Ciclo de Música MIMA
Música escrita por mulheres, tocada por todos
2 abril | 19h00
Teatro Turim,
Benfica, Lisboa
Margarida Prates
Recital Piano Solo
Programa
Josephine Auernhammer – Variações sobre o tema Papageno da ópera de W. A.Mozart
Amy Beach – Barcarola
Clara Schumann – 3 Romances op. 21
Mélanie Bonis – Mulheres lendárias
– Desdémona op. 101
– Mélisande op. 109
Anne Victorino d’Almeida – Quando a Primavera vier
AD Brinita [pseud. de Maria Amélia d’Oliveira Ferraz Bravo] – Uma lágrima
Chiquinha Gonzaga – Viva o Carnaval
Transmissão direta
Apresentação: Paula Castelar
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein
Margarida Prates | Nasceu em Lisboa, cidade onde vive e trabalha.
Após obter a licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa seguiu para Itália para trabalhar com o pianista Fausto Zadra, frequentando durante 5 anos as suas masterclasses na Scuola Internazionale di Pianoforte, em Roma.
Mais tarde ingressou na Academia de Música Aquiles Delle Vigne onde teve a oportunidade de estudar com o Mestre Aquiles Delle Vigne e onde obteve o diploma de performance “Diploma de Artista”.
Como concertista gosta de tocar a solo, mas também de explorar a música de conjunto, apresentando-se regularmente em concertos de música de câmara, com instrumentistas variados, de cordas e de sopros.
O seu reportório de eleição é sobretudo o dos períodos clássico e romântico, mas também tem tido oportunidade de contactar de perto com a música contemporânea, estreando obras de autores ainda vivos.
O compositor português Sérgio Azevedo dedicou-lhe a si e à flautista Sofia Silva uma obra que escreveu em 2017.
Estas experiências de contacto pessoal e íntimo com os próprios compositores tem sido extremamente importante para o seu crescimento enquanto artista.
Tem tido também a oportunidade de trabalhar com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, experiência que lhe tem proporcionado um conhecimento profundo do reportório sinfónico, como instrumentista de orquestra.
Já pisou os palcos nacionais e estrangeiros, tendo tocado em Espanha, França, Luxemburgo e Alemanha e Guatemala.
Paralelamente à sua atividade concertística, Margarida Prates interessa-se pela área da investigação musicológica, o que a levou a ser convidada pela RTP/Antena2, a realizar programas radiofónicos dedicados a diferentes temas, como A história do teclado (2008), O feminismo na música (2009), António Fragoso e os seus contemporâneos (2012), António Fragoso, biografia musical (2018), O imaginário infantil na História da Música (2022).
Fotos Jorge Carmona / Antena 2
O Ciclo de Música MIMA (Museu Internacional da Mulher, Associação), estreia na Antena 2, dia 2 de Janeiro de 2024.
O Ciclo MIMA acontece todas as primeiras terças-feiras de cada mês do primeiro semestre de 2024, sempre com música assinada no feminino.
O Ciclo MIMA é uma parceria entre o MIMA, o Teatro Turim, a Junta de Freguesia de Benfica e a Antena 2.