O apoio à criação da nova música atinge o seu auge no concerto de encerramento do 9º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, a cargo do Remix Ensemble Casa da Música que estreia as duas obras finalistas dos compositores Francisco Gázquez e Jeremías Iturra e também a obra encomendada pelo FIMPV a Sara Carvalho, Presidente do Júri.
É um extenso périplo aquele que o público do Festival é convidado a fruir e percorrer ao longo das diversas jornadas – desde a música medieval (‘Cantigas’ galaico-portuguesas e obras vocais da música inglesa), à barroca (‘Vésperas’ de Monteverdi, Motetes e Suites para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach), passando pelo classicismo, romantismo e modernismos musicais até final do século XX e já bem dentro da contemporaneidade, ao encontro das várias sensibilidades estéticas.
Museu Municipal | Póvoa de Varzim
Conferência
Rui Vieira Nery, musicólogo
Ao longo dos séculos a Música serviu de veículo à afirmação simbólica da legitimidade e do prestígio de sucessivos modelos de poder político ou religioso, mas também de expressão de desafios à autoridade e de contestação da ordem estabelecida. À instituição de normas litúrgicas únicas, à constituição de Capelas Reais e Teatros Régios ou à afirmação de identidades nacionais contrapuseram-se desobediências, escolhas individuais indisciplinadas, manifestos políticos subversivos mais ou menos radicais e a História da Música foi-se fazendo desta dinâmica constante de poderes e contrapoderes.
Transmissão em direto do Concerto pela Antena 2
08 Julho | 21h45
Igreja Matriz | Póvoa de Varzim
1. Manuel Machado (ca. 1590-1646) – Afuera que sale con ejércitos de flores, a 4 (tono humano)
2. Juan Hidalgo (1614-1685) – Al dichoso nacer de mi Niño, a 4, tono para Navidad [solo estr.]
3. Manuel Machado (ca. 1590-1646) – Abejuela que al jazmín, a 4 (tono humano)*
4. Juan Hidalgo (1614-1685) – Mariposa incauta, dúo al Santísimo Sacramento (instrumental)
5. Manuel Correa (ca. 1600-1653) – Ojos míos, qué tenéis…?, a 3 (tono humano)*
6. Juan Hidalgo (1614-1685) – Anarda divina, dúo [a lo humano]
7. Manuel Correa (ca. 1600-1653) – Ya las sombras de la noche, a 4 (tono humano)*
8. Manuel Correa (ca. 1600-1653) – Ay, Jesús y qué mar de bravatas, a 4 (villancico al Santísimo)*
9. Juan Hidalgo (1614-1685) – Venid, querubines alados!, a 4 (villancico a Nuestra Señora)
10. Manuel Correa (ca. 1600-1653) – "Venganza, griegos" repite, a 4 (tono humano)*
11. Juan Hidalgo (1614-1685) – Antorcha brillante, a solo y a 4 (villancico al Santísimo Sacramento)
12. Filipe da Madre de Deus (ca. 1630-ca.1687) – Cantad llorando este día, a 4 (villancico a la Ascensión)
13. Manuel Correa (ca. 1600-1653) – Con las mozas de Vallecas, a 4 (tono humano)*
14. Manuel Machado (ca. 1590-1646) – En tus brazos una noche, a 4 (tono humano, instrumental)
15. Juan Hidalgo (1614-1685) – Ay, corazón amante! (tonada humana a solo)
16. Juan Hidalgo (1614-1685) – Luceros y flores, arded y lucid, solo a Nuestra Señora (versión a lo humano)
17. Juan Hidalgo (1614-1685) – Aunque en el pan del cielo, a 3 (tono al Santísimo Sacramento)
18. Juan Hidalgo (1614-1685) – Ay, cómo gime, a 4, tono de “Los celos hacen estrellas” (1672)
*Recuperação musicológica
@ David Blazquez
09 Julho | a partir das 21h30
09 Julho | 21h45
Igreja Românica | S. Pedro de Rates
The Orlando Consort, agrupamento vocal
1. John Dunstaple (+1453) – Veni sancte spiritus / Veni creator spiritus
