A Antena 2 associa-se e celebra o Dia Mundial da Filosofia, emitindo cinco rubricas ao longo do dia. Em cada uma é colocada uma questão diferente sobre assuntos que dizem respeito a todos. Para nos fazer pensar…
Dia Mundial da Filosofia
15 Novembro
10h50 | 12h50 | 14h50 | 20h50 | 22h50
A filosofia não deveria ser um empenho puramente intelectual; deve envolver-se no dia a dia das nossas vidas e o dia a dia é repleto de eventos que levantam questões filosóficas
Na Antena 2 celebra-se o Dia Mundial da Filosofia, com 5 questões em 5 breves programas.
Ana Paula Ferreira, com estas cinco questões por base, reflete em cinco conversas com o filósofo Aires Almeida:
10h50 | Como manter a identidade num mundo cada vez mais massificado e global?
Para ouvir, clicar aqui.
12h50 | Estão de novo a despontar ideias racistas e xenófobas… como pode a filosofia ajudar a elaborar sobre este fenómeno?
Para ouvir, clicar aqui.
14h50 | O valor da filosofia na escola…
Para ouvir, clicar aqui.
20h50 | Os valores que têm alicerçado a nossa sociedade (liberdade, justiça, moral…) parecem ser encarados, cada vez mais, como relativos…
Para ouvir, clicar aqui.
22h50 | A velocidade do mundo tecnológico tem tempo para a reflexão filosófica?
Para ouvir, clicar aqui.
Desde 2005, a UNESCO consagrou o Dia Mundial da Filosofia, comemorando-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro, e assim enfatizando o valor duradouro da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano, para cada cultura e para cada indivíduo.
Cada ano, há um tema que preside à celebração deste dia da reflexão e do questionamento. Este ano, e celebrando o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pretende-se que seja uma iniciativa promotora de sociedades mais inclusivas, tolerantes e pacíficas. Destaca-se também a necessidade de uma nova Filosofia no mundo de hoje, incentivando-se o diálogo sobre os direitos humanos e novas formas de aumentar a acessibilidade do ensino e aprendizagem filosófica.
A nível mundial é assinalado este dia com eventos especiais. Também em Portugal são realizadas diversas iniciativas, em universidades e escolas secundárias, que pode consultar aqui.
Aires Almeida é professor de filosofia do ensino secundário, membro da direção da Sociedade Portuguesa de Filosofia, investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenador da coleção "Filosofia Aberta" da Gradiva e também autor.