Ciclo de Música MIMA
Música escrita por mulheres, tocada por todos
6 maio | 19h00
Auditório Carlos Paredes
Benfica, Lisboa
Duo Aquaris
Vanessa Yan, soprano
Maria Correia, cordas dedilhadas: arquialaúde e guitarra clássica
Programa
Uma viagem do Barroco ao Romantismo
Francesca Caccini (1587-1640) – Ch’amor sia nudo
Lucrezia Orsina Vizzana (1590-1662) – Ave stella matutina
Barbara Strozzi (1619-1677)
– Non c’è più fede
– Miei pensieri
– Che si può fare
Pauline Duchambge (1776-1858) – La veille de la prise de Grenade
Loïsa Puget (1810-1889) – Le Lys dans la vallée
Fanny Mendelssohn-Hensel (1805-1847)
– Zoraide *
– Unique objet de ma tendresse *
– Chanson des bergères *
Heitor Villa Lobos (1887-1959) – sobre texto de Ruth Valadares Corrêa (1904-1963) – Bachianas Brasileiras nº 5 – I. Aria (Cantilena)
* Peça original para canto e piano. Adaptação para soprano e guitarra realizada pelo Duo Aquaris.
O Duo Aquaris apresenta um programa composto por obras para voz e acompanhamento instrumental da autoria de 6 compositoras europeias: Francesca Caccini, Lucrezia Orsina Vizzana e Barbara Strozzi (Itália barroca); Pauline Duchambge e Loïsa Puget (França clássico-romântica); Fanny Mendelssohn-Hensel (Alemanha romântica), em adaptação para canto e guitarra. Para concluir, uma obra de Heitor Villa-Lobos sobre texto de Ruth Valadares Corrêa.
[A escolha do repertório contou com o apoio da musicóloga Inês Thomas Almeida.]
Transmissão direta
Apresentação: Paula Castelar
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Vanessa Yan | Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais em Canto com Maria Cristina de Castro, com aulas particulares e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Mais tarde, prosseguiu o Curso de Música na Academia de Amadores de Música, terminando o 8º grau em Canto na classe de Margarida Marecos com a classificação máxima de 20 valores (2023).
Durante o seu percurso musical, fez parte e colaborou com vários agrupamentos, destacando-se o Coro e o Ensemble Vocal da Universidade de Lisboa, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, o Coro de Câmara de Lisboa, o Coro de Câmara e o Estúdio de Ópera da Academia de Amadores de Música, o Coro Ricercare, o Ensemble do Sintra Estúdio de Ópera, o Octeto Anima Voces (do qual é fundadora), o Coro Appassionato e como cantora profissional da Schola Cantorum de Santarém.
Atualmente apresenta-se regularmente com o Coro de Câmara Lisboa Cantat (maestro Jorge Alves) e o Ensemble Corteto (maestrina Alexandra Neves Fortes) e é cofundadora do Duo Aquaris, fundado em 2024 em conjunto com a guitarrista e alaudista Maria Correia, tendo-se já apresentado em várias salas de Lisboa, como o apoio da Lisboa Cultura, Câmara Municipal de Lisboa e Direção Geral das Artes.
Maria Correia | Iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade, em Azambuja, tendo ingressado posteriormente no Conservatório Regional Silva Marques (Alhandra), na classe de Vasco Abranches. Concluiu a Licenciatura em Música (Guitarra Clássica) no ISEIT – Instituto Piaget de Almada, em 2010, como aluna de Dejan Ivanovic e Ricardo Barceló. No âmbito da Música Antiga, desenvolve uma aprendizagem independente, sob a orientação de Rafael Bonavita, com quem estuda baixo contínuo, arquialaúde, guitarra barroca e tiorba. Frequentou aulas de técnica vocal com Orlanda Velez Isidro. Foi também aluna de António Carrilho (música de conjunto), apresentando-se em palco com diversos agrupamentos de câmara, a solo e em orquestra barroca. Participou ativamente em cursos de aperfeiçoamento musical, workshops e aulas privadas com músicos de renome internacional.
Em 2015 apresentou-se, como solista, na cidade catalã de Lleida e obteve o 3º prémio da categoria de Música Barroca na 29ª edição do Prémio Jovens Músicos. Colaborou na gravação do CD Scarlatti Sonatas & Fandango, com o cravista Cristiano Holtz.
Enquanto docente de Guitarra Clássica, iniciou a sua atividade pedagógica em 2008; foi professora e coordenadora artística e pedagógica, na Escola de Música Duarte Costa (Lisboa), entre 2017 e 2024. Atualmente, desenvolve a sua atividade através do ensino e projetos artísticos variados, dos quais se destaca o Duo Aquaris (com a soprano Vanessa Yan).
O Ciclo de Música MIMA (Museu Internacional da Mulher, Associação), estreou na Antena 2, a 2 de Janeiro de 2024.
O Ciclo MIMA acontece todas as primeiras terças-feiras de cada mês do primeiro semestre, sempre com música assinada no feminino.
O Ciclo MIMA é uma parceria entre o MIMA, o Teatro Turim, a Junta de Freguesia de Benfica e a Antena 2.