World New Music Days 2025
30 maio a 7 junho
Miso Music Portugal
Lisboa * Porto
No ano em que celebra o seu 40º aniversário, a Miso Music Portugal organiza em Lisboa e no Porto o ISCM World New Music Days, um dos maiores e mais vibrantes festivais anuais de música contemporânea da atualidade. Este evento, que decorre entre 30 de maio e 7 de junho, é uma iniciativa da International Society for Contemporary Music (ISCM / UNESCO), uma instituição centenária fundada em 1922 em Salzburgo. Pela primeira vez, o festival será realizado em Portugal, marcando um momento importante para a música portuguesa da atualidade.
O festival assume o subtítulo Sede de Mudança, refletindo o tema da urgência e da transformação que se impõe ao nosso “planeta azul” face aos desafios ambientais e sociais atuais. Durante estes dias, várias instituições e artistas – incluindo músicos e compositores portugueses e internacionais – juntam-se para promover a criação musical e o intercâmbio artístico.
O World New Music Days 2025 promete ser uma celebração da inovação musical e uma plataforma de reflexão sobre o papel transformador da música em tempos de mudança.
Descarregar o programa do Festival, aqui.
O Festival na Antena 2
A Antena 2 associa-se ao festival World New Music Days 2025 com a transmissão em direto de quatro concertos a partir do CCB, nos dias 30 de maio e 2 de junho, assim como de um novo programa diário, World New Music Days 2025 – Diário de Bordo, realizado pela Miso Music Portugal e apresentado por Pedro Boléo, que acompanha a par e passo o festival WNMD 2025, em 10 episódios, entre 26 de maio e 6 junho.
Desde 14 de fevereiro, também o programa quinzenal Música de Invenção e Pesquisa, tem vindo a dedicar as suas emissões à celebração do 40º aniversário da Miso Music e a este festival que pela primeira vez se realiza em Portugal.
Concertos
30 Maio | 21h00 | Transmissão direta Antena 2
Concerto #2
Grande Auditório, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Orchestral Mysteries \ Mistérios Orquestrais
Camila Mandillo, soprano
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Direção de Pedro Neves
Programa
Claude Vivier (Canadá, 1948-1983) – Lonely Child (1980)
Jinwook Jung (Coreia do Sul, 1994) YCA* – Unerasing (2018)
ISCM Wallonia-Brussels Section submission
João Madureira (Portugal, 1971) – Greeting (2010)
Sonia Bo (Itália, 1960) – Variazioni di luce (2022)
Individual submission
György Ligeti (Hungria, 1923–2006) – Mysteries of the Macabre (1996)
* YCA – ISCM Young Composers Award candidate

@ Jorge Carmona / Antena 2
O concerto de abertura do World New Music Days 2025 inclui obras para voz e orquestra, com a soprano Camila Mandillo a interpretar, ao lado da Metropolitana sob a direção de Pedro Neves, Lonely Child, de 1980, do compositor canadiano Claude Vivier e Mysteries of the Macabre, uma peça que junta três árias – entre o sarcasmo e o nonsense – da ópera de György Ligeti Le Grand Macabre, rearranjadas por Elgar Howarth. Seguem-se três obras do século XXI: Unerasing, do jovem compositor Jinwook Jung (nomeada para o ISCM Young Composers Award), uma peça de 2018 em que se reflete musicalmente sobre o apagamento do passado colonialista, propondo no título um “desapagamento” que ponha a nú a violência colonial que os nacionalismos tentam esconder; depois é tempo de Greeting, obra calma e luminosa de João Madureira, em jeito de agradecimento; e finalmente Variazioni di luce, uma peça da compositora italiana Sonia Bo que usa um tema da Sinfonia nº 40 de Mozart como fonte de inspiração.
2 junho | 17h00 | 18h00 | 19h00 | Transmissão direta Antena 2
Pequeno Auditório, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Piano Marathon \ Maratona de Piano
Concerto #8
Elsa Silva, piano
Programa
Glenda Keam (Nova Zelândia, 1960) – Mind Springs (2017)
Nguyen Hong Anh (Vietname, 2005) YCA – Quiet Moment (2023)
ISCM Vietnam Contemporary Music Centre submission
Luciano Berio (Itália, 1925-2003) – Sequenza IV (1966)
Jorge Peixinho (Portugal, 1940-1995) – Harmónicos (1967)
Bence Kutrik (Hungria, 1976) – Chorale Machine (2022)
ISCM Hungarian Section submission
O primeiro concerto desta Maratona de Piano do festival World New Music Days 2025, com pianistas de exceção profundamente implicados no repertório contemporâneo é interpretado por Elsa Silva, que combina um apuro técnico invulgar com um cuidado e um empenho extremos na transmissão expressiva de qualquer composição que lhe chegue às mãos. A pianista Elsa Silva cruza neste programa obras muito recentes de compositores da Hungria, Nova Zelândia e Vietname, com duas obras marcantes dos anos 60 do século XX: Harmónicos, do compositor português Jorge Peixinho e Sequenza IV de Luciano Berio, no centenário do seu nascimento.
Concerto #9
José Pedro Ribeiro, piano
Programa
Cândido Lima (Portugal) – Paráfrase sobre “Lettera Amorosa” de Claudio Monteverdi
[Estreia Mundial]
Carmen Cârneci (Romania) – Hesper(Í)A
ISCM Arfa submission
Hugo Ribeiro (Portugal) – Études for piano solo
[Estreia Mundial]
Pierre Boulez (France) – 12 Notations
José Pedro Ribeiro é um jovem pianista de imenso talento e sensibilidade musical que interpreta frequentemente música dos séculos XX e XXI. No segundo concerto desta Maratona de Piano do festival World New Music Days 2025 toca, em estreia absoluta, obras de Cândido Lima, e Hugo Ribeiro (esta resultante de um desafio direto lançado pelo intérprete ao compositor), e uma peça da compositora romena Carmen Cârneci. O recital termina com uma peça de juventude de Pierre Boulez, as 12 Notations, obra serial histórica de 12 pequenas peças do compositor francês, que continua a ser olhada de novos ângulos pelos pianistas da atualidade.
Concerto #10
Mrika Sefa, piano
Programa
Silvia Borzelli (Italy) – A self-portrait (with Anatsui in the background)
ISCM Netherlands Section submission
Carlos Marecos (Portugal) – A Casa do Cravo
Bruno Gabirro (Portugal) – 3 Miniaturas (mar, per piano, sobre a brevidade)
Luigi Nono (Italy) – …sofferte onde serene…
Mrika Sefa é mais uma pianista de exceção nesta maratona dedicada ao piano, detentora de grande virtuosismo e fortemente comprometida com a nova música, colaborando em vários ensembles e projetos de música contemporânea e experimental. Neste concerto, o terceiro da Maratona de Piano do World New Music Days 2025, toca obras recentes de Bruno Gabirro, Carlos Marecos e Silvia Borzelli, para além de uma peça de 1976 de Luigi Nono, …sofferte onde serene…, para piano e eletrónica, nascida da colaboração do compositor italiano com o pianista Maurizio Pollini.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2
Programas
World New Music Days 2025 – Diário de Bordo
De 26 de maio a 06 junho 2025
De 2ª a 6ª feira | 15h00

World New Music Days 2025 – Diário de Bordo
SABER MAISConversas e Entrevistas acerca do WNMD 2025
