26 Dezembro | 21h00
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação da Radiodifusão da Islândia
no Auditório Harpa, Reiquiavique,
a 28 de novembro de 2021
Bach | Oratória de Natal
Herdís Anna Jónasdóttir, soprano
Alex Potter, contratenor
Benjamin Glaubitz, tenor
Jóhann Kristinsson, baixo-barítono
Coro Motete de Hallgrímskirkja
Orquestra Internacional Barroca
Direção de Hörour Áskelsson
Programa
Johann Sebastian Bach – Oratória de Natal, BWV 248
Cantatas 1, 2, 3 e 4
Um concerto festivo com o venerado Oratório de Natal de Bach para celebrar o início da 40ª temporada do Motet Choir e The Reykjavik Friends of the Arts Society.
O Coro Moteto de Hallgrímskirkja, fundado em 1982, é um dos principais coros da Islândia. O seu vasto e diversificado repertório inclui uma série de oratórios, paixões e requiems, bem como música sacra a cappella de várias épocas. O coro também estreou muitas composições islandesas.
O coro tem viajado muito, apresentando-se nalgumas das catedrais mais proeminentes da Europa e em vários festivais.
O Coro Motete gravou e lançou vários CDs que alcançaram aclamação internacional, e ganhou prémios em Festivais de Coros, incluindo o Grand Prix no Festival Cancó Mediterrània em Espanha em 2014.
A Orquestra Barroca Internacional de Reiquiavique é composta por alguns dos melhores músicos do mundo, a maioria tendo estudado no Conservatório Real de Haia, uma das principais academias de interpretação barroca. Os seus membros são músicos muito procurados na Europa, apresentando-se regularmente com alguns dos principais agrupamentos e orquestras do mundo sob a batuta de aclamados diretores. Nestes incluem-se o Ricercar Consort, Les Arts Florissants, Amsterdam Baroque Orchestra, Bach Collegium Japan, Concerto Copenhagen, Orchestra of the Age of Enlightenment, Gabrieli Consort & Players, Collegium Vocale Gent, Capriccio Stravagante e Orchestre des Champs-Elysées, e maestros como Philippe Pierlot, William Christie, Masaaki Suzuki, Skip Sempé e Philippe Herreweghe.
Hörður Áskelsson foi o principal organista e cantor em Hallgrímskirkja de junho de 1982 a junho de 2021. No ano de 1982, fundou o Motet Choir de Hallgrímskirkja e foi o promotor da fundação dos Friends of the Arts Society of Hallgrímskirkja – atualmente Reykjavík Friends of the Arts Society.
Em 1996, Áskelsson fundou o coro de câmara Schola Cantorum, que já se tornou um dos coros mais respeitados da Islândia.
Hörður Áskelsson já dirigiu muitos oratórios, muitas vezes com a Orquestra Sinfónica da Islândia, e estreou várias composições islandesas. Com os seus coros, ele participou em vários festivais de música e competições internacionais, obtendo prémios.
Recebeu diversos prémios, incluindo o Prémio de Música da Islândia em 2002 e a honorífica Cruz de Cavaleiro da Ordem do Falcão da Islândia em 2004.