2. [Worcester Fragments] (ca. 1230-1330) – Alleluya moduletur; O sponsa dei electa; Sanctus; Thomas gemma Cantiarie
3. [Manuscrito da Abadia de Meaux] (ca. 1290) – Spiritus et alme – Gaude virgo salutata
4. [1st Fountains Abbey Manuscript] (ca. 1350) – Ave mundi rosa
5. [2st Fountains Abbey Manuscript] (ca. 1400) – Credo
6. Bittering (ca. 1415) – En Katerie solennia
7. Rei Henrique (ca. 1420) – Sanctus
8. John Dunstaple (+1453) – Descendi in ortum meum
9. [Trent Codices] (ca. 1430) – Stella celi
10. John Pyamour (+ ca. 1426) – Quam pulchra es
11. Forest (fl. ca. 1415-30) – Tota pulchra es
12. John Plummer (ca. 1410-ca.1484) – Anna mater matris Christi
13. [Manuscrito de Egerton] (ca. 1440) – Audivi vocem
14. [Manuscrito de Ritson] (ca. 1450) – Gaude virgo
15. John Trouluffe (fl. 1448-1473) – Nesciens mater
16. Walter Lambe (ca. 1450-1504) – Stella celi
1. Allegro
2. Larghetto
3. Menuetto
4. Allegretto con variazioni
Johannes Brahms (1833-1897) – Quinteto em si menor (op. 115) [ca. 40’]
1. Allegro
2. Adagio
3. Andantino
4. Finale: con moto
@ Miramemira
1. “Ca ven meu amigo”
1.1. Martin Codax (meados do séc. XIII-início do séc. XIV) – Mandad’ey comigo
1.2. Lourenço, jogral (fl. 1ª metade do séc. XIII) – Hunha moça namorada dizia hun cantar d’amor
1.3. Don Dinis (1261-1325) – Levantou-s’a velida
2. “Ay Deus, se verrá cedo”
2.1. Martin Codax (meados do séc. XIII-início do séc. XIV) – Ondas do mar de Vigo
2.2. Gil Perez Conde (fl. meados do séc. XIII) – Non é Amor en cas de Rei
2.3. Juião Bolseiro (fl. 2ª metade do séc. XIII) – Aquestas noites tan longas
3. “E vou namorada”
3.1. Martin Codax (meados do séc. XIII-início do séc. XIV) – Ay Deus, se sab’ora meu amigo
3.2. Johan Airas (fl. 1230-1265) / Roi Fernandiz de Santiago (fl. mea-dos do séc. XIII) – Ir-vos queredes, amigo / Id’ é meu amigo d’aqui
3.3. Afonso Sanchez (1289-1329) – Dizia la fremosinha
4. “E verrá i”
4.1. Martin Codax (meados do séc. XIII-início do séc. XIV) – Mia irmana fremosa
4.2. Pai Gomez Charinho (2ª metade do séc. XIII) – Ay, Santiago, padrón sabido
4.3. Airas Nunez (ca. 1230-1289) / Nuno Fernandez (2ª metade do séc. XIII) – A Santiago ‘en romaria ven / Dizede-m’ora, filha
5. “Quantas sabedes amar amigo”
5.1. Martin Codax (meados do séc. XIII-início do séc. XIV) – Quantas sabedes amar amigo
5.2. Juião Bolseiro (fl. 2ª metade do séc. XIII) – Fez ũa cantiga d’amor ora meu amigo
5.3. Pai Gomez Charinho (2ª metade do séc. XIII) – As froles do meu amigo
6. “Por que tarda meu amigo”
6.1. Martin Codax (meados do séc. XIII-início do séc. XIV) – Ay ondas, que eu vin veer
6.2. Estevam Travanca (fl. séc. XIII) – Amigas, quando se quitou meu amig’ un dia
6.3. Mendinho (1ª metade do séc. XIII) – Sedia-m’eu na ermida de San Simión
7. “Amor ei”
7.1. Martin Codax (meados do séc. XIII-início do séc. XIV) – Eno sagrado, en Vigo
7.2. Johan Zorro (séc. XIII-séc. XIV) – Baylemos agora / Pela ribeyra do rio
7.3. Pedro Eanes Solaz (séc. XIII) – Eu velida non dormia
(* contrafactas e arranjos: Mercedes Hernández e Fernando Reyes)
16 Julho | 21h45
Museu Municipal | Póvoa de Varzim
Quarteto Verazin, quarteto de cordas residente do FIMPV
Jorman Torres, violino
Fábio Vidago, violeta
Ana Luísa Marques, violoncelo
Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Quarteto nº 3, em Ré maior (op. 18 nº 3)
1. Allegro
2. Andante con moto
3. Allegro
4. Presto
Hugo Wolf (1860-1903) – Serenata Italiana (1887)
Sergei Prokofiev (1891-1953) – Quinteto nº 2, em Fá maior (op. 92) [1941]
1. Allegro sostenuto
2. Adagio
3. Allegro
Ardeo e Ebène.
