A Antena 2 apresenta, a partir de 3 de Julho até ao final de Setembro, a série do programa Caleidoscópio, intitulada A Grande Herança, da autoria de António Ferreira.
Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00 | Sábado 5h00
A Grande Herança
Pianistas portugueses do século XX
Por António Ferreira
Nesta série de programas abordaremos alguns aos pianistas portugueses que durante o século XX marcaram a vida musical do nosso país não só como intérpretes, mas também como pedagogos, deixando a sua marca e a sua influência em todos aqueles que os ouviram e que com eles trabalharam.
Episódios
Ep. 1 | 3 Julho
Vianna da Motta
Para ouvir, clicar aqui.
Para ouvir, clicar aqui.
Ep. 2 | 10 Julho
Lourenço Varela Cid
Para ouvir, clicar aqui.
Para ouvir, clicar aqui.
Ep. 3 | 17 Julho
Ep. 4 | 24 Julho
Florinda Santos
Para ouvir, clicar aqui.
Para ouvir, clicar aqui.
Ep. 5 | 31 Julho
Ep. 7 | 14 Agosto
Maria da Graça Amado da Cunha
Para ouvir, clicar aqui.
Para ouvir, clicar aqui.
Retrato por Abel Manta, 1961
Ep. 12 | 18 Setembro
Sérgio Varela Cid
Para ouvir, clicar aqui.
Para ouvir, clicar aqui.
Ep. 13 | 25 Setembro
Olga Prats
Para ouvir, clicar aqui.
Para ouvir, clicar aqui.
@ Jorge Carmona / Antena 2
António Ferreira | Estudou direção de orquestra com Jean-Marc Burfin na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e participou em diversos cursos de direção orquestral com o maestro Jean Sébastien Béreau, antigo professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.
António Ferreira tem-se apresentado à frente de diversas formações orquestrais em concertos realizados por todo o país, tendo sido Maestro Titular da Orquestra do Novo Círculo de Cultura Musical. Entre os concertos realizados com esta formação orquestral, destacam-se o “Concerto Wellington” (Figueira da Foz), o ciclo de concertos efectuado no Palácio de Queluz, o espectáculo “Noite de Ópera” com a soprano Ana Leonor Pereira e do tenor Carlos Guilherme (Lisboa e Vila do Conde) e o “Concerto de Natal” (Igreja do Santo Condestável, Lisboa), entre muitos outros.
Em Maio de 2012, dirigiu a orquestra Espanhola La Spagna (uma orquestra que toca com instrumentos de época), numa tournée Ibérica – Madrid (Ateneo de Madrid) / Lisboa (Palácio da Ajuda / Palácio Foz). Desde então, António Ferreira tem trabalhado regularmente com La Spagna.
Tendo iniciado os estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC), instituição onde estudou piano com Maria Amélia Toscano, António Ferreira prosseguiu os estudos de piano e de música de câmara na Escola Superior de Música de Lisboa com Jorge Moyano e Olga Prats respectivamente. Frequentou ainda os estágios de música de câmara das Escolas de Música Portuguesas / Orquestra 91 e 92, com o maestro João Paulo Santos.
Como Assistente de Palco participou na ópera “Otello” de Verdi com Plácido Domingo (1989) e na ópera “Werther” de Massenet com Alfredo Kraus e Ileana Cotrubas (1990), ambas apresentadas no Teatro Nacional de S. Carlos.
Como pianista solista apresentou-se com a orquestra da FMAC interpretando obras de Saint-Saëns e Beethoven. Actuou igualmente em diversos concertos e recitais, nomeadamente na RTP e na RDP, no Salão Nobre do Teatro Nacional de S. Carlos, no Serviço Acarte da Fundação Gulbenkian, no Palácio Nacional de Queluz, no Centro Cultural de Belém, na Culturgest e no Coliseu de Lisboa, entre outros. No estrangeiro actuou em Espanha (Festival Internacional de Valência e XXXI Semana Musical de Santa Cecília de Badajoz – 2009) e em França (Salon Josephine e Parlamento Europeu em Estrasburgo).
A convite da Direcção Artística da Orquestra das Escolas de Música Portuguesas / 99 fez parte do naipe de professores no estágio de música de câmara deste Curso de Verão, realizado nesse ano em Castelo Branco.
Dedicado ao ensino há mais de 25 anos, António Ferreira lecionou piano em diversas escolas de música e piano, música de câmara e orquestra na FMAC. Foi ainda membro do Conselho Musical da FMAC durante vários anos. Actualmente António Ferreira é professor de piano na “Music Spot” e formador na ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação.
No final de 2003 participou num espectáculo de carácter infantil, onde interpretou ao lado de Yuki Rodrigues (piano a 4 mãos), “Ma mère l’oie” de Maurice Ravel e “Mon père l’oie” de Hiroshi Aoshima (primeira audição em Portugal).
A convite da Câmara Municipal do Montijo, integrou o júri do II Prémio Nacional de Composição Jorge Peixinho realizado em 2007.
Entre Janeiro de 2006 e Dezembro de 2012 foi autor do programa “Prata da Casa”, emitido na Antena 2 e cujo principal objectivo era a divulgação da música erudita portuguesa.
Ainda em 2006, e numa co-produção Antena 2 / Centro Cultural de Belém, teve a seu cargo o ciclo de concertos comentados “As Janelas da Música – concertos conversados”. Posteriormente e em parceria com a Artemrede (Teatros associados), este ciclo foi realizado em diversas zonas do país num total de 37 concertos efectuados entre Outubro de 2006 e Maio de 2007. Entre Novembro de 2008 e Maio de 2010 foi responsável pela série de concertos “Música.com” (15 concertos) realizada em Loulé.
Em Maio de 2009 lançou o seu primeiro CD – David de Souza “Tout près de mon coeur” – inteiramente preenchido com obras de David de Souza (violoncelista, maestro e compositor nascido na Figueira da Foz em 1880 e falecido na mesma cidade em 1918). O CD com obras para piano solo, voz e piano e violoncelo e piano, conta com as participações da soprano Ana Leonor Pereira e do violoncelista Pedro Neves.
Em 2010 participou no livro “Colóquio Barroco”, organizado pelo Dr. Francisco Magno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil, com o ensaio “Alma Lusitana – Carlos Seixas, expoente máximo do barroco instrumental português”.
Com a soprano Ana Leonor Pereira tem realizado centenas de recitais com especial enfoque na recuperação e divulgação da música erudita portuguesa e da poesia portuguesa.
Em Março de 2021, António Ferreira foi convidado a integrar o júri internacional do I Concurso Internacional “Lisbon Stars”. Após o sucesso da primeira edição desta competição de música clássica a Creative Association “Triumph”, promotora de diversos concursos internacionais, convidou António Ferreira para integrar a sua equipa de júris internacionais como representante de Portugal.