 2007 a 2016.
Miguel Santos Vieira Estudou piano com Fátima Fraga tendo prosseguido os estudos na Academia de Amadores de Música com Helena de Sá Pessoa. Estudou Filosofia e História das Ideias na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo aí concluído a Licenciatura e Pós-Graduação. Foi Bolseiro de Doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian, no Reino Unido. É Doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Londres onde exerceu as funções de Assistente Administrativo na Reitoria-Senate House e onde foi Assistente do Director do Departamento de Filosofia de Heythrop College. É autor de várias comunicações e seminários sobre Filosofia, Literatura e Música tendo vários artigos publicados em revistas da especialidade. Foi Bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em co-tutela com o Departamento de Filosofia de Heythrop College Universidade de Londres. Desenvolveu nesse âmbito um projecto na área da Filosofia da Literatura no âmbito da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. É membro do Seminário Livre de História das Ideias, membro do Grupo de Pensamento Moderno e Contemporâneo e Investigador Integrado no CHAM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Co-programou a vinda do pianista Leslie Howard ao Festival Internacional de Piano de Sintra por ocasião do bicentenário do nascimento de Liszt em recitais temáticos de piano no Palácio de Queluz, em 2011. Tradutor e pianista no curso: A 1ª Guerra Mundial e as Vanguardas Musicais orientado por Carlos de Pontes Leça, na Fundação Gulbenkian. Recentemente concebeu e orientou diversos ciclos de conferências no âmbito da programação do Centro Cultural de Belém sobre o Mito de Orfeu na Literatura e na Música, Música Russa no último romantismo e o Sobrenatural na Música em antecipação do tema do festival Dias da Música, Belém, 2018.