17 Julho | 21h45
Igreja Românica | S. Pedro de Rates
Pavel Gomziakov, violoncelo solo
1. Prélude
2. Allemande
3. Courante
4. Sarabande
5. Menuets I e II
6. Gigue
Benjamin Britten (1913-1976) – Suite nº 3, em dó menor (op. 87)
1. Introduzione – Lento
2. Marcia – Allegro
3. Canto – Con moto
4. Barcarola – Lento
5. Dialogo – Allegretto
6. Fuga – Andante espressivo
7. Recitativo – Fantastico
8. Moto perpetuo – Presto
9. Passacaglia – Lento solenne
10. Three Russian folk songs and Requiem melody
Benjamin Britten (1913-1976) – Suite nº 2, em Ré maior (op. 80): Chaconne
Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Suite nº 6, em Ré maior (BWV 1012)
1. Prélude
2. Allemande
3. Courante
4. Sarabande
5. Gavottes I e II
6. Gigue
Reconhecido por Maria João Pires, o violoncelista Pavel Gomziakov gravou música de Chopin com aquela pianista (Deutsche Grammophon). Em Abril de 2010 fez uma ‘espectacular’ estreia nos Estados Unidos, com a Chicago Symphony Orchestra dirigida por Trevor Pinnock. Nasceu na cidade de Tchaikovsky (região dos Urais). Iniciou os seus estudos de violoncelo aos 9 anos de idade. Aos 14, mudou-se para Moscovo, onde estudou na Escola Gnessin, e, mais tarde, no Conservatório do Estado de Moscovo, com o Prof. Dmitri Miller. Actualmente vive em Lisboa.
Remix Ensemble Casa da Música, agrupamento instrumental
(final do 9º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim)
Vitor Pereira, clarinete
Jonathan Ayerst, piano
José Pereira, violino
Filipe Quaresma, violoncelo
Francisco Andreo Gázquez (1989) [compositor finalista do 9º CICPV] – «Frío de Límites» (2016)
Jeremías Iturra (1983) [compositor finalista do 9º CICPV] – «Color field» (2016)
Sara Carvalho (1970) – “sobre a areia o tempo poisa” (2016) (estreia absoluta, encomenda do 38º FIMPV)
Igor Stravinsky (1882-1971) – Suite de l’Histoire du soldat (1919), para piano, clarinete e violino
1. Marche du soldat
2. Le violon et le soldat
3. Petit concert
4. Trois danses (Tango, Valse, Ragtime)
5. Danse du diable
Arnold Schönberg (1874-1951) – Sinfonia de camera op. 9 (1906) / transcrição de Anton Webern para flauta, clarinete, vi-olino, violoncelo e piano (1922-23)
2. Sehr rasch
3. Viel langsamer, aber doch fliessend
4. Viel langsamer
5. Etwas bewegter
22 Julho | 21h45
Cine-Teatro Garrett | Póvoa de Varzim
Boris Berezovsky, piano
Edvard Grieg (1843-1907) – Concerto para piano e orquestra, em lá menor (1868 / op. 16)
1. Allegro molto moderato
2. Adagio
3. Allegro moderato e marcato
Antonín Dvorák (1841-1904) – Sinfonia nº 8 em Sol maior (op. 88 / 1889)
1. Allegro con brio
2. Adagio
3. Allegretto grazioso
4. Allegro ma non troppo
Fernando Miguel Jalôto, órgão
Raquel Reis, violoncelo
Manuel Rego, contrabaixo
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Motete Lobet den Herrn, alle Heiden, BWV 230
Prelúdio coral Erbarm’dich mein, o Herre Gott, BWV 721
