14 Agosto | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Pedro Ramos
Gravação pela BBC
no Royal Festival Hall, em Londres,
a 27 de Setembro de 2019
Julia Fischer
Julia Fischer, violino
Orquestra Filarmónica de Londres
Direção de Vladimir Jurowski
Programa
Oliver Knussen – Scriabin settings para orquestra de câmara
Benjamin Britten – Concerto para violino e orquestra, Op.15
Pyotr Ilyich Tchaikovsky – Sinfonia nº 6 em Si menor, Op.74 (“Patética”)
Neste que foi o primeiro concerto da temporada 2019/20, da Orquestra Filarmónica de Londres com o seu Maestro Principal, foram apresentadas músicas de Tchaikovsky, Britten e Oliver Knussen, um programa de música russa e inglesa, começando com um híbrido inglês-russo: música do falecido Oliver Knussen, inspirado em Scriabin.
Um programa que olha para o futuro e para o passado, prestando homenagem a um grande amigo da Orquestra, o falecido Oliver Knussen, e explorando uma das mais poderosas obras-primas da música britânica do século XX.
A violinista Julia Fischer junta-se à orquestra para uma das mais poderosas obras orquestrais de Britten, seu Concerto para Violino, escrito em 1938-9, logo após o compositor ter sido profundamente afetado pela estreia do Concerto para Violino de Berg e pela eclosão da Guerra Civil Espanhola.
A encerrar, a sinfonia final autobiográfica de Tchaikovsky, Patética, o epítome da música romântica russa e súmula de um século de música russa, estreada pelo compositor apenas nove dias antes da sua morte, e que ainda constitui uma das experiências emocionais mais intransigentes da sala de concertos clássica.
Mais sobre este concerto, aqui.