A Antena 2 assinala, a 1 de setembro, uma das datas mais significativas do século XX: o ínicio da II Guerra Mundial. Há 80 anos, a Alemanha nazi invade a Polónia, começando a mais mortífera e devastadora guerra de todos os tempos. Envolvendo a maioria das nações do mundo, calcula-se que dela resultaram entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.
Os 80 anos do início da II Guerra Mundial
1939 | 1 Setembro | 2019
Germano Campos, no seu programa Café Plaza, evoca numa emissão especial, o que aconteceu nesse dia 1 de Setembro de 1939.
Café Plaza | 1 Set. 09h00
Para ouvir, clicar aqui.
Nesta emissão, vamos escutar:
1 – Excerto de um noticiário da BBC sobre a invasão da Polónia
2 – A declaração de guerra da Grã-Bretanha à Alemanha pela voz do 1º ministro Neville Chamberlain
Diário de Lisboa, 5 Setembro 1939
3 – A invasão da Polónia pelas tropas da União Soviética, 17 dias depois do inicio da II Guerra Mundial
Fonte Wikipédia
4 – Canções de 1939: da Polónia, Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos
Here is fruit for the crows to pluck,
For the rain to gather, for the wind to suck,
For the sun to rot, for the trees to drop,
Here is a strange and bitter crop.
For the sun to rot, for the trees to drop,
Here is a strange and bitter crop.
[Canção gravada por Billie Holiday em 1939]
A 1 de Setembro de 1939 a Alemanha invade a Polónia
As forças alemãs invadiram a Polónia e os seus aviões bombardearam várias cidades polacas, incluindo a capital, Varsóvia. O ataque deu-se sem qualquer aviso ou declaração de guerra.
Pouco antes do amanhecer, os tanques alemães, a infantaria e a cavalaria penetraram em território polaco em várias frentes com cinco exércitos, num total de 1,5 milhão de soldados.
As cidades de Katowice, Krakow, Tczew e Tunel foram atacadas com bombas incendiárias. Os ataques aéreos em Varsóvia começaram às 09h00, horário local.
As comunicações a Katowice foram interrompidas, mas relatos anteriores disseram que aviões alemães estavam chegando em esquadrões de 50, a cada meia hora, e houve muitas baixas.
A Grã-Bretanha e a França mobilizaram as suas forças e estão preparando-se para travar uma guerra contra a Alemanha pela segunda vez neste século [XX].
Do relato da BBC, nesse dia 1 de setembro.
A queda de Varsóvia
Hitler saúda as tropas durante a ocupação nazi da Polônia. As tropas marcham em formação em direção a uma ponte de madeira, construída pelos nazis sobre o rio San, perto de Jarolaw, na Polónia. (Arquivo Hulton / Getty Images)
Foto de AP/Julien Bryan.
Varsóvia em ruínas após o intenso bombardeio promovido pela Luftwaffe alemã durante a invasão da Polónia. Fonte Wikipédia.
A cidade de Wieluń, Polónia, após o bombardeamento de 1 de Setembro de 1939.
Fonte Wikipédia.