Motete Ich lasse dich nicht, BWV Anh.III 159
Préludio coral Ich ruf’zu dir, Herr Jesu Christ, BWV 639
Motete Jauchtzet den Herrn alle Welt, BWV Anh.III 160
Prelúdio coral Wer nur den lieben Gott lässt walten, BWV 691
Motete Jesu, meine Freude, BWV 227
Prelúdio coral Liebster Jesu, wir sind hier, BWV 730-1
Motete Komm, Jesu komm, BWV 229
A entrada de Michel Corboz no universo da música encontra-se profundamente ligada ao seu fascínio pela voz e pelas obras escritas no domínio da música vocal. Dirigiu, ao longo da sua carreira, pelo mundo inteiro, as grandes oratórias e outras obras que incluem coro, solistas e orquestra.
Leslie Boulin-Raulet, violino
Sarah Chenaf, violeta
Juliette Salmona, violoncelo
1. Allegro moderato
2. Poco adagio
3. Tempo di Menuetto
4. Finale, Vivace
Alan Berg (1885-1935) – Quarteto de cordas (op. 3 / 1909-1910)
1. Langsam
2. Mässige Viertel
Felix Mendelssohn (1809-1847) – Quarteto nº 6 em fá menor (op. 80 – 1847)
1. Allegro vivace assai
2. Allegro assai
3. Adagio
4. Finale: Allegro molto
International de Quatuor à Cordes de Bordeaux, o 3º Prémio do Concours International de Quatuor à Cordes
de Banff (Canadá) e o 1º Prémio do Concurso Internacional Charles Hennen de Heerlen (Holanda).
1. Romanza
2. Valsa
3. Athanòr
Sergei Prokofiev (1891-1953) – Suite de “Romeu e Julieta” (arr. Borissovsky)
1. Introdução
2. Julieta jovem
3. Dança dos Cavaleiros
4. A rua desperta
5. Cena da Varanda
6. Morte de Julieta
Sergei Rachmaninoff (1873-1943) – Sonata para violoncello e piano, em sol menor (op. 19) (arr. Borissovsky)
1. Lento. Allegro Moderato
2. Allegro scherzando
3. Andante
4. Allegro mosso
local. Concluindo o Colégio de Música desta cidade, durante esse tempo ganhou concursos de prestígio na Rússia: em 1993 – “Novos Nomes”, 1994 – “Os jovens talentos”. Ingressou no Conservatório Estatal de S. Petersburgo na Classe de Piano do Professor R. Lebedev, obtendo o Diploma com distinção em 2000. Em 2006 concluiu o Doutoramento em Piano.
30 Julho | 21h45
Igreja Matriz | Póvoa de Varzim
Ensemble La Fenice, orquestra barroca
@ Philippe Matsas
Claudio Monteverdi (1567-1643) – Vespro della Beata Vergine (da concerto, composto sopra canti fermi, 1610)
1. Intonatio – Deus in adjutorium
2. Antífona – Dixit Dominus (Salmo 109)
3. Nigra sum (Concerto)
4. Laudate pueri (Salmo 112)
5. Pulchra es (Concerto)
6. Antífona – Laetatus sum (Salmo 121)
7. Duo Seraphim (Concerto)
8. Antífona – Nisi Dominus (Salmo 126)
9. Audi coelum (Concerto)
10. Antífona – Lauda, Jerusalem, Dominum (Salmo 147)
11. Sonata sopra “Sancta Maria, ora pro nobis”
12. Ave maris stella (hino, anónimo do século XI)
13. Antífona – Magnificat
Manifestações paralelas
Masterclasses
16 de Julho (14h30 > 17h00) – Ensemble Resonet (masterclass sobre cantigas medievais galaico-portuguesas, a trabalhar com solistas, pequenos coros, agrupamentos de câmara, etc.)
18 > 20 de Julho (09h30 > 20h00) – Miguel Rocha (masterclass de violoncelo)
29 de Julho (09h30 > 12h00) – Quatuor Zaïde (masterclass de música de câmara)
(as inscrições no site da C.M. Póvoa de Varzim ou no Secretariado do FIMPV)
Biblioteca Diana Bar | Póvoa de Varzim
01 > 18 de Julho (segunda a domingo: 9h00 > 12h30 / 14h00 > 17h30 – FatiArte Ponto de Cruz | exposição de Fátima Neves
04 de Julho (19h00) – Concerto pelas Orquestras de Cordas e Sopros da EMPV | direcção de Vânia Oliveira e António Costa
20 de Julho > 20 de Agosto (segunda a domingo: 9h00 >12h30 / 14h00 > 17h30 – Exposição de Pintura de AMAL – Américo Alberto
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto | Póvoa de Varzim (segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 / 14h00-17h30)
08 de Julho > 26 de agosto – CHEIA – 5ª edição (Exposição Colectiva de Artes Plásticas)
Escola de Música | Auditório Municipal | Póvoa de Varzim
01 a 30 de Julho (09h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30) – Exposição de trabalhos premiados no concurso À Descoberta do Património Musical
01 de Julho (19h00) – Recital de violino e piano por alunos da EMPV | classe de Leonel Fernandes
02 de Julho (18h00) – Ópera “Bastien e Bastienne (Mozart) por alunos e Ensemble Instrumental Pró-Música | classe de Rui Silva
06 de Julho (19h00) – Recital de Viola Dedilhada | Curso Profissional Música EMPV/ESRP | classe de Carlos Cunha
07 de Julho (19h00) – Música de Vivaldi e E. Ewazen / Solistas, Orquestra de Cordas, Profs. e Classe de Conjunto da EMPV | direcção de Leonel Fernandes
10 de Julho (17h00) – Recital de piano por Natanael Cunha e Eugénia Viana (Curso Profissional Música EMPV/ESRP) | classe de Guilherme Cancujo
12 de Julho (21h30) – Recital de Piano por José Borges (Vencedor da Categoria E do XI CPPV)
13 de Julho (19h00) – Recital de Viola Dedilhada por Luís Coentrão | classe de Carlos Cunha
16 de Julho (17h30) – Projecção de documentário sobre a música medieval na Galiza, seguido de breve colóquio (iniciativa do Ensemble Resonet)
20 de Julho (19h00) – Recital de Piano por Susana Costa e Catarina Loureiro | classe de Conjunto de Guilherme Cancujo
25 de Julho (19h00) – Recital de Piano e Trompete por Eduarda Barreirinho (Curso Profissional Música EMPV/ESRP) e Olga Santos (EMPV) | classes de Maria Emília Coelho e Paulo Veiga
Igreja da Misericórdia | Póvoa de Varzim
03 de Julho (18h30) – Concerto pelo Coral Ensaio da EMPV | direcção musical de José Abel Carriço
Exposições permanentes
Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal
Mar e dos Heróis Poveiros
Vida Poveira
“Os Ex-Votos”
“Jogos e Brinquedos de Antigamente”
Exposições temporárias
“A Póvoa de Varzim na Grande Guerra”
“A Póvoa de Varzim no século XIX”
“Modelos de embarcações de Manuel Magar”
Serviços de Turismo | Póvoa de Varzim
05 > 31 de Julho – Exposição "O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – uma retrospectiva documental"